InícioAnimeQual versão de Broly é a melhor em Dragon Ball?

Qual versão de Broly é a melhor em Dragon Ball?

PUBLICIDADE

Os vilões de Dragon Ball são um dos aspectos mais memoráveis da franquia. Desde o início da série, alguns dos antagonistas mais icônicos de todos os animes foram introduzidos, permanecendo vivos na memória dos fãs, décadas depois. Um desses vilões é o incrivelmente poderoso e altamente perigoso Super Saiyajin Lendário; Broly.

PUBLICIDADE

Broly fez sua primeira aparição em 1993 e foi tão popular entre os fãs que foi revivido em mais dois filmes após sua aparição inicial. Como os filmes de Dragon Ball Z são todos considerados não-cânone, Broly nunca fez uma estreia canônica na série até 2018 com Dragon Ball Super: Broly. Embora a lenda em torno dele e seu poder tenham permanecido bastante similares, o personagem era completamente diferente de seu contraparte de 1993. Então, vamos analisar qual versão de Broly é a superior!

Quem Teve a Melhor História de Origem?

A História de Origem do Broly Não-Cânone:

Qual versão de Broly é a melhor em Dragon Ball?

PUBLICIDADE

Broly, o Super Saiyajin Lendário maléfico, teve sua primeira aparição em Dragon Ball Z: Broly – The Legendary Super Saiyan. Sua representação em Dragon Ball Z era de um assassino psicopata incrivelmente poderoso que conquistou os fãs. No entanto, sua história de origem é motivo de piada até hoje. Quando bebê, ele foi colocado ao lado de um bebê Goku que chorava constantemente, o que levou ao desenvolvimento de uma insanidade e um ódio vitalício por ele. Além disso, ele nasceu com um nível de poder incrivelmente alto de 10.000, o que fez dele um alvo para execução pelo Rei Vegeta, que via Broly como uma grande ameaça.

Sobrevivendo à execução, Broly usou sua força para salvar a si mesmo e a seu pai, voando para a segurança enquanto o Planeta Vegeta era destruído por Frieza. Crescendo, Broly era sádico, violento e maníaco devido à sua insanidade e criação traumática, deleitando-se em causar morte e destruição. Isso levou Paragus a desenvolver restrições tecnológicas que controlariam as tendências violentas de seu filho, mas quando ele encontra Goku adulto, ele perde a mente ao ouvir seu nome, transformando-o no icônico vilão destrutivo.

A História de Origem do Broly Cânone:

Qual versão de Broly é a melhor em Dragon Ball?

Em Dragon Ball Super: Broly, a história de Broly é muito similar à de seu contraparte não-cânone, exceto pela raiva infantil que ele tinha por Goku. Broly nasceu de um guerreiro de classe baixa chamado Paragus, e seu tanque de incubação foi mantido na mesma sala que Vegeta, onde os cientistas Saiyajins viram que o nível de poder inato de Broly era astronômico. No entanto, vendo como era muito maior que o de seu próprio filho, o Rei Vegeta o baniu para Vampa.

A criação de Broly foi muito difícil, com Paragus sendo a única outra pessoa em sua vida. Como foi criado em um ambiente muito áspero e rigoroso, Broly cresceu como uma pessoa muito reservada e dócil, mas nunca teve controle verdadeiro sobre seus poderes. Isso significava que, uma vez que Broly cedia à sua raiva, ele se tornava um monstro descontrolado, sem controle sobre suas ações, razão pela qual foi usado por Frieza e Paragus para lutar contra os Saiyajins na Terra.

Quem Tinha Melhor Força e Habilidades?

A Força do Broly Não-Cânone:

Qual versão de Broly é a melhor em Dragon Ball?

PUBLICIDADE

A força de Broly era incrível, superando de longe todos os outros contra quem lutou. Quando foi introduzido, ele destruiu uma galáxia por conta própria e os Guerreiros Z eram pouco mais que uma piada para ele, já que ele acabou com todos eles sozinho. Por isso, ele tinha uma aura incrivelmente imponente, que instilava medo nos corações de seus oponentes. Broly também podia se transformar em Super Saiyajin desde muito cedo e sua versão da forma era única, embora sua transformação em Super Saiyajin Lendário fosse a verdadeira potência, tornando-o muito mais forte e fisicamente dominante. Somente com a energia dos outros Goku pôde derrotá-lo.

A Força do Broly Cânone:

Francamente, não há comparação na força de ambas as versões do Saiyajin. Enquanto destruir uma galáxia inteira e enfrentar todos os Guerreiros Z de uma vez sem nenhum problema é impressionante, o Super Broly foi capaz de lutar contra o Goku Super Saiyajin Azul apenas em sua forma Ikari. Embora inicialmente estivesse sendo derrotado, ele eventualmente se adaptou à força de seus oponentes e os dominou. No entanto, após se transformar em Super Saiyajin, Broly ficou tão forte que Goku e Vegeta tiveram que se fundir para ter alguma chance e, embora Gogeta brincasse com ele, mesmo em sua forma de Super Saiyajin Lendário, o Saiyajin provou ser um dos personagens mais fortes da série.

Quem é o Melhor Personagem?

PUBLICIDADE

O Arco do Broly Não-Cânone:

Apesar de ser indiscutivelmente legal e um vilão aterrorizante mais forte que a maioria dos outros em Dragon Ball Z, essa versão de Broly é um personagem muito superficial, considerando tudo. Em suas 3 aparições em filmes, não houve qualquer profundidade nele além de ser um vilão poderoso procurando matar os heróis. Suas motivações para matar especificamente Goku são bastante risíveis e não há praticamente nenhuma nuance nele, tornando-o um personagem extremamente unidimensional.

O Arco do Broly Cânone:

Desde sua introdução na série, ficou claro que essa versão de Broly é um personagem muito mais matizado e simpático. Embora ele toque nos mesmos pontos que o Broly de Z com seu poder incontrolável, fica bastante claro que ele sempre foi conduzido pelo caminho errado em sua vida, já que é uma pessoa de bom coração por natureza. Ele é apenas mal compreendido e sempre foi um produto de seu ambiente, então quando ele finalmente ganha algum controle sobre si mesmo, ele não é mais uma ameaça para os heróis.

PUBLICIDADE

A iteração de 2018 do Super Saiyajin Lendário é, de longe, o melhor personagem dos dois. Embora o Broly não-cânone seja incrivelmente ameaçador e muito mais legal, ele não oferece muito como personagem além de ser um monstro brilhantemente projetado que por acaso é um Saiyajin. Devido à sua história de origem sem graça, força inferior e falta de qualquer desenvolvimento real de personagem ou arco, a versão de Broly de Dragon Ball Z perde para seu contraparte canônico, que é o melhor personagem em praticamente todas as métricas.

Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.

Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.

PUBLICIDADE

Atualmente, o mangá de Dragon Ball Super está adaptando o filme Dragon Ball Super: Super Hero, onde Gohan e Piccolo assumem o protagonismo e deixam Goku e Vegeta treinando após estes terem sido derrotados por Black Freeza.

Você pode acompanhar o anime de Dragon Ball Super na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.