Embora One Piece seja uma história fictícia ambientada em um mundo fictício com personagens fictícios, isso não significa que não haja influência do mundo real nele. Pelo contrário, desde personagens inspirados por pessoas reais (por exemplo, o trio original de Almirantes é inspirado em atores japoneses reais) até lugares fictícios que se assemelham a lugares reais na Terra (por exemplo, Arabasta é semelhante ao Egito, enquanto Water 7 se parece com Veneza), há todo tipo de influência do mundo real nesta série.
O que discutiremos neste artigo, no entanto, não são pessoas nem lugares. Vamos falar sobre temas. E não são apenas temas comuns, vamos nos concentrar em alguns dos temas mais desagradáveis do mundo real explorados nesta série de longa data. Então, vamos começar, certo?
Preconceito Racial e Ódio Herdado
One Piece é uma série que possui um mundo vasto, rico e vibrante. Mas, embora haja tantos lugares maravilhosos que merecem ser mencionados em One Piece, a característica mais única deste mundo fictício é o fato de que existem tantas raças diferentes de pessoas que vivem nele. Além dos seres humanos, há também uma raça de Gigantes, pessoas bestas, homens-peixe, humanos que têm articulações extras em seus membros e muitos outros. Na verdade, eles são mais parecidos com diferentes “espécies” do que “raças”, mas, por uma questão de clareza e concisão, vamos usar o termo “raça” pelo restante deste artigo.
Com um grupo tão diversificado de pessoas, uma forma de racismo inevitavelmente existe em certas partes do mundo, particularmente em lugares totalmente controlados e habitados por seres humanos. E a raça que frequentemente se torna vítima desse racismo são os homens-peixe. Comparados às outras raças no planeta, a humanidade em One Piece parece olhar com mais desdém para essa raça em particular. Apesar de sua enorme força e da capacidade de viverem debaixo d’água, a maioria dos humanos parece vê-los como nada mais do que um grupo de peixes falantes. Essa visão terrível levou a incontáveis dores e sofrimentos de ambos os lados.
Infelizmente, assim como o racismo na vida real, as crianças também herdam o ódio de seus pais, criando assim uma cadeia multigeracional de ódio e racismo. Elas não têm problema algum com os homens-peixe, mas, graças aos seus pais e às pessoas ao seu redor, acabam se tornando racistas. Um ódio semelhante também é compartilhado pelos homens-peixe em relação aos humanos. Afinal, aqueles que experimentaram a crueldade dos humanos (como Arlong e sua tripulação) acabam odiando os humanos e inconscientemente espalham esse ódio para uma nova geração de homens-peixe que nunca tiveram nada a ver com os humanos (como Hody Jones e sua gangue). E assim continua a existir o ciclo de ódio e racismo até os dias de hoje.
Escravidão e Abuso de Poder
Na história de One Piece, a escravidão é basicamente um negócio. Os mercadores de escravos obtêm escravos de todas as fontes possíveis e depois os vendem para os Nobres Mundiais (também conhecidos como Dragões Celestiais). Uma pessoa pode se tornar escrava se não conseguir pagar suas dívidas ou se for capturada por um grupo de caçadores que depois os vendem para os mercadores de escravos. Os humanos comuns geralmente se tornam escravos devido à primeira razão, enquanto indivíduos especiais (pessoas fortes ou conhecidas) e pessoas de outras raças (gigantes, homens-peixe, etc.) se tornam escravos devido à segunda razão.
Ao contrário do racismo contra os homens-peixe que ocorre em todo o mundo, os Nobres e os mercadores de escravos adoram ter homens-peixe como escravos. Afinal, eles são muito mais poderosos do que os humanos comuns. Mas o escravo mais procurado de longe são as sereias. Os Nobres adoram sereias e farão qualquer coisa para tê-las como escravas, o que é fonte de conflitos em inúmeras ocasiões em One Piece. No entanto, quer você seja humano, homem-peixe ou de qualquer outra raça, uma vez que se torna escravo, o que o espera é uma vida de tortura e humilhação.
Então, por que o governo permite tais práticas desumanas existirem ainda nos dias de hoje? Bem, a verdade é que não apenas o Governo Mundial permite, mas também ajuda ativamente os Nobres a realizar seus desejos de possuir escravos. Afinal, os dragões celestiais são os descendentes diretos dos fundadores do Governo Mundial e devem ser protegidos a todo custo. É por isso que os Nobres agem como se fossem donos do mundo. Isso é um exemplo do abuso de poder que ocorre em One Piece.
Embora um governo que apoie ativamente o comércio de escravos já seja um grande problema para o mundo, há outro problema muito mais grave que aflige o Governo Mundial, que poucas pessoas conhecem. Uma atrocidade oculta chamada censura extrema.
Como o único órgão governante do mundo e aquele que controla o maior poder militar do planeta (a Marinha), o Governo Mundial decide quais informações são divulgadas ao público. Essa é a razão pela qual o resto do mundo não sabe nada sobre o comércio de escravos no Arquipélago Sabaody. É verdade que eles permitem certa liberdade de imprensa para empresas jornalísticas como a de “Big News” Morgans. No entanto, para certas informações, especialmente aquelas que podem pintar uma imagem negativa sobre eles e os dragões celestiais, eles são os que controlam a narrativa.
Para o Governo Mundial, as informações mais proibidas são aquelas relacionadas ao Século Vazio. Esqueça apenas falar sobre isso, eles usarão todo o poder da Marinha contra aqueles que tentarem pesquisá-lo. Foi exatamente o que aconteceu com o povo de Ohara e o que está acontecendo atualmente com o Dr. Vegapunk. Apesar de suas décadas de lealdade e das inúmeras contribuições que Vegapunk fez para o Governo Mundial, assim que descobriram que ele estava pesquisando o Século Vazio, eles enviaram uma frota inteira de Marines, incluindo CP0 e um Almirante, até sua porta. Prontos para matá-lo à vista. Isso é até onde eles chegarão para censurar as pessoas. Este é o inegável sinal de um Governo Autoritário em One Piece.
Confira também:
- One Piece – Todas as Sagas, Arcos e Episódios do anime
- Os 70 personagens mais importantes de One Piece
- One Piece – Todos os filmes já lançados