Todas as transformações de Super Saiyajin de Dragon Ball

Um dos eventos mais marcantes de toda cultura pop é, com toda a certeza, a primeira transformação em Super Saiyajin de Goku em Dragon Ball Z. Tão marcante que transformações viraram (ainda mais) a marca registrada da série e das outras que viriam depois.

Mas a coisa meio que saiu de mão com o tempo. Eventualmente apareceram outras formas, Super Saiyajin 2, 3, 4, Deus, Deus Azul, Deus Rosa… É fácil fácil se perder no meio de tanto cabelo colorido.

Resolvemos então categorizá-las para você nunca mais ter dúvida sobre as transformações mais icônicas dos animes. Inclusas nessas listas estão todas as transformações canônicas e também as de Dragon Ball GT.

Super Saiyajin

Super Saiyajin

A original transformação que mudou o mundo. Esse é o primeiro nível de transformação Super Saiyajin, cujas mudanças são o aumento exponencial de força, velocidade e poder, o espetamento de cabelos — que agora ficam dourados — além da mudança da cor dos olhos.

Apareceu pela primeira vez quando Goku, irado pela morte de Kuririn, atingiu um nível de poder somente visto em lendas para derrotar o vilão Freeza.

Para atingir esse nível, o Saiyajin precisa de uma combinação de células-S, causadas por atos de gentileza e por sentir amor e amizade, e de treinamento duro. Quanto mais célula-S, mas fácil a transformação e menos treinamento ela precisa.

Essa transformação é muito emocional e geralmente amplifica as qualidades negativas do usuário, principalmente quando ela não é completamente dominada.

Goku se tornou arrogante, Vegeta abandonou seu estilo inteligente de combate para um estilo imprudente e beligerante, enquanto Gohan se tornou mais propício a sentir raiva.

Super Saiyajin Segundo Grau

Um dos problemas da forma Super Saiyajin original é que ela consume muita estamina em troca do aumento estupendo de poder. Vegeta dominou uma versão mais avançada da transformação, sendo ainda mais impressionante que a original e menos exaustiva.

Nessa transformação, os músculos ficam ainda mais inchados.

Super Saiyajin Terceiro Grau

Mesmo o modo Super Saiyajin tem suas limitações. A transformação SSJ Terceiro Grau é uma demonstração disso. Ao forçar o aumento de poder ainda na primeira forma de Super Saiyajin, o usuário é capaz de aumentar ainda mais sua força.

Essa transformação é possível após muito treinamento com a transformação em SSJC e a retirada de todas as inibições naturais. O corpo passa a utilizar 100% de suas forças e energias para o combate.

Isso é representado fisicamente com os músculos ficando imensos, assim como os cabelos ficando ainda mais volumosos.

Mas o usuário perde em velocidade, além de se cansar muito mais rápido devido a dificuldade de se locomover com músculos tão densos.

 

Super Saiyajin Poder Total

Ao dominar completamente a transformação em Super Saiyajin, o usuário consegue atingir a transformação sem depender do estresse emocional e basicamente sem nenhuma perda de estamina.

É esse estado que Goku e Gohan atingem após passar um ano na Sla do Tempo. É tão “natural” que eles até mesmo se esquecem de como “desligar” a transformação.

Todas as partes negativas da transformação são eliminadas e a energia emanada deixa de ser violenta. A expressão facial dos SSJ nessa forma é pacífica e sua aura até mesmo atrai animais selvagens.

Outra mudança, pelo menos no anime, é que os cabelos passam a ser mais platinados do que dourados.

É basicamente essa transformação que Goku e cia utilizam até hoje.

 

Super Saiyajin 2

Atingida após o domínio completo da transformação em SSJ e também após imenso trauma emocional, essa é uma forma diferente o suficiente da original para ganhar um novo nome.

Assim como a transformação original em SSJ, as primeiras utilizações do SSJ2 vem com uma amplificação de características negativas do usuário.

Gohan, por exemplo, transformou seu pacifismo em crueldade ao enfrentar um Cell que, no momento da transformação, ficou completamente obsoleto.

