Hashirama Senju, o Primeiro Hokage, foi o ninja mais poderoso de sua época e rival direto de Madara Uchiha. Apesar de ter vencido Madara em diversos confrontos, incluindo o famoso duelo no Vale do Fim, Hashirama nunca chegou a matar Madara de forma definitiva — mesmo tendo várias oportunidades para isso. A explicação para essa escolha envolve principalmente a personalidade de Hashirama e sua visão sobre a paz.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Hashirama e Madara foram amigos de infância, sonhando juntos com um mundo onde crianças não precisassem morrer em guerras. Mesmo após se tornarem inimigos em lados opostos — Senju e Uchiha — Hashirama manteve o respeito e o desejo de reconciliação. Quando fundaram Konoha juntos, Hashirama acreditava que podiam criar um novo caminho para os clãs.
Mesmo após Madara romper com a vila e tentar tomar o controle à força, Hashirama hesitava em matá-lo. Durante o confronto final no Vale do Fim, Hashirama apenas o derrotou, acreditando que Madara havia morrido em combate. O próprio Madara fingiu sua morte e desapareceu, continuando seus planos secretamente.
Hashirama sempre priorizou o diálogo e acreditava que a paz só seria possível através da união e do entendimento entre os clãs. Ele via Madara como alguém que poderia ter sido um aliado essencial nesse processo. Matar Madara significaria matar um símbolo de uma era que ele ainda acreditava poder transformar. Por isso, hesitou até o fim em dar o golpe fatal, mesmo após repetidas traições.
A consequência dessa decisão
Ao não destruir Madara completamente, Hashirama permitiu que ele escapasse e desse continuidade ao plano do Tsukuyomi Infinito. Essa decisão acabou tendo consequências duradouras para o mundo ninja, culminando na Quarta Guerra Ninja. Ainda assim, ela reflete o idealismo de Hashirama e sua crença em mudar o mundo sem exterminar seus oponentes.
Por fim, Hashirama não matou Madara quando teve a chance porque acreditava na possibilidade de redenção do amigo e em um futuro de paz. Sua postura idealista e esperançosa marcou seu legado como Hokage, mas também abriu caminho para eventos que ele não pôde prever.
Confira também:
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime.
Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Enquanto isso, a Akatsuki começa sua busca pelas Bijuus e o mundo ninja está prestes a enfrentar a maior crise que já viu em sua história.
Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.
Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll.