As fusões são alguns dos personagens mais poderosos de toda a série Dragon Ball. Isso ocorre porque elas não apenas multiplicam a força de dois personagens, mas também fornecem um impulso adicional, garantindo que a fusão subsequente seja muito mais forte do que qualquer um dos componentes originais. Embora Goku e Vegeta sejam frequentemente os protagonistas das fusões mais notáveis da série, Goten e Trunks formaram o Gotenks, um dos favoritos dos fãs.
Gotenks fez sua estreia na Saga Buu de Dragon Ball, a mesma saga que introduziu o conceito de fusão entre Saiyajins. Embora ele tenha feito aparições breves desde então, a Saga Buu foi onde ele mostrou todas as suas transformações pela primeira vez. Vamos dar uma olhada em cada uma dessas formas e entender por que Gotenks é um personagem tão poderoso, embora um tanto cômico.
Gotenks Gordo e Gotenks Magro
Quando a ameaça de Buu estava crescendo a cada minuto, os heróis sabiam que precisavam de algo ainda maior para lutar contra o vilão. Isso significava que Goten e Trunks tinham que se fundir usando a técnica da Dança da Fusão. No entanto, nas duas primeiras tentativas, eles erraram, causando uma fusão desastrosa, formando Gotenks Gordo e Gotenks Magro, respectivamente.
Essas versões falhas de Gotenks destacam a maior desvantagem da Dança da Fusão, pois movimentos que não estão perfeitamente sincronizados podem arruinar toda a fusão. Ambos tinham uma resistência muito baixa, já que Gotenks Gordo ficou sem fôlego após uma breve corrida, enquanto Gotenks Magro mal conseguia ficar de pé sem perder o fôlego.
Gotenks em sua Forma Base
Após as duas tentativas iniciais de fusão falharem, Goten e Trunks finalmente conseguiram realizar a Dança da Fusão corretamente, formando um brilhante flash de luz que significou o nascimento do verdadeiro Gotenks! Sua personalidade é essencialmente uma mistura de Trunks e Goten, formando um lutador incrivelmente poderoso e arrogante que não perde a oportunidade de provocar seus oponentes.
A primeira luta de Gotenks também foi um teste da força da fusão, pois ele enfrentou Buu assim que se formou, superconfiante de que sua força seria suficiente para a batalha contra o vilão. No entanto, ele foi rapidamente derrotado por Buu e salvo pelos outros Z-Fighters, recuando até que a fusão terminasse para que pudesse enfrentar o vilão novamente em sua forma de Super Saiyajin. Apesar disso, Gotenks também lutou contra Super Buu em sua forma base.
Super Saiyajin Gotenks
Após escapar da morte certa nas mãos de Majin Buu, Goten e Trunks se fundem novamente e eventualmente se transformam em Super Saiyajin, aumentando significativamente sua força em comparação à forma base, agora confiantes de que poderiam derrotar Majin Buu. Nesse período, no entanto, Majin Buu foi derrotado e absorvido por seu contraparte maligna para formar o Super Buu, um ser ainda mais forte do que ele era antes.
Depois que Super Buu entrou na Sala do Tempo, ele lutou brevemente e dominou Gotenks em sua forma base, apenas para a fusão se transformar em Super Saiyajin e dar ao vilão a luta que ele procurava. Foi nessa forma que Gotenks usou seus ataques icônicos, como o Donut Galáctico e o Ataque do Super Fantasma Kamikaze, que causaram um dano significativo ao Super Buu, que naquela altura era muito mais forte do que qualquer vilão anterior.
Super Saiyajin 3 Gotenks
Após Piccolo destruir a porta da Sala do Tempo, Super Buu ficou furioso e abriu um portal com seus gritos, permitindo que ele escapasse da dimensão. Vendo que não havia como os outros escaparem, Gotenks disse a Piccolo que ele tinha um movimento super especial que poderia ajudar e se transformou em Super Saiyajin 3, chocando Piccolo e abrindo um portal exatamente da mesma maneira que Super Buu para dar aos heróis uma saída da Sala do Tempo.
Super Saiyajin 3 Gotenks prova ser um adversário incrivelmente poderoso, humilhando Super Buu devido à sua força superior. Nessa luta, ele revela novos movimentos poderosos e bizarros, sendo o mais infame o Voleibol Ultra Buu Buu Carregado, que encapsula Super Buu dentro de uma bola de energia que Gotenks e Piccolo jogam como uma partida de vôlei, causando um dano massivo ao vilão. No entanto, a enorme quantidade de energia que essa forma consome significa que ela só pode durar 5 minutos antes de Goten e Trunks se separarem.
Gotenks, com suas várias transformações, é um exemplo claro do poder e potencial das fusões em Dragon Ball, combinando a força e as personalidades de Goten e Trunks em um lutador formidável e entretido, que sempre deixa uma marca em qualquer batalha em que se envolve.
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.
Atualmente, o mangá de Dragon Ball Super está adaptando o filme Dragon Ball Super: Super Hero, onde Gohan e Piccolo assumem o protagonismo e deixam Goku e Vegeta treinando após estes terem sido derrotados por Black Freeza.
Você pode acompanhar o anime de Dragon Ball Super na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.