O poder de um SSJ2 é muito maior que o de um SSJ1, apesar de não ser uma diferença tão grande quanto o da primeira transformação.

Nessa forma, os cabelos dos Saiyajins ficam ainda mais espetados e voltam a ter uma coloração dourada.

A aura fica mais violenta, produzindo faíscas elétricas. A massa muscular se torna mais definida no corpo, mas sem aumentar de tamanho. E diferente do SSJ Terceiro Grau, a velocidade aumenta proporcionalmente à força, garantindo uma supremacia de poder.

 

Ultimate Gohan

Após treinar com a Espada Z e libertar o Velho Kaiohshin depois de quebrá-la, Gohan recebe um imenso aumento de poder depois de uma cerimônia especial.

Quanto ativa essa forma, os cabelos e olhos de Gohan não mudam de cor, mas suas características físicas se assemelham muita à transformação em SSJ2, com os cabelos arrepiados e uma mexa longa na frente do rosto.

Essa transformação, única de Gohan, é uma variação da transformação Super Saiyajin 2, sendo conhecida em um guia como Super Saiyajin 2 Tipo Gohan.

Esse estado é mais poderoso que uma transformação em SSJ 3, entretanto, e consome menos energia que uma transformação típica em SSJ.

Essa transformação também permite que Gohan aumente de poder indefinidamente, tendo alcançado os poderes semelhantes às transformações divinas em Dragon Ball Super.

 

Super Saiyajin 3

Através de um vigoroso treino no pós-vida, Goku atingiu um novo nível completamente diferente do SSJ2, com novas características físicas e de poder.

É impossível falar do SSJ3 sem falar do aumento inacreditável no comprimento e volume do cabelo, além do fato de deletar completamente as sobrancelhas do usuário.

As faíscas elétricas que apareceram em SSJ2 agora são revoltosas tempestades elétricas ao redor do usuário, enquanto a aura é ainda mais violenta.

Ao contrário de outras transformações, essa não aparenta causar nenhum efeito psicológico no usuário, mas a pele parece adquirir um brilho próprio — tanto que as roupas de Goku, inicialmente laranjas, aparentam ser douradas nessa forma.

Em termos de poder, essa transformação extrai o máximo do usuário, até mesmo poderes que o Saiyajin não tinha conhecimento. Mas é, de longe, a transformação mais exaustiva de todas.

Em níveis de comparação, essa transformação dá ao usuário quatro vezes o nível de poder de um Super Saiyajin 2.

Oozaru Dourado

 

A transformação inicial dos Saiyajins acontece quando, influenciado por ondas blutz da Lua ou de outro corpo celeste refletindo a luz do sol, eles se transformam em macacos gigantescos — Oozaru.

Essa transformação costuma aumentar o poder do usuário em dez vezes, algo que faz sentido devido ao aumento de tamanho. Essa transformação só acontece enquanto o Saiyajin possuir a cauda.

Em situações extremas, um Oozaru pode atingir o nível de Super Saiyajin. E aí que nasce o Oozaru Dourado.

Essa transformação é naturalmente muito mais poderosa que a de um SSJ3 e o aumento de força ultrapassa os 10x de uma transformação Oozaru original.

Nessa forma o Saiyajin fica completamente descontrolado, mas é capaz de ganhar novamente a consciência da própria identidade, o que é o caminho para a última transformação comum Super Saiyajin.

 

Super Saiyajin 4

Em decorrência dessa transformação ser alcançada não com um trauma emocional, mas sim após ganhar a consciência na forma de Oozaru Dourado, o Super Saiyajin 4 costuma ter uma mente calma e tranquila.

Um SSJ4 possui o mesmo poder de um Oozaru Dourado, mas com o claro benefício do  Saiyajin estar plenamente consciente dos próprios atos.

Uma das transformações mais icônicas da série, o Saiyajin adquire uma pelagem ruiva no tronco, braços e na cauda, além do cabelo ficar mais volumoso e comprido que o normal, que passa adquirir uma coloração levemente avermelhada.

O Saiyajin também fica com uma sombra vermelha ao redor dos olhos.

