Este é o motivo pelo qual nem Hinata nem Neji despertaram o Tenseigan em Naruto Shippuden

Naruto Shippuden foi um dos animes mais marcantes da última década com seus 500 episódios. Nele, vimos o desenvolvimento de diversos personagens apresentados em Naruto clássico, e a maioria deles ganhou novos poderes. Uma das personagens que acabou negligenciada entretanto foi Hinata Hyuga, que poderia ter ganho um novo jougan, o Tenseigan.

Por que ela não ganhou este olho? Hoje, exploraremos um pouco sobre essa possibilidade.

Atenção: falaremos sobre spoilers de Boruto: Naruto Next Generations abaixo. Você foi avisado!

Antes de falarmos sobre a Hinata e sobre Neji em si, falemos um pouco sobre o Tenseigan. Este é um dos doujutsu mais fortes do universo de Naruto Shippuden. Hamura Otsutsuki foi o primeiro a despertá-lo. O Tenseigan é a forma evoluída do Byakugan assim como o Rinnegan é a do Mangekyou Sharingan. Hamura usou seu grande poder para trazer estabilidade à lua.

O Tenseigan dá ao usuário a capacidade de controlar as forças tanto atrativas quanto repulsivas, similar ao que Rinnegan faz, como foi demonstrado por Nagato Pain. Ele também permite que o usuário entre no modo de chakra do Tenseigan, o que garante ao usuário um aumento na velocidade, poder, força, durabilidade e reflexos. Ele pode até mesmo restaurar um planeta destruído, além de ser capaz de mover a lua em direção à Terra e criar um grande golem. Ou seja, ele é extremamente poderoso.

Para despertar o Tenseigan, entretanto, o processo é bastante trabalhoso. O primeiro requisito necessário para despertar este novo olho é o chakra de Hamura Otsutsuki e a segundo é o Byakugan. Toneri Otsutsuki, sendo descendente de Hamura e tendo seu chakra, foi capaz de despertar o Tenseigan quando ele implantou o Byakugan de Hanabi em si mesmo.

Teoricamente, Hinata teria os dois requisitos para isso. Como vocês devem lembrar, no filme Naruto: The Last, ficou sugerido que Hinata recebeu um pouco do chakra de Hamura. No filme, os descendentes de Hamura Otsutsuki pedem que Hinata impeça Toneri de destruir a Terra e dizem que Hamura queria proteger a Terra e não destruí-la.

A maior parte dos fãs pensam que a Hinata recebeu o chakra de Hamura e por isso foi capaz de acabar com o caos causado por Toneri e ainda fazê-lo perceber que Hamura nunca quis destruir a Terra, mas na verdade proteger o planeta natal dela e de Naruto. No final, Hinata conseguiu destruir o Tenseigan de Toneri, o que nos leva à questão inicial: se ela recebeu o chakra de Hamura, como é que ela não conseguiu despertar o Tenseigan?

A resposta é que ela não recebeu nenhum aumento de poder dos descendentes de Hamura. Na verdade, ela conseguiu destruir o Tenseigan de Toneri por ser uma integrante do clã dos Hyuga. Para destruir um Tenseigan, é necessário que você seja um Hyuga, já que qualquer pessoa que não possua um Byakugan tem sua energia drenada quanto encosta no Tenseigan.

Ou seja, no final das contas, Hinata não precisou da força de Hamura par destruir o Tenseigan, apenas ser uma membro dos Hyuga, então, no final das contas, ela nunca recebeu o chakra de Hamura para conseguir despertar este olho.

Esta é a razão pela qual Hinata não foi capaz de despertar o Tenseigan. Também é a razão pela qual outros membros do clã Otsutsuki que tem o Byakugan assim como Kinshiki Otsutsuki e Momoshiki Otsutsuki não foram capazes de evoluir seu Byakugan para o Tenseigan porque mesmo que eles sejam membros do clã Otsutsuki, eles não possuem o chakra de Hamura.

Já Neji, obviamente não despertou o Tenseigan pois ele já havia morrido na época dos acontecimentos do filme Naruto: The Last. Será que Himawari conseguirá fazer o que a mãe não conseguiu?

Eric Arraché

Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.