Uma das consequências do universo de Naruto possuir uma enorme variedade de técnicas é que muitas vezes algumas dessas habilidades têm efeitos parecidos, que podem acabar confundindo os fãs.
Hoje, falaremos um pouco mais sobre as diferenças entre a famosa Técnica do Deus Voador do Trovão e a Liberação de Velocidade, apresentada originalmente no filme Naruto Shippuden: Herdeiros da Vontade do Fogo.
Embora ambas sejam habilidades de movimentação, a Técnica do Deus Voador do Trovão é classificada como um Ninjutsu de Espaço-Tempo, e possui um efeito bem mais poderoso. Como foi demonstrado por Minato e Tobirama, esse Jutsu basicamente permite que o usuário se teletransporte de forma instantânea para um determinado local marcado com a sua “fórmula”.
Já a Liberação de Velocidade é um kekkei genkai de natureza exclusivo de Hiruko, que o permite se movimentar de maneira extremamente rápida e QUASE instantânea, sendo uma excelente arma em lutas contra adversário que utilizam primariamente o Taijutsu, como ficou bem claro no seu combate contra Sakura.
Assim, a diferença entre as duas técnicas é que enquanto na Liberação de Velocidade o usuário realmente se move até o local de maneira extremamente rápida, a Técnica do Deus Voador do Trovão faz o ninja literalmente entrar em uma espécie de vazio dimensional e surgir instantaneamente no local marcado, ou seja, ele não percorrer o caminho em linha reta.
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.
Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta. Já o mangá de Naruto é publicado no Brasil pela Panini.