A aura perde os arcos elétricos, mas ficam muito quentes, ao ponto de Goku poder queimar humanos que se aproximem demais.

Outra particularidade dessa forma é que ela permite que o usuário utilize versões amplificadas de suas técnicas, como Kamehameha vezes 10 ou vezes 100. Isso além de permitir que o Saiyajin possa absorver a energia de ataques adversários.

Apesar de não ser canônico, em na saga Xenoverse, Goku SSJ4 era considerado potencialmente mais poderoso que Bills, sendo essa transformação possivelmente a mais poderosa entre as Super Saiyajin comuns.

Super Saiyajin 4 Poder Total

Ao receber o ki de outros Saiyajins para permitir a transformação em SSJ4, Goku atinge na verdade uma versão elevada e mais poderosa da transformação.

Essa forma, apesar de mais poderosa, não é natural e faz com que o usuário use seu corpo além dos limites, sendo perigoso ao ponto de colocar o Saiyajin em risco de vida.

 

Lendários Super Saiyajin

Alguns Saiyajin, geralmente um por Universo, tem um poder mutante muito acima do normal. Mesmo infantes dessa classificação tem poderes mais altos que os Saiyajins de Elite. É o caso de Broly e Kale.

Super Saiyajin Tipo A

Quando um Lendário Super Saiyajin tem seu poder inibido por algum tipo de supressor, ele é incapaz de atingir uma forma natural Super Saiyajin e fica num limbo entre sua forma normal e a transformação.

Ainda sim, Broly é mais poderoso que um Super Saiyajin 2.

Essa forma não apareceu de maneira canônica, apenas no filme original de Broly,  mas dado que todas as outras apareceram, não é difícil imaginar que ela também o é.

Super Saiyajin Tipo C / Super Saiyajin

A transformação plena em Super Saiyajin para um Saiyajin mutante. Uma diferença comum é que as cores da transformação, geralmente douradas, possuem um tom mais esverdeado.

 

Lendário Super Saiyajin / Super Saiyajin Poder Total

Uma versão única dos Saiyajin mutantes, onde o poder cresce de maneira exponencial, acompanhado por um aumento monstruoso da massa muscular e, geralmente, uma perda da consciência do lutador.

Aparecendo apenas a cada mil anos, essa transformação é estupidamente poderosa e ultrapassa facilmente o nível de um Super Saiyajin 2. É como se fosse um Super Saiyajin 2 de Terceiro Grau, mas sem a penalidade de velocidade.

Em Dragon Ball Super, Kale é capaz de superar Goku Super Saiyajin Deus nessa transformação.

 

Lendário Super Saiyajin 2

Uma forma completamente dominada da Super Saiyajin Poder Total dos Lendários Super Saiyajin, onde o usuário inicialmente atinge um novo nível de loucura mas se controla logo depois.

 

Super Saiyajin Deuses

A mistura de ki divino com o sangue Saiyajin tem consequências poderosas e, claro, resulta em transformações distintas.

Super Saiyajin Deus

Através de um ritual especial, onde o usuário recebe o ki de seis Saiyajins de bom coração, um poder literalmente divino nasce através da transformação em Super Saiyajin Deus.

Diferente de outras transformações, o usuário não tem nenhum aumento de massa muscular que reflete o aumento de poder, e o cabelo também não fica arrepiado.

Pelo contrário, o usuário fica com os cabelos avermelhados (curiosamente no mesmo tom da pelagem de uma transformação SSJ4) e com uma aparência mais fluída do que o normal.

A aura assume a forma de um violento fogo vermelho, mas sem os arcos de energia elétrica.

Uma imensa calma e tranquilidade parece tomar conta do Saiyajin, que remanesce tranquilo durante a transformação.

Essa transformação dá ao usuário ki dos deuses, o que permite o usuário a sentir o outros ki divinos, além de poder absorver e anular técnicas adversárias, paralisar inimigos e ganhar uma habilidade de cura.

Em termos de poder essa transformação é níveis de magnitude superior à transformação SSJ3. O poder da troca de golpes entre Goku SSJG e Bills, o Deus da Destruição, causou ecos na fábrica da realidade do Universo 7.

