A estreia de Demon Slayer: Castelo Infinito no Brasil chamou atenção não apenas pelo sucesso de bilheteria, mas também pela sua classificação indicativa de 18 anos. A decisão pegou muitos fãs de surpresa, principalmente porque grande parte do público da franquia é formada por adolescentes. Mas afinal, o que levou o Ministério da Justiça e Segurança Pública a restringir a faixa etária do filme?
- Demon Slayer Castelo Infinito – Todos os caçadores do filme
- Demon Slayer Castelo Infinito – Diferenças entre o mangá e o filme
- Onde está Nezuko durante o filme do Castelo Infinito em Demon Slayer
Menores de 18 podem assistir a Demon Slayer: Castelo Infinito acompanhados?
Apesar da classificação oficial, existe uma flexibilização prevista em lei. Jovens de 16 e 17 anos podem assistir ao filme, desde que estejam acompanhados por um responsável legal ou apresentem autorização por escrito assinada pelos pais ou tutores. Já menores de 16 anos não podem assistir de forma alguma, mesmo com acompanhantes. Essa regra vale para todos os cinemas do país, e os estabelecimentos são obrigados a cumpri-la.
Diferença entre 16 e 18 anos
A classificação de 16 anos já permite a exibição de conteúdos pesados, como violência gratuita, tortura, suicídio, consumo e tráfico de drogas e até crimes sexuais. Já a de 18 anos é exclusiva para obras que fazem apologia à violência, ao uso de drogas ou que apresentam sexo explícito. Por isso, muitos consideraram estranho o filme ter recebido a nota máxima, já que, à primeira vista, Demon Slayer se encaixaria melhor na faixa de 16 anos.
Possíveis motivos da decisão
A justificativa oficial não foi detalhada, mas a classificação provavelmente está relacionada ao nível gráfico das batalhas, ao excesso de sangue e mutilações, além da intensidade emocional das cenas. Outro ponto pode estar no modo como os vilões são retratados. Apesar de claramente malignos, os onis têm histórias complexas e ambíguas, o que pode ter pesado na avaliação do impacto que essas nuances teriam sobre adolescentes mais novos.
A polêmica da classificação
Para muitos, colocar Demon Slayer: Castelo Infinito como impróprio para menores de 18 anos é um exagero, já que o anime sempre foi voltado para o público jovem-adulto e nunca relativizou a violência dos demônios. Ainda assim, como a decisão foi mantida mesmo após recurso da Sony Pictures, a recomendação é que quem comprou ingresso na pré-venda e não poderá assistir verifique diretamente no site do cinema as instruções para reembolso.
No fim, a dúvida sobre por que Demon Slayer: Castelo Infinito é para maiores de 18 anos continua gerando debate entre fãs e especialistas. E você, acha justa essa decisão ou considera que o filme deveria estar na faixa de 16 anos? Deixe sua opinião nos comentários.