InícioAnimeOs lugares do mundo real que inspiraram Oda na criação de One...

Os lugares do mundo real que inspiraram Oda na criação de One Piece

PUBLICIDADE

A série One Piece é conhecida por sua elaborada construção de mundo e cenários intrigantes, ambos os quais permitem ao mangaka Eiichiro Oda uma grande liberdade criativa. Estes servem como pano de fundo para as sagas, estabelecendo o tom e permitindo a introdução de novos elementos e temas.

PUBLICIDADE

Para criar este universo elaborado e detalhado, Oda frequentemente encontra inspiração em lugares do mundo real, que ele então elabora e adapta para se encaixar na história. Um exemplo comumente citado disso é como tanto Wano quanto Arabasta são baseados, respectivamente, no Japão do Período Edo e no Egito Antigo, mas esses não são os únicos paralelos. Na verdade, One Piece está repleto de referências diretas a marcos famosos, muitos dos quais foram identificados com entusiasmo por fãs de todo o mundo.

Water 7 e Dressrosa Foram Ambos Inspirados na Itália e Espanha

Os lugares do mundo real que inspiraram Oda na criação de One Piece

PUBLICIDADE

Oda encontra inspiração para as ilhas de One Piece em países de todo o mundo, e o Sul da Europa não é exceção a isso. Na verdade, a Itália e a Espanha inspiraram, respectivamente, Water 7 e Dressrosa, com Water 7 sendo baseada em Veneza, e Dressrosa se inspirando no Parque Güell da Espanha.

As semelhanças entre Veneza e Water 7 de One Piece são evidentes. Assim como é o caso de Water 7, Veneza é construída sobre a água e é suscetível a marés altas e inundações. As pessoas usam canais para se deslocar entre os lugares, e as pequenas ilhas são conectadas por um sistema de pontes que permitem que os pedestres se movam.

Por outro lado, a conexão entre Dressrosa e o Parque Güell pode ser mais difícil de detectar para aqueles que não visitaram esse destino, mas é óbvia para quem já esteve lá e as compara. O estilo arquitetônico característico de Antoni Gaudí está presente em toda a saga Dressrosa, juntamente com os jardins exuberantes e o uso de azulejos característicos, fazendo uma clara referência a este parque muito distinto.

Inglaterra e França Inspiraram Alguns dos Reinos Mais Suntuosos de One Piece

Os lugares do mundo real que inspiraram Oda na criação de One Piece

Dois locais no mundo de One Piece tiram inspiração da Inglaterra e da França. Estes são o Reino de Rommel, claramente inspirado em Londres, e Mary Geoise, que faz referência ao Château de Chambord na França. O Reino de Rommel apresenta a arquitetura clássica de Londres e uma torre que lembra muito o Big Ben, enquanto a elegante arquitetura de Mary Geoise é uma clara referência ao Renascimento Francês.

Em ambos esses casos, esses marcos do mundo real inspiraram não apenas o cenário, mas também os temas. Rommel introduz a história de Hakuba, um serial killer que faz referência ao Jack, o Estripador de Londres, e é responsável por atacar pessoas em toda a cidade. Mary Geoise, por outro lado, é lar dos Nobres Mundiais, que se baseiam na aristocracia francesa. Como o Château de Chambord é uma das mansões nobres mais famosas da França, é uma referência adequada que destaca os estilos de vida luxuosos e privilegiados compartilhados por ambos os grupos.

PUBLICIDADE

Asbestos e Smokey Mountain no Mundo de One Piece

No universo de One Piece, o Terminal Cinza é um testemunho tanto da atitude tóxica dos governantes do Reino de Goa quanto da subsequente extrema pobreza nesses territórios. Este local trágico é uma cidade de lixo, inspirada no Smokey Mountain do mundo real nas Filipinas. Conhecido como os bairros pobres de Manila, este chamado monte é composto por mais de dois milhões de toneladas métricas de resíduos e recebe seu nome dos frequentes incêndios causados pelo lixo inflamável em decomposição.

Outro exemplo de Oda tirando inspiração de uma realidade triste do mundo real foi o caso de Asbestos, uma cidade canadense nomeada após a substância Asbestos que serviu de base para Flevance de One Piece. Assim como Flevance recebeu o apelido de “Cidade Branca” devido ao Toxic Amber Lead que era extraído lá, Asbestos já foi o lar de uma das maiores minas de amianto e recebeu seu nome daí.

PUBLICIDADE

Da mesma forma que aconteceu em Flevance, o governo canadense e as empresas envolvidas na mineração mentiram sobre os efeitos negativos à saúde da mineração do mineral, levando a altas taxas de câncer em sua comunidade até hoje.

A Pedra do Elefante da Islândia no Mundo de One Piece

Como One Piece é peculiar por natureza, Oda frequentemente tira inspiração de locais incomuns e fascinantes que encontra. Um desses marcos pode ser encontrado na Islândia e inspirou uma ilha igualmente estranha no mundo de One Piece.

PUBLICIDADE

Este lugar é a Pedra do Elefante da Islândia, uma grande massa em forma de elefante que provavelmente inspirou Zunesha, o elefante que carrega a civilização Zou em suas costas.

A variedade de locais garante que os fãs nunca fiquem entediados com o mundo de One Piece. O detalhe e o cuidado colocados neste mundo são um testemunho da habilidade de Oda como mangaka, e sua capacidade de tirar inspiração do mundo real e adaptá-la para atender às necessidades da história mostra tanto grande criatividade quanto previsão.

A comunidade de One Piece está empolgada para ver para onde os Chapéus de Palha viajarão em seguida, e muitos fãs esperam que, conforme afirmado, uma vez que eles escapem da Ilha Cabeçuda, eles seguirão para Elbaf.

PUBLICIDADE

One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, e da tripulação deles, os Piratas do Chapéu de Palha.

Ao todo, o anime conta com mais de 1000 capítulos, e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.

De longe, uma das melhores características deste anime são as Sagas de One Piece, que constantemente puxam elementos introduzidos centenas de capítulos para trás e mostram como essa é uma história ambiciosa e bem pensada.

PUBLICIDADE

Atualmente, o anime está partindo para o arco de Egghead, após a conclusão de Wano e Luffy finalmente tornar-se um dos quatro Yonkou após vencer Kaidou em um combate épico.

A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português ou na Netflix com as primeiras grandes sagas dubladas.

Já o mangá de One Piece é publicado no Brasil pela Panini e você pode comprá-lo aqui.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.