Starfield teria sido recebido de forma diferente se não fosse da Bethesda, diz ex-desenvolvedor

Starfield continua sendo um dos jogos mais comentados da Bethesda, e segundo Bruce Nesmith, ex-desenvolvedor do estúdio, o RPG espacial teria sido recebido de forma diferente se tivesse sido lançado por outra empresa. O título foi o primeiro novo universo criado pela desenvolvedora em 25 anos, mas, apesar das expectativas, não conseguiu alcançar o mesmo impacto que as franquias The Elder Scrolls e Fallout.

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Durante uma entrevista ao site FRVR, Nesmith afirmou que Starfield é “um bom jogo”, mas não está no mesmo nível das grandes obras da Bethesda. Ele explicou que a recepção foi influenciada pelas altas expectativas do público, já que os fãs esperavam algo tão revolucionário quanto Skyrim ou Fallout.

O ex-desenvolvedor destacou que quando “o estúdio que criou Skyrim e Fallout faz um jogo de espaço”, o público automaticamente cria expectativas enormes. Segundo ele, se Starfield tivesse sido lançado por outro estúdio, o resultado teria sido diferente, já que as comparações diretas acabaram prejudicando a avaliação do jogo.

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Starfield chegou ao mercado em setembro de 2023 e acumulou mais de 15 milhões de jogadores. No entanto, o lançamento da expansão Shattered Space em setembro de 2024 recebeu avaliações majoritariamente negativas no Steam, o que levantou dúvidas sobre o futuro da franquia.

Planetas repetitivos e inimigos sem variedade

Starfield teria sido recebido de forma diferente se não fosse da Bethesda, diz ex-desenvolvedor

Nesmith também comentou sobre alguns dos principais problemas do jogo. Segundo ele, o excesso de geração procedural fez com que os planetas parecessem muito semelhantes entre si, reduzindo o senso de descoberta. Além disso, criticou o fato de a maioria dos inimigos serem humanos, enquanto as criaturas alienígenas têm pouca relevância, servindo apenas como obstáculos menores.

Ele explicou que a ausência de inimigos variados e marcantes acabou prejudicando a sensação de progressão e de narrativa emergente, um ponto que sempre foi forte nos jogos da Bethesda.

Mesmo com as críticas, a Bethesda continua investindo em atualizações gratuitas e em uma nova expansão para Starfield. Em um vídeo recente, o veterano Tim Lamb confirmou que a equipe está trabalhando para tornar a exploração espacial mais envolvente, além de adicionar novos sistemas e recursos solicitados pela comunidade.

Além disso, foram encontradas evidências em arquivos do jogo indicando que a Bethesda planeja permitir viagens diretas entre planetas de um mesmo sistema, embora ainda sem a possibilidade de voar livremente entre sistemas ou sair da superfície diretamente para o espaço, como em No Man’s Sky.

Apesar das críticas, a Bethesda garantiu que continuará apoiando o jogo por um longo período. Todd Howard, diretor do estúdio, chegou a afirmar em entrevista que o plano inicial era lançar uma expansão por ano, algo que ainda não aconteceu devido à recepção morna de Shattered Space.

Enquanto os jogadores aguardam novidades concretas, o debate sobre o legado de Starfield continua. Para Nesmith, o jogo é bom, mas o peso do nome Bethesda fez com que ele fosse julgado com um rigor que talvez outro estúdio não enfrentasse.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.