Dentro do universo de Naruto, dois dos clãs mais tradicionais e poderosos de Konoha são o clã Uchiha e o clã Hyūga. Ambos descendem do sangue do sábio dos Seis Caminhos e possuem dōjutsus hereditários: o Sharingan e o Byakugan. Ainda assim, ao longo da história, os Uchiha receberam muito mais destaque narrativo e peso dramático do que os Hyūga. Mas por quê?
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
O papel central dos Uchiha na narrativa
Desde o início da série, o clã Uchiha foi construído como um elemento central da trama. A rivalidade entre Sasuke e Naruto se tornou o eixo emocional da história, e com isso, o passado dos Uchiha — seu massacre, o plano de golpe contra Konoha, e a figura de Itachi — acabou ganhando um enorme desenvolvimento.
Além disso, os Uchiha estavam diretamente ligados a eventos-chave do enredo, como:
- A origem da Akatsuki (via Obito);
- A manipulação por Madara;
- O controle do Nove-Caudas no ataque a Konoha;
- A base ideológica para o Tsukuyomi Infinito;
- E o legado de Indra, o primeiro filho do sábio dos Seis Caminhos.
O Sharingan também possui uma progressão clara de poder (Mangekyō, Eterno Mangekyō, Rinnegan), o que permitiu à obra explorar transformações visuais e habilidades novas a cada arco.
O tratamento limitado dos Hyūga
Em contraste, o clã Hyūga foi mais limitado à função de suporte. Neji e Hinata são os personagens mais relevantes do clã, mas mesmo eles tiveram arcos mais curtos e com menor impacto na trama geral. A luta de Neji contra Naruto nos exames Chūnin e sua morte na Quarta Guerra Ninja são pontos altos — mas isolados.
Apesar do Byakugan ser considerado um dos três grandes dōjutsus, ele foi pouco desenvolvido:
- Suas habilidades não evoluem como as do Sharingan;
- Poucos jutsus próprios foram mostrados;
- O clã Hyūga raramente teve influência política ou militar relevante na história;
- E o “segredo” do ramo principal e secundário do clã foi usado uma única vez como elemento dramático.
Além disso, o próprio Kishimoto já comentou em entrevistas que o foco acabou se centralizando nos Uchiha por conta da popularidade de Sasuke e da profundidade de temas como vingança, lealdade e destino que ele pôde explorar através deles.
Por fim, o clã Hyūga nunca teve o mesmo destaque que os Uchiha porque a narrativa de Naruto escolheu desenvolver seus conflitos principais em torno do clã de Sasuke, que estava envolvido em praticamente todos os grandes eventos da série. Embora os Hyūga tenham potencial e um estilo de luta interessante, sua função ficou restrita ao plano secundário, sem espaço para crescimento contínuo ou relevância política. Isso os tornou importantes, mas não centrais.
Confira também:
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime.
Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Enquanto isso, a Akatsuki começa sua busca pelas Bijuus e o mundo ninja está prestes a enfrentar a maior crise que já viu em sua história.
Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.
Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll.