Uma das características mais fascinantes da franquia Dragon Ball é o quanto muitos de seus personagens se esforçam para alcançar novos níveis de poder. Seguindo personagens como Goku, Vegeta, Gohan e Piccolo, o elenco de Saiyajins e Z-Fighters não mede esforços para treinar e se tornar mais poderoso que sua forma anterior. Seja uma nova ameaça iminente ou simplesmente pelo amor ao desafio, os lutadores principais de Dragon Ball sempre encontram uma desculpa para treinar suas mentes e corpos. Pode-se argumentar que a determinação do falecido Akira Toriyama em retratar regimens de treinamento grandiosos inspirou muitos jovens a adotarem uma vida de treinamento físico.
Enquanto os heróis de Dragon Ball ficam mais fortes apenas treinando, fazendo flexões, abdominais e bebendo muito suco, há uma maneira alternativa de ficar mais forte em um tempo menor. A Câmara do Tempo Hiperbólica é uma área localizada no Templo de Kami e tem sido usada repetidamente para aumentar rapidamente o poder de qualquer um que esteja disposto a entrar em seu domínio. Toriyama precisava encontrar uma maneira de fortalecer seus personagens sem prolongar a história por muito tempo, e a Câmara do Tempo Hiperbólica foi a solução perfeita. Ela vem com um conjunto específico de regras e apenas algumas pessoas entraram nela. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a famosa Câmara do Tempo Hiperbólica.
A Introdução da Câmara do Tempo Hiperbólica
A primeira aparição da Câmara do Tempo Hiperbólica ocorreu durante a série original de Dragon Ball, embora a representação física não tenha sido vista na tela. Para se fortalecer antes de sua luta contra Piccolo no 23º Torneio de Artes Marciais, Goku visitou o Templo de Kami em busca de um treinamento necessário. Entrando na Câmara do Tempo Hiperbólica, Goku treinou com Kami por um mês e cresceu em altura e nível de poder, graças à atmosfera da Câmara do Tempo Hiperbólica. O evoluído Goku então entrou no Torneio de Artes Marciais e derrotou Piccolo na final, com Ten Shin Han, Hero e Kami terminando como semifinalistas.
Com a história de Dragon Ball Z, a Câmara do Tempo Hiperbólica não entrou em cena até a Saga Cell, quando ficou evidente para o grupo de protagonistas que eles não eram fortes o suficiente para competir com o Cell Perfeito. Desta vez, a Câmara do Tempo Hiperbólica foi destaque, mostrando os detalhes da câmara e explicando suas regras e os efeitos que ela pode ter nos corpos dos lutadores. As consequências no mundo real foram consideradas na época, enquanto os prós e contras eram ponderados por aqueles que entravam na câmara, resultando em seu treinamento prolongado e resultados impressionantes.
Desde sua introdução, a Câmara do Tempo Hiperbólica tem tido menos destaque na série. Considerada um plano de backup para quando Goku, Vegeta e os outros lutadores estão em necessidade urgente de um aumento significativo de poder, a Câmara do Tempo Hiperbólica tornou-se uma ideia secundária. Embora ainda seja considerada altamente poderosa e eficaz, os lutadores que a usaram uma vez ascenderam a níveis além de sua compreensão, graças em parte à ajuda de Whis e Beerus, um anjo e o Deus da Destruição, respectivamente.
Como Funciona a Câmara do Tempo Hiperbólica
Antes de qualquer um que deseje usar a Câmara do Tempo Hiperbólica, é necessário estar ciente de sua natureza complexa e regras. A Câmara do Tempo Hiperbólica é uma dimensão fora do Universo 7 que é acessível através de várias portas espalhadas pelo universo. Além disso, há muitas variações da Câmara do Tempo Hiperbólica que podem ser usadas, como a entrada da Patrulha Galáctica, a porta que Freeza usa para alcançar sua nova forma e a entrada “falsa”, projetada pela Raça do Reino dos Demônios. Vale notar que cada entrada para a Câmara do Tempo Hiperbólica vem com seu próprio conjunto de regras e restrições.
Para a entrada no Templo de Kami, a Câmara do Tempo Hiperbólica tem algumas regras a serem consideradas antes de entrar. Uma dessas regras é a diferença de tempo entre os dias passados na câmara em comparação ao tempo no mundo exterior. Para cada dia que passa no mundo real, os lutadores passam um ano dentro da Câmara do Tempo Hiperbólica, o que ajuda a explicar por que os lutadores estão tão ansiosos para usá-la. Comparando com a primeira vez de Goku dentro da Câmara do Tempo Hiperbólica, seu mês de treinamento dentro dela equivaleu a apenas duas horas no mundo exterior. Isso permitiu que Goku crescesse exponencialmente em um curto período, permitindo-lhe chegar à sua luta final no Torneio de Artes Marciais contra Piccolo.
Outra regra importante é que os lutadores devem ter cuidado com seu treinamento. Destruir qualquer coisa, incluindo a porta da Câmara do Tempo Hiperbólica, resultará na perda de acesso à saída. Isso significa que qualquer um dentro no momento da destruição ficará preso na Câmara do Tempo Hiperbólica por um período prolongado, possivelmente para sempre. A Câmara do Tempo Hiperbólica do Universo 7 também é configurada com uma gravidade dez vezes maior que a da Terra, a mesma de Planeta Vegeta, e a atmosfera dentro da câmara é também um quarto da espessura da atmosfera terrestre. Quanto mais fundo o lutador vai na câmara, mais a temperatura dentro dela flutua.
Quem Usou a Câmara do Tempo Hiperbólica
Em termos da Câmara do Tempo Hiperbólica da Terra, nove personagens diferentes entraram em momentos diferentes. Como mencionado anteriormente, Goku foi o primeiro a aparecer dentro da Câmara do Tempo Hiperbólica durante a série original de Dragon Ball para se preparar para sua luta contra Piccolo. Goku entrou na Câmara do Tempo Hiperbólica um total de três vezes, enquanto visitou a Câmara Espacial e a Câmara Falsa uma vez cada. Vegeta fez cinco viagens dentro da Câmara da Terra e uma rodada dentro da Câmara Falsa. Na adaptação do anime, cinco das seis viagens de Vegeta foram mostradas, enquanto apenas três das cinco viagens de Goku foram adaptadas.
Gohan entrou na Câmara da Terra apenas uma vez junto com seu pai para treinar para a luta com o Cell Perfeito. Foi neste cenário que Gohan alcançou sua forma de Super Saiyajin, também aprendendo a controlá-la adequadamente e viver a vida enquanto permanecia transformado. Tanto Piccolo quanto Trunks do Futuro passaram duas rodadas dentro da Câmara da Terra, ambos treinando para a Saga do Cell Imperfeito. A segunda viagem de Piccolo à câmara foi para ajudar Goten e Trunks a aprender a Dança da Fusão. Este momento levou Trunks e Goten a se fundirem no amado Gotenks, que alcançou sua nova forma para combater o terror do Super Buu.
Até hoje, apenas dois vilões entraram em uma das câmaras disponíveis. Super Buu conseguiu infiltrar-se na Câmara da Terra enquanto Piccolo, Goten e Trunks estavam treinando, e ficou preso dentro dela uma vez que Piccolo destruiu a entrada, para evitar que Super Buu escapasse. Isso foi contornado graças à habilidade de Super Buu de rasgar um buraco no tempo, escapando por pouco ao transformar seu corpo em uma corda. Freeza é o outro vilão a experimentar a câmara, treinando dentro da Câmara Espacial e realizando sua forma Black Freeza, que era poderosa o suficiente para derrotar Goku e Vegeta em plena potência.
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.
Atualmente, o mangá de Dragon Ball Super está adaptando o filme Dragon Ball Super: Super Hero, onde Gohan e Piccolo assumem o protagonismo e deixam Goku e Vegeta treinando após estes terem sido derrotados por Black Freeza.
Você pode acompanhar o anime de Dragon Ball Super na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.