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Sword Art Online – Por que a morte é permanente no anime?

Uma das maiores dúvidas dos fãs de Sword Art Online é por que a morte é permanente no anime.

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No post de hoje, respondemos essa dúvida.

Por que a morte é permanente em Sword Art Online?

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A morte é permanente em Sword Art Online porque fazia parte do conceito fundamental criado por Akihiko Kayaba para transformar o jogo em uma experiência extrema, que eliminasse a distinção entre o mundo real e o virtual. Como o próprio Kayaba afirmou em determinado momento: “não há diferença entre o mundo real e SAO”. Ou seja, morrer no jogo significava morrer na vida real, criando um ambiente onde as ações e decisões tivessem consequências absolutas.

Embora Kayaba dissesse que queria criar “um mundo livre de leis e restrições”, isso não significava necessariamente um mundo sem regras básicas, como a possibilidade da morte. Na verdade, ele queria um mundo livre das limitações impostas pela sociedade real, como as normas morais e jurídicas, mas não isento de desafios fundamentais. A morte permanente foi concebida como uma regra inalterável desse mundo, reforçando a intensidade da experiência virtual e dando peso real a cada combate.

Outro ponto importante é que Kayaba tinha pouca ou nenhuma empatia pela vida humana, incluindo a sua própria. Sua motivação principal era realizar o sonho de criar um mundo idealizado: o castelo flutuante de Aincrad. Ele queria substituir a realidade pelo ambiente virtual que concebeu, e para isso, acreditava que as regras que ele mesmo seguiu deveriam ser impostas a todos. O risco de morte real era, para ele, um elemento essencial para garantir a autenticidade e a seriedade do mundo que criou.

Apesar disso, Kayaba demonstrou um certo senso de honra e justiça, como evidenciado quando prometeu a Kirito que impediria o suicídio de Asuna antes do duelo final. Esse gesto demonstra que, embora indiferente ao destino coletivo dos jogadores, ainda preservava uma lógica interna de coerência e respeito por alguns compromissos. Ao final, após Kirito vencer o jogo, Kayaba cumpriu sua promessa de liberar os 6.147 jogadores sobreviventes, encerrando o experimento da maneira como havia planejado desde o início.

Em suma, a morte permanente em Sword Art Online não contradiz os objetivos de Kayaba, mas sim os reforça: criar um mundo onde as escolhas são definitivas, sem possibilidade de retorno, e onde a linha entre realidade e virtualidade é completamente apagada.

Você pode assistir a Sword Art Online no Crunchyroll.

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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.