O termo “bishonen” é muito usado no universo dos animes. Sua definição mais ampla é um personagem bonito com charme e potencial como interesse amoroso. Mais especificamente, um bishonen é um personagem com modos cavalheirescos e traços refinados que incorpora muitas virtudes principescas vistas apenas em contos de fadas idealizados. Um kuudere tende a ser um bishonen, e vice-versa — naturalmente, há uma grande interseção entre as características de personalidade desses dois tipos de personagens. Esses personagens são altamente cerebrais. Eles não falam muito, mas são altamente observadores, e quando falam, é algo que eles consideraram cuidadosamente.
Personagens Kuudere são frequentemente príncipes em animes de fantasia, como o Príncipe Zen em “Snow White with the Red Hair,” ou príncipes escolares em animes contemporâneos, como Yuki Sohma em “Fruits Basket.” Embora todos adorem o tsundere de “Fruits Basket,” Kyo Sohma, Yuki é o segundo favorito dos fãs na série. Enquanto os tsunderes têm um temperamento explosivo, os kuuderes são pacientes e calmos. No papel, esse arquétipo de personagem pode parecer entediante em comparação com um tsundere ou yandere, mas a natureza tranquila do kuudere torna suas raras manifestações emocionais ainda mais significativas.
Interesses amorosos Kuudere estão ganhando cada vez mais popularidade
Embora os interesses amorosos tsundere tendam a estar em animes românticos mais intensos, uma quantidade surpreendente de interesses amorosos em animes são kuudere — especialmente os personagens bishonen. Kiyoka Kudou de “My Happy Marriage,” Claude Ellmeyer de “I’m the Villainess, So I’m Taming the Final Boss,” Himura de “The Ice Guy and His Cool Female Colleague,” e Yamada de “My Love Story with Yamada-kun at Lv999” são apenas alguns exemplos recentes de personagens que ilustram como o interesse amoroso kuudere está ganhando popularidade. Kuudere bishonen são amplamente populares por um motivo; eles incorporam muitos aspectos de um parceiro ideal. São cavalheiros e gentis, e seu pior traço de personalidade é que tendem a manter as cartas perto do peito. Mas, à medida que o interesse amoroso kuudere revela suas camadas, eles mostram que há profundezas ocultas. Esses personagens não usam suas emoções na manga, e pensam profundamente nas coisas.
Claude Ellmeyer de “I’m the Villainess, So I’m Taming the Final Boss” precisa controlar suas emoções porque perder o controle significa perder o controle de sua magia. A audiência compreende suas manifestações emocionais por meio de pistas como flores murchas e seus gestos significativos em relação a Aileen. Claude pode ser reservado, mas isso não o impede de fazer grandes gestos pelo bem de sua noiva. Ele não suporta a ideia de vê-la machucada ou desprezada, porque sabe como é ser alvo de sentimentos semelhantes. Da mesma forma, Yamada de “My Love Story with Yamada-kun at Lv999” demonstra desaprovação em relação a Akane no início, mas não consegue evitar assumir silenciosamente o papel de seu cavaleiro de armadura reluzente sempre que ela precisa de algo. Os personagens kuudere tendem a liderar com compaixão, mesmo que não a anunciem. Esse tipo de consideração, gentileza e autocontrole são altamente atraentes em um cara, tanto no mundo dos animes quanto fora dele.
Por que tantos Kuuderes têm cabelos prateados?
Personagens como o Príncipe Zen, Yuki Sohma e Kiyoka Kudou têm uma característica física em comum: seus cabelos prateados. Para o público ocidental, cabelos prateados atuam como um tipo de atalho para mostrar elegância, sabedoria, beleza e uma aparência fria. O simbolismo japonês por trás do cabelo prateado também está associado à sabedoria da idade, assim como à precisão e masculinidade. Tradicionalmente, personagens com cabelos prateados são belos e fortes, mas não precisam mostrar seu temperamento ou músculos para comunicar sua força aos outros. Eles têm mais uma fortitude emocional que complementa perfeitamente a personalidade de um interesse amoroso kuudere.
Os japoneses associam a cor prateada à serenidade e modéstia. Kuudere pegam essas qualidades e as levam ao ponto máximo. Sua modéstia reservada é ao mesmo tempo uma bênção e uma dificuldade às vezes. Kuudere são frequentemente considerados rainhas e reis do gelo. Eles podem até parecer avarentos emocionalmente para os outros, mas geralmente é por um bom motivo ou complexo. Um kuudere não permite que qualquer pessoa entre em seu rico mundo interior. Eles buscam uma compreensão genuína com as pessoas e têm pouca energia para superficialidade. Isso comunica uma profundidade emocional que nem todos os arquétipos de animes têm. Mas quando os personagens kuudere deixam alguém entrar em seu mundo, eles estão lá para essa pessoa cem por cento. Eles são tão dedicados a algumas poucas pessoas que frequentemente surpreendem as massas que os consideram frios, distantes e austeros. Personagens kuudere podem ter conflitos internos, mas geralmente são despreocupados sobre isso — eles são personagens sábios, de baixa angústia, que consideram todos os ângulos de um problema antes de interagir. Sua polidez requer muita autodisciplina.
Kuudere são refrescantemente gentis e contemplativos
Personagens kuudere são definidos por sua aparência fria. Eles comprovam o ditado de que “águas calmas são profundas”, mas apenas para algumas pessoas raras que se dedicam a conhecê-los de verdade. Interesses amorosos kuudere sentem profundamente, especialmente em relação à moral e aos seus interesses amorosos. Personagens kuudere fazem um ótimo romance de opostos atraindo. Aileen, por exemplo, é ensolarada, enérgica e otimista em “I’m the Villainess, So I’m Taming the Final Boss.” O senhor demônio Claude é como um contrapeso gentil, ancorando Aileen à medida que ela acrescenta um tanto de luz solar muito necessária à sua vida. Um kuudere que se apaixona por um personagem enérgico tem a mesma dinâmica que Hades se apaixonando por Perséfone. Isso resulta em uma química doce e refrescante que difere do tsundere agressivo e seu interesse amoroso de olhos arregalados.
Seus modos e virtudes “principescos”, aliados aos seus momentos surpreendentemente flertantes, fazem deles um interesse amoroso versátil e maduro, com ampelo apelo para os fãs. Seu conflito interno tem espaço para ser mais matizado, e eles têm um desenvolvimento de personagem menos formulaico. Enquanto o relacionamento entre Kagome e Inuyasha é um grande casal romântico clássico, a hesitação de Inuyasha se torna cansativa e até cruel. Em contraste, Kiyoka comete erros e acidentalmente magoa os sentimentos de sua tímida noiva em “My Happy Marriage,” mas ele a observa silenciosamente e aprende algo novo com cada interação. Ele pode ser sério e estoico, mas Kiyoka rapidamente se torna o protetor firme de Miyo. Um interesse amoroso kuudere pode ter menos momentos emocionais explosivos em um romance, mas sua gentileza silenciosa, maturidade e lealdade têm um ampelo apelo e não os impedem de fazer grandes gestos românticos quando o momento é certo.
Confira também:
- One Piece – Todas as Sagas, Arcos e Episódios do anime
- Os 70 personagens mais importantes de One Piece
- One Piece – Todos os filmes já lançados