No mundo de Fullmetal Alchemist, aqueles que podem realizar alquimia, também conhecidos como Alquimistas, parecem possuir um imenso superpoder. Eles podem lançar chamas ardentes de seus dedos, construir paredes de vários andares em questão de segundos e conjurar espadas, lanças e até canhões do chão, para citar apenas alguns exemplos.
Vendo como eles podem curvar as leis da natureza com facilidade, surge a pergunta: eles são os escolhidos ou qualquer um pode aprender a ser um alquimista? As habilidades alquímicas são algo com que você nasce, como os Dons em My Hero Academia, ou é algo que você pode aprender, como o conceito de Nen em Hunter x Hunter?
Entre Ciência e Magia
No mundo de Fullmetal Alchemist, a Alquimia realmente se situa entre a ciência e a magia. Na verdade, para ser um alquimista, você precisa ser extremamente versado em várias áreas científicas convencionais, como matemática, física, e o mais importante de tudo, a química.
Afinal, a Alquimia funciona de acordo com os três princípios básicos: Compreensão, Desconstrução e Reconstrução. Os alquimistas devem ser capazes de imediatamente Compreender a estrutura molecular de um objeto antes de Desconstruir esse objeto e então Reconstruí-lo em um objeto completamente novo. Esse processo requer um profundo conhecimento em Química Avançada e Ciência Molecular, entre outras coisas.
Dito isso, tal conhecimento é apenas a primeira metade da Alquimia; a outra metade é o conhecimento da manipulação da energia da Terra e a criação de Círculos de Transmutação. Afinal, a energia que possibilita um processo alquímico vem do grande aumento de energia causado pelo movimento das Crostas Terrestres e das Placas Tectônicas.
Além disso, essa energia precisa ser canalizada por meio de um Círculo de Transmutação para executar um processo alquímico. Desnecessário dizer que diferentes aplicações requerem diferentes tipos de Círculos de Transmutação. É por isso que essa parte da equação é bastante similar à magia.
O Portal da Verdade
Dentro da alma de todo ser vivo, existe uma estrutura em forma de portal conhecida como o Portal da Verdade. Esse portal é adornado com belas gravuras que cobrem o portal inteiro. O tamanho e o design do portal variam de pessoa para pessoa. Afinal, o portal é esculpido através do conhecimento e experiência individual na vida.
O Portal da Verdade em si representa o potencial individual na Alquimia. E, uma vez que cada indivíduo tem seu próprio Portal da Verdade dentro de sua alma, isso significa que todos têm o potencial de se tornarem alquimistas. Então, em relação à pergunta se qualquer um pode se tornar um Alquimista, a resposta é um ressoante sim.
No entanto, vale destacar o fato de que ninguém pode ver esse portal. A esmagadora maioria das pessoas nem sabe da existência desse portal dentro delas. As únicas pessoas que têm a chance de ver esse portal são aquelas que cometem o pecado supremo na Alquimia, que é a Transmutação Humana. É por isso que apenas os Irmãos Elric, seu professor, o coronel Mustang e algumas outras pessoas na série viram seus Portais da Verdade.
Alquimista vs Alquimista Estatal
Agora que sabemos que todos têm o potencial de se tornar um alquimista, desde que estejam dispostos a aprender sobre isso, é hora de falar sobre a diferença entre um alquimista comum e indivíduos conhecidos como Alquimistas Estatais. Afinal, embora todos possam aprender sobre Alquimia, apenas os mais talentosos podem se tornar Alquimistas Estatais.
Como o nome sugere, um Alquimista Estatal é um alquimista que foi oficialmente reconhecido e empregado pelo país de Amestris. Para se tornar um, um alquimista precisa passar por uma série de testes extremamente difíceis, incluindo exames escritos, avaliações psicológicas e exames práticos testemunhados pelos escalões superiores do exército de Amestris, incluindo o próprio Führer. Se o indivíduo passar nos exames rigorosos, o Führer lhes concederá um título oficial, que é como Edward recebeu o nome de “Fullmetal Alchemist”.
Um Alquimista Estatal desfruta de muitos benefícios, como o apoio financeiro total do Governo em qualquer pesquisa que desejem, acesso a muitos recursos públicos e estatais, e, uma vez que um Alquimista Estatal é equivalente a um Major no exército de Amestris, eles também podem exercer seus privilégios militares, como comandar tropas, usar ativos militares e acessar informações de grau militar, entre outras coisas.
Dito isso, uma vez que o país de Amestris considera seus Alquimistas Estatais como parte do exército, isso significa que o Governo pode obrigá-los a arriscar suas vidas na linha de frente a qualquer momento. Além disso, eles também são obrigados a apresentar os resultados de suas pesquisas ao Governo no prazo. O não cumprimento disso significa que sua licença será revogada. Portanto, nem tudo são flores e arco-íris para os Alquimistas Estatais em Amestris.
Mas é óbvio que certamente é uma das melhores profissões que alguém pode ter nesse país. Afinal, eles têm acesso a uma quantidade absurda de dinheiro, comandam um nível bastante alto de autoridade e desfrutam do respeito e admiração das pessoas.
Confira também:
- One Piece – Todas as Sagas, Arcos e Episódios do anime
- Os 70 personagens mais importantes de One Piece
- One Piece – Todos os filmes já lançados