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3 jogos caros que não tiveram uma boa recepção

Na hora de fazer um jogo, caro leitor, cada centavo conta, e assim é que as coisas funcionam em tudo no meio corporativo. Cada centavo é contado como custo de produção TUDO MESMO!

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As horas de trabalho dos funcionários envolvidos, os softwares utilizados, cada gota de café consumido, todos rolos de papel higiênico gastos, os custos com marketing e propaganda, e também todas as pesquisas de recepção de mercao. Isso tudo faz o montante do custo final de um jogo, e isso as vezes sai bem caro, e como nem toda empresa é Rockstar, e nem todo jogo é GTA V, estas empresas estão sujeitas a grandes quedas, assim como qualquer outra de qualquer outro ramo, que vende qualquer outro tipo de produto.

Juntamos algumas das maiores falhas de produção da história do mundo dos games, e vamos mostrar agora pra vocês o enorme prejuízo que elas tiveram.

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Boa leitura!

3. Beyond: Two Souls

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Valor estimado de produção: $27.000.000,00

Sim, podemos acreditar que boa parte dessa dinheirama toda foi para o cachê de Willem Dafoe, e o restante foi para Ellen Page e a produção do jogo.

Utilizando captação faciais e de movientação, além de ostentar lindos gráficos e atuações de premiados atores (o que leva a receita do jogo pras alturas), o jogo conta a complexa história de uma garotinha que tem um fantasma como bicho de estimação e lá pras tantas é alugada pelo FBI para desvendar casos.

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O jogo é bom, é bem feito, traz rostos famosos pro mundo dos games, traz um cooperativo interessante e uma boa história, porém, além da jogabilidade não agradar tanto assim os jogadores, o jogo não é nada mais que mais um blockbuster caro no meio de uma fileira de jogos mais simples, com orçamentos mais baixos, porém que divertem muito mais. A sacada de mixar cinema e jogos sempre foi uma boa ação, mas não significa que graaaandes atores estando lá, que vai vender mais e que isso justifica o custo de produção.

No fim das contas, o jogo merece sim ser jogado. A experiência é válida e a produção também, mas o título ficou ali, como mais um título de locadora enfileirado entre tantos outros que podem ser até mesmo mais divertidos.

2. Enter the Matrix

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Valor estimado de produção: $30.000.000,00

Em 1999 os irmãos Wachowski mostraram ao mundo a revolução dos efeitos especiais e trouxeram um dos melhores filmes de ação de todos os tempos para os fãs do cinema e do gênero, e é claro que se era possível fazer aquilo com um filme, porquê não com um jogo?

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Pelos anos seguintes, os fãs de vídeo game ficaram ansiosos esperando por alguma notícia de uma game baseado no filme, ainda mais depois do mundo ver o bullet time de Max Payne, em 2002. E então finalmente o jogo foi anunciado para 2003, porém, os produtores tentaram fazer algo extremamente inovador para a época.

Ao produzir o game, a Shiny Entertaiment – responsável pelo projeto – lançou o jogo simultaneamente com o segundo filme da série, Matrix Reloaded, como um spinf off que rolava entre o filme para esclarecer muitos pontos do universo da franquia, porém o que os jogadores esperavam era parar balas, voar e descer o cacete no agente Smith usando golpes de 1245034 artes marciais diferentes. Além disso tudo, a movimentação dos ataques eram lentos e desconexos.

Algum tempo depois os fãs da série foram agraciados com Matrix: Patch of Neo que recompensou bastante a falta de jogo com o principal personagem do filme.

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1. L.A. noire

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Valor estimado de produção: $50.000.000,00

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Me dói bastante ter que escrever sobre este título bem aqui nesta lista, mas infelizmente é a triste verdade.

Vocês já jogaram? Já prestaram atenção na riqueza de detalhes nas expressões faciais dos personagens? É um jogo sobre observação, intuição e principalmente leitura de expressões faciais e corporais, afinal, você é um detetive, e tem que pegar as mentiras ali, no cara-a-cara, como um grande jogo de Poker.

Ambientado em uma sombria Los Angeles dos anos 40, o jogo contou com atuações dignas de premiação dos envolvidos, para trazer aos personagens a vividez facial quando falam a verdade, mentem ou são irônicos.

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Poxa, o jogo é excelente e garante centenas de horas de dedicação e inglês para termina-lo, porém quando um SandBox vem da Rockstar, nós sempre esperamos algo com muita ação, muito tiroteiro e qualquer outra coisa “GTA Like”. Até mesmo a mecânica era muito diferente, ela era justificavelmente mais dura, afinal o lance do jogo não era a movimentação propriamente dita, e sim mais a realidade, e isso funcionou para quem queria algo dessa forma, como eu. Porém não era o que muitos esperavam, e o jogo não foi aquilo tudo quanto o mundo achou (pra mim foi).

Ainda assim, se você quer participar de um jogo a la “China Town” de Polanski, e manja bem do inglês, vai por mim, a experiência será única!

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E assim encerramos nossa digníssima lista de rombos comerciais de empresas dos games. Se tem alguma opinião, ou sabe de mais histórias da industria, não deixe de comentar abaixo.

Até a proxima!

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