Goku e Vegeta ganharam a habilidade de atingir essa forma sem precisar do ritual, o que remove o limite de tempo e também permite que o usuário treine e diminua os efeitos negativos do consumo de energia dessa transformação.

 

Super Saiyajin Deus Super Saiyajin Blue

Essa transformação é uma mescla dos poderes de um Super Saiyajin Deus com a transformação em Super Saiyajin através de um controle basicamente perfeito de ki.

Nessa forma, o usuário corrige o problema de uso extremo de ki da transformação Super Saiyajin Deus, enquanto recebe um grande aumento de força. O ki é muito mais controlável do que o turbulento ki divino de um Super Saiyajin Deus, o que permite que a transformação seja mais equilibrada.

O ki divino avermelhado, ao ser absorvido por um mortal e expandido na forma de Super Saiyajin assume a cor ciano nos cabelos e na aura do lutador. O cabelo assume a mesma forma de um SSJ.

O problema dessa transformação é que ela exige muito poder inicial para ser atingida, o que faz com que repetidas transformações consecutivas diminuam o poder total dela. E a manutenção de energia para mantê-la durante o combate é ainda muito pesado no corpo do usuário.

Essa “falha” pode ser resolvida com a habilidade de se mover entre as transformações SSG e SSJGSSJ (ou SSJ Blue), onde Vegeta utilizava a forma divina para se mover e a forma azulada para ataques e defesas.

Super Saiyajin Deus Super Saiyajin Rosé

O mangá e o anime divergem sobre a explicação da diferença entre a transformação Rosé de Goku Black e Blue de Goku/Vegeta.

No anime, essa transformação é simplesmente o resultado da transformação em Super Saiyajin do vilão Goku Black — que era um Kaioh do Norte antes de se apossar do corpo de Goku e, portanto, já tinha um ki divino.

No mangá, essa é a versão de um Super Saiyajin Blue quando o usuário não tem um ki mortal como Goku e/ou Vegeta, mas já é um ser com status divino, como um Kaioh.

Em termos de poder, essa transformação parece ser um pouco mais poderosa que um SSJ Blue, mas isso pode ser na verdade resultado da fisiologia diferenciada de Goku Black.

Isso fez com que Goku Black fosse capaz de criar armas de energia e também não sentisse nenhum efeito colateral em sua resistência física durante a transformação.

Super Saiyajin Deus Super Saiyajin Perfeito

Ao fechar o ciclo de energia dentro de si, Goku se tornou capaz de conter e armazenar a aura de energia da transformação Super Saiyajin Blue de maneira indefinida.

Semelhante a transformação Super Saiyajin Poder Total, essa forma permite que Goku utilize os poderes da transformação sem o efeito negativo do consumo de energia.

É um Super Saiyajin Blue operando com o poder máximo sem nenhum custo.

A única diferença física é a ausência de uma aura fora do corpo de Goku.

 

Super Saiyajin Deus Super Saiyajin Evoluído

Vegeta atingiu essa transformação ao quebrar os próprios limites da transformação SSJ Blue, numa forma parecida com o Instinto Superior Presságio.

Nessa forma, Vegeta ultrapassa o poder de Goku SSJGSSJ Kaioken, se tornando a transformação Super Saiyajin mais poderosa que vimos em Dragon Ball Super (Instinto Superior não é uma transformação Super Saiyajin).

A aura de Vegeta assume uma coloração em gradiente, do azul mais claro até um azul royal, esse mesmo azul que passa a ser a cor principal dos cabelos.

O usuário também ganha um aumento de massa mascular e o cabelo fica mais arrepiado, se assemelhando a um Super Saiyajin 2.

Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.

Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.

Nesta nova fase, Goku e Vegeta estão enfrentando um inimigo milenar e poderosíssimo: Moro, o consumidor de planetas. Este novo inimigo tem como objetivo fortalecer-se e então consumir a energia de todo o universo.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.

Acesse o site por este link e então ganhe 14 dias de premium gratuitos em uma nova conta.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade