A Abertura dos Oito Portões Internos é uma técnica que permite ao usuário liberar a passagem de chakra em oito tenketsus específicos, que em troca aumentam suas capacidades físicas para níveis sobrehumanos. Com essa técnica, Might Guy, um ninja de elite e do mesmo nível de Kakashi, mas longe de estar no topo da cadeia alimentar em Naruto, foi capaz de lidar com Madara Uchiha Jinchuuriki da Dez Caudas e quase liquidá-lo. Mas se essa técnica tão poderosa, porque outros personagens não aprenderam essa técnica?
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Apesar de incrivelmente poderosa, essa técnica tem dois pontos extremamente fracos que inviabilizam seu uso em larga escala. Primeiro, para sequer atingir essa técnica é necessário um treinamento brutal e que praticamente nenhum ninja estaria disposto a seguir.
Segundo e mais importante, o uso dessa técnica sacrifica a saúde e segurança do usuário. Ao permitir um fluxo de chakra maior que o corpo aguenta, o usuário se torna mais forte e veloz, mas seus músculos e ossos não estão preparados e podem sofrer lacerações e rompimentos.
Mesmo os primeiros portões, que não são nocivos assim, exigem um esforço colossal para serem atingidos e o mero uso das técnicas associadas com esses portões deixa o usuário em estado de total fatigamento.
O próprio Might Guy, que teve décadas para aprimorar essa técnica, sofria com os efeitos colaterais do uso dos últimos portões. E ele certamente morreria após abrir todos os Oito – só não bateu as botas por uma interferência de Naruto, que tinha poderes literalmente divinos naquele momento.
Para se ter ideia de quão difícil é aprender essa técnica, nem mesmo o gênio Neji foi capaz de aprendê-la com sucesso. Como vimos no capítulo 52 do mangá, apenas Lee foi capaz de dominar a técnica de abertura do primeiro portão e muito provavelmente foi porque ele já colocava seu corpo em um imenso estresse em treinamentos prévios, uma vez que ele é incapaz de executar ninjutsu ou genjutsu.
O Ninja Copiador Kakashi, que em tese teria uma imensa facilidade em copiar técnicas e que poderia se beneficiar da técnica, foi somente demonstrado utilizando a abertura do primeiro portão. E ele classificou Rock Lee como um gênio por dominar cinco portões mesmo com apenas 13 anos.
Esses dois pontos limitariam o uso dessa técnica. A maioria dos ninjas podem utilizar outras técnicas avançadas com muito menos esforço físico e com muito mais segurança.
Por fim, são raríssimos os mestres dessa técnica, o que naturalmente limita quantos aprendizes podem existir ao mesmo tempo. Guy aprendeu a técnica diretamente do único mestre que se tem notícia, seu pai Mighy Duy.
Confira também
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime conta com 500 episódios, finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.