Os Piratas do Chapéu de Palha são notórios por serem uma tripulação que, apesar das suas brincadeiras e comportamento despreocupado, conseguiram se aproximar de encontrar o lendário One Piece. Sanji é, sem dúvida, um dos personagens mais engraçados da série, com suas constantes travessuras hilárias e personalidade contagiante. No entanto, apesar de sua disposição positiva e amável, seu passado é tudo menos alegre.
A jornada que Sanji teve que enfrentar para se tornar o homem que é hoje foi dura e árdua, cheia de decepções e traições daqueles que ele considerava mais próximos. Ao mesmo tempo, os horrores de seu passado foram essenciais para transformá-lo no personagem favorito dos fãs que ele se tornou. Vamos explorar a triste história de Sanji e entender como ela fez dele um dos personagens mais importantes de One Piece.
Um Recruta para a Germa 66
À primeira vista, a maioria dos fãs da série acreditava que a história inicial de Sanji no breve arco do Baratie era tudo o que havia para saber sobre ele, onde ele era simplesmente um clandestino que encontrou seu caminho para o restaurante flutuante sob os cuidados do Chef Zeff. No entanto, mais de 700 episódios após sua primeira aparição, os fãs descobriram que havia muito mais no passado de Sanji do que se imaginava.
No arco da Ilha Whole Cake, Sanji revisita sua infância, onde é revelado que ele é um dos quadrigêmeos nascidos do notório Vinsmoke Judge, um chefe do crime implacável pertencente a uma família renomada. Ao contrário de outros nobres, os Vinsmokes não têm uma ilha única que chamam de lar, optando por viver em uma coleção de navios gigantescos que se unem para formar um enorme castelo. Os Vinsmokes são os líderes do poderoso conglomerado criminoso conhecido como Germa 66.
“Você serve apenas como um meio para um fim, Sanji, nada mais. Só para ficar claro, eu ainda não vejo e nunca verei um tolo como você como um filho meu… nem um pouco.”
Quando Sanji nasceu junto com seus 3 irmãos, o processo de modificação genética das crianças havia começado, para desgosto de sua mãe, Vinsmoke Sora. O propósito tinha a ver com as aspirações de poder de seu pai, que buscava tornar sua família e a Germa 66 os governantes do North Blue e uma das forças mais poderosas do mundo. Ele acreditava que, ao modificar geneticamente seus filhos e tirar todas as emoções deles, eles se tornariam as ferramentas perfeitas para ajudá-lo a alcançar seus sonhos.
Enquanto seus irmãos pareciam ser os soldados ideais para os planos de Judge, Sanji era diferente. Ele não era tão forte ou rápido quanto seus irmãos, o que o tornava alvo de constante ridículo e bullying brutal por parte de sua própria família. Em vez disso, Sanji era incrivelmente gentil e atencioso, optando por nutrir seu amor pela comida e ajudar os outros em vez de desenvolver habilidades de combate implacáveis, o que também foi a razão pela qual ele era o único Vinsmoke que mantinha contato com sua mãe Sora, muitas vezes levando comida que ele mesmo preparava.
No entanto, Judge era um homem com uma mentalidade arcaica, pois via Sanji como um fracasso indigno do nome Vinsmoke apenas porque ele não era tão cruel quanto o resto deles. Para esconder sua vergonha, ele fingiu a morte de Sanji e o escondeu nas masmorras escuras do castelo da Germa 66, onde forçou seu filho a usar uma máscara de ferro como um lembrete constante de sua incapacidade de viver de acordo com os padrões de seu pai.
Enquanto o resto de seus irmãos eram cobertos de amor e aceitação, Sanji passou 6 meses em total isolamento na cela da masmorra, com seus únicos companheiros sendo os vários livros de culinária que ele usava para fortalecer sua paixão pela comida. Embora isso fosse um inferno vivo para qualquer pessoa, especialmente uma criança, Sanji permaneceu resiliente e aprimorou seu amor pela cozinha durante esse tempo.
Entrada no Baratie e nos Chapéus de Palha
Certa noite, a Germa 66 começou a ascender a Red Line na tentativa de cruzar do North Blue para o East Blue. Uma batalha massiva eclodiu, e na confusão, a irmã mais velha de Sanji, e a única com quem ele tinha uma relação positiva, Reiju, o libertou da cativeiro, dizendo-lhe que o oceano é vasto e que ele definitivamente encontrará pessoas que se importam com ele.
Sanji escapou das garras da Germa 66 e de alguma forma encontrou seu caminho para o Restaurante Baratie sob os cuidados do Chef Zeff, onde passaria a maior parte de sua vida. Essa era a vida perfeita para Sanji, pois ele não só se encontrava em um restaurante onde podia aperfeiçoar suas habilidades sob um dos maiores cozinheiros do planeta, mas também encontrou em Zeff a figura paterna que realmente podia admirar e uma família que realmente o amava.
O sonho de Sanji era alcançar o All-Blue, uma parte do mar onde todos os quatro quadrantes dos oceanos do mundo se encontram e que se diz ser o lar dos tipos mais exquisitos de peixes e ingredientes para a melhor comida possível. A chegada dos Chapéus de Palha ao Baratie e sua ajuda na derrota dos inimigos do restaurante despertaram o senso de aventura dentro de Sanji, levando-o a se aposentar como chef no restaurante flutuante e se juntar aos Chapéus de Palha em sua viagem, e assim, encontrar sua verdadeira família ao longo do caminho.
One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, e da tripulação deles, os Piratas do Chapéu de Palha.
Ao todo, o anime conta com mais de 1000 capítulos, e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.
De longe, uma das melhores características deste anime são as Sagas de One Piece, que constantemente puxam elementos introduzidos centenas de capítulos para trás e mostram como essa é uma história ambiciosa e bem pensada.
Atualmente, o anime está partindo para o arco de Egghead, após a conclusão de Wano e Luffy finalmente tornar-se um dos quatro Yonkou após vencer Kaidou em um combate épico.
A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português ou na Netflix com as primeiras grandes sagas dubladas.