Os anos 80, para os jogos, foram um marco especial. E essa época, marcante por ser o começo da era dos consoles, também tem uma descrição sonora possível: A trilha sonora dos jogos era muito característica, e, como os processadores da época não seriam capazes de reproduzir uma música no formato original, por exemplo, a solução encontrada era de simplificar as músicas, colocando-as numa frequência reproduzível pelos processadores de 8-bits.
Como esses sons eram feitos sintetizados pelo computador, ou o videogame, em tempo real, nasceram assim as Chiptunes. Muitas músicas acabaram sendo eternizadas pelo formato, como a música tema de Super Mario, por exemplo, e na lista de hoje, vamos fazer algo um pouco diferente do que vimos por aqui: Uma seleção de músicas atuais (ou nem tanto assim), que receberam adaptações em chiptunes, e ficaram tão boas quanto suas versões originais, senão melhores. Então, aumentem o som e aproveitem:
Wrecking Ball – Miley Cyrus:
Wrecking Ball, pra mim, foi uma música não tão ruim que tomou proporções extremamente negativas depois do lançamento de seu videoclipe. Não que eu tivesse gostado da música antes do clipe, mas digamos que a bizarrice da ex-Hannah Montana lambendo uma marreta, entre outras coisas, não ajudaram muito a situação. Mas o impressionante é: A versão em 8-bits da música, feita pelo Vinheteiro, ficou incrivelmente boa.
Time is Running Out- Muse:
Como alguns sabem, Muse está entre as minhas bandas preferidas desde quando eu tive a oportunidade de conhecer – Muito obrigado Guitar Hero 3 – e a mistura de elementos da música eletrônica com a guitarra e todos os outros elementos da banda são um prato cheio para versões em 8-bits, e que poderia inclusive figurar na trilha sonora de jogos do formato dessa época.
Uma simples pesquisa no Youtube revela vários vídeos com músicas da banda adaptadas para o estilo, e o destaque vai para o trabalho do youtuber Florio003, em especial para essa música.
Dark Eternal Night – Dream Theater:
http://youtu.be/RfAz35yhn7UO Dream Theater sempre foi uma banda, além de muito boa, com um ótimo senso de humor, e com uma relação próxima com os jogos, tendo membros da banda sendo chamados para aquele antigo programa Game With Fame, da Xbox Live. Durante uma turnê, eles resolveram fazer algo diferente, misturando uma de suas músicas com o tema de Super Mario, e uma paródia do jogo com alguns integrantes da banda. Não só o vídeo ficou hilário, como a música está sensacional.
Smooth Criminal – Michael Jackson:
Pessoalmente, essa é minha música preferida do eterno Rei do Pop, mas a versão de 8-bits consegue ser até melhor do que a versão original.
Comments are closed.