A Ubisoft está se preparando para o lançamento de mais um capítulo na crescente franquia Assassin’s Creed. O mais novo jogo, intitulado Assassin’s Creed: Shadows, se passa no Japão. Embora o lançamento ainda esteja a meses de distância, o jogo já conseguiu se envolver em diversas controvérsias.
Elas são Iguais?
Uma postagem no X aponta como a espada de Yasuke se parece exatamente com a Sandai Kitetsu de Zoro. Para quem não sabe, essa espada foi dada a Zoro em Loguetown e serviu em muitas batalhas. Em outras imagens, os fãs podem ver as semelhanças impressionantes entre as duas espadas. Para reforçar a evidência, até mesmo os dois katana kake (suportes) parecem iguais. Além disso, parece que a Ubisoft copiou as inscrições nos dois suportes, o que torna a situação ainda pior.
Com todas as provas reunidas, parece que a Ubisoft não seguiu um caminho de originalidade. Em vez disso, o estúdio decidiu copiar algo de uma das séries de mangá mais famosas do mundo. O curioso é que os fãs de One Piece encararam isso com bom humor. Eles acreditam que é um testemunho de quão influente a série realmente é. Alguns fãs apontaram que teriam preferido que a Ubisoft tivesse dado crédito a One Piece e a Eiichiro Oda pela inspiração no design.
One Piece Como Uma Franquia
Esta não é a primeira vez que One Piece inspira outros meios. Atualmente, One Piece é o mangá mais vendido de todos os tempos, e esse número continuará a aumentar nos próximos anos. O mangá já recebeu uma adaptação em anime, e uma segunda está a caminho. A Toei trabalha no anime original, enquanto o Wit Studio está produzindo o remake. Além das adaptações em anime, One Piece também recebeu uma adaptação em live-action, que foi amplamente bem-sucedida. Devido à sua recepção imensa, foi renovada para uma segunda e terceira temporadas. A série também recebeu inúmeras adaptações cinematográficas, sendo a maioria delas adoradas pelo público.
Dado que é uma franquia tão massiva, é natural que outros se inspirem na série e em seu autor. Muitos autores expressaram abertamente sua admiração por One Piece. Em alguns casos, One Piece foi mencionado em outras séries de mangá e anime, provando mais uma vez que está em uma liga própria.
As Controvérsias Associadas a Assassin’s Creed Shadows
Como mencionado anteriormente, Assassin’s Creed: Shadows tem sido constantemente alvo de críticas nas redes sociais. Desde o anúncio do jogo, as pessoas têm apontado as coisas mais triviais. Um dos principais pontos de crítica tem sido a falta de precisão histórica do jogo. Algumas pessoas podem cair nesse engano, mas os jogos Assassin’s Creed nunca foram conhecidos por serem historicamente precisos. A Ubisoft sempre aplicou reviravoltas nas histórias do passado para torná-las mais interessantes. Nos jogos anteriores, os jogadores tiveram que lutar contra deuses, o que está longe de ser realista e preciso.
Outra reclamação dos fãs tem sido a falta de um protagonista japonês. Mas a Ubisoft já adicionou Naoe, uma shinobi feminina de ascendência japonesa. Portanto, Yasuke ser o outro protagonista não deveria importar tanto. Pelos trailers, parece que o jogo permitirá que os jogadores escolham qual protagonista querem usar em uma missão. Cada protagonista tem um estilo diferente. Yasuke luta como um samurai, enquanto Naoe é uma shinobi cujo modus operandi é a furtividade.
One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, e da tripulação deles, os Piratas do Chapéu de Palha.
Ao todo, o anime conta com mais de 1000 capítulos, e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.
De longe, uma das melhores características deste anime são as Sagas de One Piece, que constantemente puxam elementos introduzidos centenas de capítulos para trás e mostram como essa é uma história ambiciosa e bem pensada.
Atualmente, o anime está partindo para o arco de Egghead, após a conclusão de Wano e Luffy finalmente tornar-se um dos quatro Yonkou após vencer Kaidou em um combate épico.
A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português ou na Netflix com as primeiras grandes sagas dubladas.