Muitos personagens de anime passam por suas histórias com um ou ambos os pais ausentes de suas vidas. Isso pode acontecer por todos os tipos de razões e isso tem todos os tipos de efeitos nos personagens. Entender por que essa é uma tendência tão comum em animes exigirá um olhar mais atento sobre como ou por que isso acontece e qual impacto isso tem na história.
Por que tantos protagonistas de animes vivem sem os pais?
Talvez a maneira mais comum de os personagens de anime perderem seus pais seja por uma morte trágica. Se isso acontecer quando o protagonista é muito jovem para se lembrar, então não significará nada para eles. Se eles se lembram, geralmente é uma experiência traumática que os deixa triste por dentro. Esse contexto chave por trás da morte dos pais pode mudar muito a forma como os personagens pensam e sentem sobre isso.
Um bom exemplo desse contraste seria com o personagem principal de Naruto e seu amigo Sasuke Uchiha. Para Sasuke, ter seus pais e o resto de seu clã mortos lhe causou uma dor tão grande que ele passou a série inteira em busca de vingança. Naruto, por outro lado, nunca conheceu seus pais, então ele não foi realmente influenciado por suas mortes, nem conseguia entender a dor de perdê-los.
Se um protagonista perde seus pais porque eles foram mortos, então isso pode se tornar a força matriz por trás de suas ações. Isso geralmente se manifesta como um forte desejo de derrotar o culpado, geralmente por vingança. Para aqueles que reconhecem Sasuke como um deuteragonista, há muitos protagonistas que compartilham essa distinção; exemplos populares incluem Eren Yeager (Attack on Titan), Lelouch Vi Britannia (Code Geass), Shinn Asuka (Gundam SEED Destiny) e Rin Okumura (Blue Exorcist). Para esses protagonistas, perder seus pais e figuras paternas é uma fonte de grande dor e grande raiva que eles podem superar com o final de suas séries.
Infelizmente, os pais estarem longe de casa porque estão ocupados com o trabalho é um fenômeno comum não apenas no anime, mas no Japão como um todo. A melhor representação disso no anime vem de Neon Genesis Evangelion. Nesta série, o pai de Shinji Ikari, Gendo, mantém distância por causa da importância de seu trabalho, mas também porque ele realmente não sabe como se comunicar com seu filho. Essa forma de negligência deixa Shinji com uma ansiedade horrível e falta de auto-estima, fazendo com que telespectadores na mesma situação se identifiquem com o protagonista.
Confira também:
- Este seria o visual do Vegeta de Dragon Ball na vida real
- Dragon Ball Super 82 relembra Raditz de uma forma surpreendente
- Site do Dragon Ball Super revela como a transformação de Broly funciona
- Afinal, o que aconteceu com as cicatrizes do Vegeta em Dragon Ball Super?
- O vilão mais terrível de Dragon Ball fez algo que nem Freeza conseguiu