Um gênio entre os gênios, Itachi foi mais um dos poderosos Uchiha a surgirem em Konoha e que tiveram que morrer de um jeito forçado porque Masashi Kishimoto, autor da obra, os fez fortes demais, assim como Madara e Shisui.
No caso de Itachi, ele contraiu uma estranha doença, cujos únicos sintomas eram a famosa tosse de sangue e uma fadiga acentuada, principalmente quando ele precisava utilizar os poderes do Mangekyou Sharingan.
A doença nunca foi nomeada é na verdade esse tipo de coisa é até comum em mangá e anime, onde um personagem desenvolve uma doença sem que ela seja especificada.
Em alguns casos a doença pode ser sugerida através de alguns sintomas claros, como o personagem doente ficando careca de repente, apontando para o tratamento de um câncer.
Em outros casos, como o de Itachi, os sintomas são genéricos ou não condizentes com o de nenhuma doença real. A única discussão sobre a doença que ocorre na série é quando Obito explica para Sasuke que Itachi contraiu uma doença terminal em algum momento do passado e tem sobrevivido nos anos seguintes com muitas medicações e força de vontade.
Isso pode ser feito quando o autor não são familiarizados com doenças, ou não querem limitar o que esse problema pode trazer para o personagem. Na maioria das vezes a doença em si não importa, e sim o resultado dela na história.
Alguns fãs se desdobraram para encontrar uma doença no mundo real que fosse equivalente aos sintomas de Itachi, como o Shisui_1994 no Reddit, que classificou o problema de Itachi como poliangeíte microscópica.
Mas no final das contas, a única coisa que importa é que Itachi estava morrendo em decorrência da doença e que isso o obrigou a acelerar seus próprios planos, inclusive seu envolvimento final com o próprio irmão. Nomear a doença é irrelevante nesse sentido.
Confira mais sobre o anime
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime tem 500 episódios, e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.
Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.