Por que o Clã Otsutsuki Não Usa o Edo Tensei em Naruto, Mesmo com Chakra Infinito?

O Edo Tensei, um dos jutsus proibidos mais poderosos do universo de Naruto, oferece o que parece ser uma vantagem imbatível: chakra infinito, imortalidade e resistência sem fim. Diante disso, muitos fãs se perguntam por que o clã Otsutsuki, cuja meta é atingir o nível de deuses, não utiliza essa técnica. Mas a resposta está na própria lógica do mangá.

Critical Hits
Entre nos canais oficiais do Critical Hits e acompanhe as últimas notícias, guias e novidades sobre games, animes e cultura pop

O chakra do Edo Tensei não é tão infinito quanto parece

Embora o jutsu permita que ninjas mortos sejam revividos em corpos praticamente imortais, o “chakra infinito” do Edo Tensei funciona como um sistema de regeneração, e não como uma explosão de poder absoluto. Sempre que o chakra do corpo reanimado se esgota, ele se regenera com o tempo. Isso garante resistência e longevidade, mas não necessariamente força máxima.

Critical Hits
Entre nos grupos de promoções do Critical Hits e receba as melhores ofertas de games, tecnologia e cultura geek

Personagens como Madara Uchiha voltaram extremamente fortes com ajustes específicos, mas mesmo assim não estavam em seu auge original. Além disso, o desempenho dos reanimados depende de vários fatores, incluindo o estado do corpo e as condições da invocação. Ou seja, Edo Tensei não garante o nível de poder divino que os Otsutsuki almejam.

O clã Otsutsuki rejeita corpos mortos e controle externo

Por que o Clã Otsutsuki Não Usa o Edo Tensei em Naruto, Mesmo com Chakra Infinito?

O funcionamento do Edo Tensei depende de corpos mortos para serem usados como receptáculos, o que entra em conflito direto com a filosofia dos Otsutsuki. Eles não acumulam poder através da morte, mas sim consumindo outros membros do próprio clã, transformando-os em frutas de chakra — como Momoshiki fez com Kinshiki em Boruto.

Além disso, o Edo Tensei coloca o reanimado sob o controle direto do invocador, o que é inaceitável para seres que prezam pelo domínio total sobre si mesmos e sobre os outros. O jutsu, portanto, contraria a lógica de supremacia e autonomia absoluta do clã.

Karma é a reencarnação verdadeira para os Otsutsuki

Em Boruto, o conceito de Karma é apresentado como uma alternativa ainda mais eficiente. O selo Karma armazena todo o código genético e espiritual de um Otsutsuki, permitindo que ele renasça completamente no corpo de outro ser vivo compatível. Esse processo é mais lento, mas garante recuperação total do poder original — algo que o Edo Tensei jamais ofereceria.

Além disso, os portadores de Karma ainda podem acessar os poderes do Otsutsuki mesmo antes da substituição completa. Isso torna o Karma superior em todos os aspectos ao Edo Tensei, especialmente para quem busca ascender à divindade.

Confira também:

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime.

Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Enquanto isso, a Akatsuki começa sua busca pelas Bijuus e o mundo ninja está prestes a enfrentar a maior crise que já viu em sua história.

Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.

Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.