Dentro do sistema de poderes da franquia Naruto a Liberação de Yin e Yang é um conceito extremamente importante, principalmente na parte Shippuden do anime, quando os jutsus começam a ficar cada vez mais complexos.
Explicando de forma simples, a Liberação de Yin é baseada na energia espiritual, podendo criar forma a partir do nada. Já a Liberação de Yang é baseada na energia física ou vitalidade, podendo oferecer vida para essa forma.
Cada uma dessas Liberações governa um tipo de jutsu diferente, mas ainda é possível unir ambas para criar a Liberação de Yin-Yang. Hagoromo Otsutsuki, também conhecido como o Sábio dos Seis Caminhos, usou justamente a Liberação de Yin-Yang na Técnica da Criação de Todas as Coisas para criar as nove bestas com cauda.
Embora esse tipo de Liberação teoricamente seja exclusivo dos Otsutsuki, Madara e Obito Uchiha conseguiram utilizá-la depois de se tornarem o jinchuuriki do Dez-Caudas, e até o próprio Naruto também obteve essa capacidade após receber parte do poder do Hagoromo.
O principal aprimoramento que Naruto recebeu com a Liberação de Yin-Yang foi as Esferas da Busca da Verdade, que como o próprio nome indica são esferas praticamente indestrutíveis formadas de puro chakra e que podem ser manipuladas para assumirem outras formas, como Naruto fez transformando elas em dois Bastões.
Confira também
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime conta com 500 episódios, finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.