Mega Man foi sem dúvida, uma das maiores franquias já lançadas até hoje. Lembro que eu conheci o azulão através do desenho que passava no SBT e só depois de muito tempo tive acesso ao jogo do SNES – é que eu morava em cidade pequena, interior de Santa Catarina, então imagine só o tempo que demorou pra que eu pudesse ver o jogo pela primeira vez -.
Até hoje eu ainda não consegui terminar todos os jogos da série, mas esse é um dos desafios que pretendo vencer antes dos 30 se possível. Sendo assim, existem muitas coisas que ainda não sabia do jogo e confesso que algumas dessas onze listadas aqui em baixo me chamaram bastante a atenção. Vamos à elas.
1 – Em Mega Man 2, Metal Man era fraco contra sua própria arma.
2 – Ao contrário do que muitos pensam, o jogo Mega Man & Bass foi lançado para SNES e para Wondersman antes de chegar a outro portátil da Nintendo, o Game Boy Advance.
3 – Os nomes de todos os “chefões” de Mega Man X5 faziam referencia aos músicos do Guns n’ Roses. Isso aconteceu devido uma trollada do tradutor, já que este não tinha filiação oficial com a Capcom e decidiu dar uma inovada. A versão japonesa do game contem nomes mais tradicionais e formatados no estilo da série.
4 – Renato Russo já perguntava naquela música, Pais e Filhos: “Me diz, por que que o Mega Man é azul?” Eu respondo. A cor foi escolhida devido as limitações da paleta de cores do NES, já que o console possuía mais variações de azul do que qualquer outra cor. Isso permitiu que a capcom trabalhasse mais detalhadamente em cima do sprite do Mega Man, o que provavelmente contribuiu para o sucesso do jogo.
5 – Por mais incrível que possa parecer, Zero foi desenhado para ser o personagem principal de Mega Man X, entretanto, isso foi alterado quando a Capcom percebeu que ele era um pouco diferente do que os fãs estavam acostumados.
6 – Mega Man foi originalmente concebido para ser um jogo baseado em ninguem menos do que o Astro Boy. O problema foi que a Capcom acabou trocando os pés pelas mãos e perdeu a licença para lançar algo baseado no anime. Graças a isso, tudo foi remodelado e deu no que deu.
7 – Durante seu desenvolvimento, o primeiro jogo do azulão deveria chamar-se Super Mega Man X, e no projeto original o game teria a função de save ao invés dos famigerados passwords.
8 – O jogo lançado pra PSP deveria ser na verdade o Mega Man X9, mas devido a falta de sucesso das sequencias anteriores na época, a Capcom resolveu lançar uma nova versão do primeiro jogo.
9 – Essa é interessante. O nome da série em japonês – Rockman – é uma clara referência ao estilo musical, assim como Bass, Blues e Roll, mas alem disso, também seria referência àquele jogo “Rock, Paper, Scissors”, pois todos os robos do Dr. Willy eram mais efetivos em relação ao outro, dependendo do tipo de poder que lhe havia sido atribuído.
10 – O golpe que Mega Man solta em X4, Magma Dragoon’s move, é baseado nos personagens Ken e Ryu de Street Fighter. Isso sem falar também do Hadoken em X1, do Shoryuken em X2 e do shoto style que Zero usava em X8 .
11 – Mega Man X5 era pra ser o último jogo a contar com o Zero, mas, devido ao sucesso enorme do personagem com os fans, a Capcom decidiu traze-lo de volta nas sequências. Só nessa brincadeira toda, Zero já tinha morrido 3 vezes, coitado.
Comments are closed.