Para aqueles que lembram com carinho da Saga Majin Buu de Dragon Ball Z, a primeira transformação de Goku na icônica forma Super Saiyajin 3 é um momento marcante. Após mostrar a Babidi e Buu a sequência de formas Super Saiyajin que levaram a ela, ele prosseguiu soltando um rugido poderoso, que eclipsou todos os outros na série até então. Os mares se abriram em ondas de maré, prédios desmoronaram, o próprio chão rachou, e ondas de choque de força se espalharam para fora quando Goku transcendeu seus limites, antes de finalmente alcançar a forma mais poderosa das formas Super Saiyajin originais em Dragon Ball Z.
Embora esse momento possa estar gravado na mente de muitos fãs, a transformação foi usada apenas por períodos breves na luta contra as várias versões de Buu. Posteriormente, em Dragon Ball Super, ela foi praticamente abandonada em favor de um novo ramo de transformações que utilizavam ki divino, mantendo muitas das características das formas Super Saiyajin originais. Desde então, houve algumas instâncias isoladas em que a forma reapareceu e, por uma razão ou outra, ela não correspondeu à empolgação que originalmente causou quando foi mostrada pela primeira vez. Mas o que exatamente deu errado com o Super Saiyajin 3 para que ele fosse tão audaciosamente deixado de lado?
O que é o Super Saiyajin 3?
Continuando a progressão das formas Super Saiyajin que começou com a transformação original na luta de Goku contra Freeza em Namek, o Super Saiyajin 3 extrai até a última gota de energia do sangue de um Saiyajin para aumentar seu poder monumentalmente. Isso resulta em velocidade, força, reflexos e resistência muito aprimorados, o que foi suficiente para superar até mesmo um monstro tão temível quanto Kid Buu por um tempo. Na verdade, a forma foi fundamental para enfraquecer Kid Buu até o esforço final para derrotá-lo com a Super Spirit Bomb. A transformação também vem com o desaparecimento das sobrancelhas, uma crista de testa mais proeminente, musculatura aprimorada e cabelos longos e fluindo que chegam abaixo da cintura do usuário.
Goku foi o único personagem a ter alcançado a transformação por conta própria, com Goten e Trunks conseguindo mais tarde após usar a Dança da Fusão para se tornarem Gotenks. A transformação só foi alcançada em condições que se desviam do normal. Isso pode ser observado em como Goku foi capaz de alcançá-la enquanto treinava no Outro Mundo, enquanto Goten e Trunks foram capazes de acessar essa forma após realizar a fusão, apesar de não poderem fazer isso individualmente. Essencialmente, o Super Saiyajin 3 maximiza a utilização do ki, levando a saída de um usuário muito além de seus limites normais.
Além disso, até mesmo o ato de se transformar em Super Saiyajin 3 consome tanta energia que poderia potencialmente destruir o usuário no processo. É suficiente para causar estragos generalizados em todo o planeta do usuário, em uma explosão violenta de poder que aumenta muito sua força em relação ao Super Saiyajin 2. Como tal, os usuários do Super Saiyajin 3 podem facilmente vencer qualquer oponente contra o qual teriam lutado no Super Saiyajin 2. A quantidade de ki liberada durante o primeiro uso da forma por Goku pôde ser sentida até mesmo no Sagrado Mundo do Kai, o que é impressionante, para dizer o mínimo.
As Armadilhas do Poder Avassalador
Em várias ocasiões, ficou claro que o Super Saiyajin 3 consome quantidades absurdas de energia, de modo que mesmo sustentar a forma por períodos prolongados com um corpo vivo é extremamente difícil. Os usuários ficarão extremamente fatigados e à beira da morte após o desaparecimento da transformação, tornando-a um movimento de alto risco e alta recompensa. A única vez que Goku foi capaz de usar essa forma sem repercussões foi no Outro Mundo e quando ele não estava limitado pelos limites de um corpo vivo.
Além disso, ele não conseguiu mantê-la por muito tempo durante sua luta com Kid Buu depois de ser restaurado à vida e, apesar de ter tido a vantagem inicialmente, ele logo foi dominado pela taxa de recuperação de seu oponente, já que a forma drenou rapidamente sua energia. Por outro lado, quando Gotenks usou a forma, suas meia hora de fusão foram encurtadas consideravelmente devido à quantidade de ki consumida pela forma. Portanto, embora o Super Saiyajin 3 possa ser uma grande carta na manga para encerrar uma luta rapidamente contra um oponente muito mais forte, seu uso de energia é um obstáculo em testes longos e extenuantes de resistência e durabilidade.
Mudança em Direção a Novas Transformações
À medida que Goku continuou enfrentando oponentes ainda mais fortes, a utilidade da forma em tais confrontos começou a diminuir. Além disso, a própria forma era bastante difícil de ilustrar devido à mudança drástica na aparência que introduzia a cada uso. Isso foi especialmente verdadeiro devido à falta de sobrancelhas para fins emotivos, bem como ao penteado extremamente elaborado, que desempenhou um papel importante em sua presença se tornar ainda menos proeminente do que antes.
Os eventos de Dragon Ball Z: Battle of the Gods mostraram o quão fraco o Super Saiyajin 3 era em comparação com aqueles que possuíam ki divino, como Beerus, iniciando uma mudança na linha padrão das transformações Super Saiyajin. Posteriormente, a estreia da forma Super Saiyajin God, muito mais simples, e seu sucessor Super Saiyajin Blue traçaram uma nova trajetória para as transformações na série, que foi complementada ainda mais com a introdução de formas específicas de personagens, como Ultra Instinto, Ultra Ego e Gohan Beast.
Confira também:
- One Piece – Todas as Sagas, Arcos e Episódios do anime
- Os 70 personagens mais importantes de One Piece
- One Piece – Todos os filmes já lançados