O visual de Naruto e Naruto Shippuden é bastante característico e marcado por alguns adereços que, mais tarde, viraram a marca registrada da série. Um destes adereços é famosa bandana ninja, que nada mais é do que uma peça de metal onde se registra a Vila de origem do shinobi, presa à uma tira de tecido.
Por mais que pareça ter sido pensada para ser usada amarrada na cabeça, existem alguns indivíduos mais rebeles que preferem amarra-la no braço ou em alguma outra parte do corpo. Mas afinal, qual é a história das bandas ninja de Naruto?
O surgimento das bandas foi quase que acidental. Acontece que a princípio, o principal adereço de cabeça de Naruto deveria ser um óculos – assim como é mostrado no primeiro episódio da série. Porém, Masashi Kishimoto se deu conta que desenhar estes óculos de novo e de novo consumiria muito tempo e dedicação, e portanto, resolveu deixá-lo de lado.
Entretanto, Kishimoto gostou tanto do visual de Naruto com um acessório em sua testa que mantê-lo de uma forma que fosse mais simples de desenhar, e foi assim que ele acabou chegando na bandana que conhecemos hoje: Um protetor de testa que mostrava qual Vila Oculta o jovem Naruto fazia parte.
Como o autor também estava com vários outros personagens em estágio inicial de desenvolvimento, a ideia de bandanas que informem a Vila Oculta de cada personagem se tornou foi fazendo cada vez mais sentido para a história do mangá, e eventualmente as bandanas se tornaram um acessório que praticamente todo ninja da história utiliza.
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.
Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta. Já o mangá de Naruto é publicado no Brasil pela Panini.