Sendo um dos eventos mais importantes da história principal de Naruto, o Massacre Uchiha ainda hoje gera bastante debate dentro do fandom da franquia, especialmente sobre as possibilidades que existiriam para evitar esse trágico evento.
Assim, um dos argumentos que muitos fãs ainda se questionam é o motivo de nenhum Uchiha ter tentado utilizar o Izanagi ou Izanami para impedir Itachi e Obito. Caso você não esteja lembrado, o Izanagi e Izanami são duas técnicas ilusórias exclusivas dos portadores do Sharingan e extremamente poderosas.
Enquanto o Izanami é uma técnica que deixa o alvo preso em um ciclo infinito de repetições até que reconheça as consequências das suas ações, o Izanagi permite que o usuário quebre as barreiras entre a realidade e a ilusão, fazendo com que qualquer lesão ou ferimento fatal seja “transformado” em ilusão.
No entanto, mesmo que essas duas técnicas pudessem ser utilizadas por qualquer Uchiha portador do Sharingan, uma minoria do clã sabia da sua existência e menos ainda tinham capacidade de utilizá-las. Um grande exemplo disso é o próprio Sasuke, que só foi entender melhor como essas técnicas funcionavam após a explicação de Itachi na batalha contra Kabuto.
Além disso, vale lembrar também que o Massacre foi feito de forma inteiramente silenciosa, com Itachi e Obito sendo dois dos Uchihas mais poderosos da época e assassinando os membros do clã sem que eles tivessem qualquer oportunidade para entender a situação ou tentar reagir.
O único que talvez pudesse confrontar Itachi era justamente Fugaku, mas ao perceber a decisão que o seu filho tinha tomado e que praticamente todo clã já havia sido morto, ele apenas aceitou o seu destino.
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.
Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta. Já o mangá de Naruto é publicado no Brasil pela Panini.