Categorias: Anime

Terapeuta compartilha como ele trataria o caso de doença mental de Shinji Ikari em Neon Genesis Evangelion

Neon Genesis Evangelion é uma das maiores obras já criadas e, mesmo sendo muito antigo (muito mesmo), ela ainda possui muitos fãs ao redor do mundo e após ter todos seus episódios disponibilizado na Netflix, essa base de fãs tende somente a aumentar.

Um dos detalhes mais marcantes da obra gira em torno de Shinji Ikari, um garoto que sofre de problemas mentais e talvez por conta desses “problemas” que ele é o piloto perfeito para a EVA Unit 01.

Sabendo das condições de Shinji, um fã que atua como terapeuta resolveu compartilhar qual poderia ser a melhor abordagem para tratar e cuidar da saúde mental do personagem e eis o que ele faria:

“O que eu praticaria seria a Psicoterapia Interpessoal (IPT) que alguns argumentam ser um tipo de tratamento psicodinâmico. Não é tão diferente do tipo de tratamento que recomendei para Rick Sanchez, embora por razões muito diferentes. Isso pode realmente ser uma boa escolha para Shinji.

O IPT se concentra nas relações de um indivíduo com os outros, teorizando que a doença mental – particularmente a depressão – decorre da falta de vínculos e relações saudáveis ​​com os outros, combinada com um estressor significativo. O show sai do seu caminho para mostrar que o apego de Shinji aos outros é a chave para o seu bem-estar para melhor ou para pior.”

Além disso, o terapeuta fala a respeito de como o personagem lida com as pessoas ao seu redor e o quanto ele é pressionado, seja para limpar, organizar e tomar conta da casa quanto resistir às pressões eróticas em que é colocado e uma das soluções para seu problema é trabalhar justamente nestas áreas.

Ao invés de simplesmente mergulhar nos problemas de Shinji, foi examinado e destacado qual seria o melhor caminho a seguir em termos de criar um plano de tratamento eficaz através da “Psicoterapia Interpessoal”. O criador original da franquia, Hideaki Anno, sofreu de depressão severa e isso passou direto para a história de Neon Genesis Evangelion, dando ao público uma visão totalmente nova sobre contar histórias que se concentram nos mechs e nos pilotos que os operam.

É muito claro que os problemas de Shinji podem ser atribuídos às mesmas provações que Anno enfrentou em sua vida e, se você ficou interessado em ler a matéria completa, é só clicar aqui.

Disqus Comments Loading...

Este website utiliza cookies