Piratas têm sido uma presença constante na cultura popular ao longo dos anos, com suas representações em diversas formas de mídia ficcional criando arquétipos e estereótipos que ressurgem de várias maneiras. Desde o icônico estandarte naval Jolly Roger até os tropos como tapa-olhos e membros faltantes, as histórias sobre piratas fictícios têm uma herança que se estende de “Ilha do Tesouro”, de Robert Louis Stevenson, até ofertas mais recentes, como a franquia “Piratas do Caribe” da Disney.
Quando se trata de representações de piratas nos meios de anime e mangá japoneses, o primeiro nome que vem à mente é, naturalmente, “One Piece” de Eiichiro Oda. No entanto, piratas foram destaque nesses meios muito antes de Monkey D. Luffy iniciar sua aventura para se tornar o próximo Rei dos Piratas. Além do tipo tradicional de pirata marítimo, os meios de anime e mangá até incluíram piratas espaciais, em séries que tendem aos gêneros de faroeste sci-fi e ópera espacial.
Melhores Mangás Sobre Piratas
Nesse contexto, aqui estão alguns dos melhores mangás sobre piratas que já foram lançados.
1. Space Pirate Captain Harlock
Como uma das séries de maior sucesso no renomado trabalho de Leiji Matsumoto, “Space Pirate Captain Harlock” foi um grande jogador no advento dos mangás de ópera espacial e faroeste espacial nos anos 1970. Ambientado no futuro, durante o ano 2977 d.C., a série retrata a humanidade como uma civilização espacial que se tornou suscetível ao tédio e ao desespero, muitas vezes devido a ser conquistada por poderosos invasores alienígenas.
Dentro deste contexto, o Capitão Harlock é apresentado como uma figura rebelde: um pirata espacial que se recusa a desistir de seus princípios, que consistem em uma visão de mundo individualista, um nobre senso de dever e uma coragem total diante da morte. Desde sua primeira aparição no mangá original, as aventuras do Capitão Harlock foram adaptadas para uma série de anime, vários filmes de anime, bem como um filme live-action.
2. Cobra
Tendo exercido uma enorme influência mesmo além do reino de anime e mangá, “Cobra” é uma obra seminal no gênero faroeste espacial e alcançou um incrível grau de sucesso doméstico e internacional para sua época. A série até inspirou o humor e os cenários de “Cowboy Bebop” e “Space Dandy”, de Shinichiro Watanabe, bem como o tom e estilo de “City Hunter”, de Tsukasa Hojo.
Além disso, um aspecto do design do protagonista titular ajudou a moldar a aparência de Guts, do aclamado mangá de fantasia sombria “Berserk”, de Kentaro Miura. Inicialmente, “Cobra” segue um ex-pirata espacial com o mesmo nome, armado com um canhão de energia controlado pela mente embutido em seu braço esquerdo. Acompanhando suas aventuras para escapar de seus antigos inimigos, a série equilibra de forma inteligente ação e comédia, com designs de personagens marcantes que têm exercido um impacto duradouro em outras franquias.
3. Outlaw Star
Ambientado em um período fictício da história humana conhecido como “Era das Estrelas”, onde a viagem mais rápida que a luz é possível, “Outlaw Star” segue um grupo de piratas espaciais a bordo de uma nave estelar de mesmo nome, liderado por um caçador de recompensas conhecido como Gene Starwind. Em essência, a história vê a tripulação embarcar em uma viagem para encontrar um tesouro mítico no espaço conhecido como a “Linha Ley Galáctica”.
Como o primeiro lançamento da franquia, o mangá teve um total de 21 capítulos, durante os quais a adaptação para anime pela Sunrise estreou e foi concluída. Embora o ritmo e a trama da série tenham sido criticados, seu tom, premissa e estilo de arte distinto conquistaram muitos críticos, especialmente em termos de como navega bem entre os lados mais leves e mais sombrios do espectro.
4. Black Lagoon
Uma das séries mais voltadas para o público adulto nesta lista, “Black Lagoon” é uma história sombria e violenta sobre um grupo de mercenários piratas conhecido como Companhia Lagoon, operando na cidade fictícia de Roanapur, no sudeste asiático da Tailândia. Um thriller cheio de negócios obscuros, traições e muitos tiroteios explosivos, esta série não é para os fracos de coração.
No centro da narrativa de “Black Lagoon” está a complexa relação entre Revy, a principal atiradora do grupo, e Rock, um ex-salariado que foi originalmente sequestrado pela tripulação, mas depois se juntou a eles como negociador e rosto profissional. Em suas muitas missões, o grupo muitas vezes se encontra em conflitos de várias escalas, que os forçam a lidar com seus demônios internos e passados problemáticos.
5. One Piece
O mangá de piratas por excelência que todos os outros tentaram emular desde seu lançamento, “One Piece” é um gigante dentro das indústrias de anime e mangá, tendo alcançado a distinção de ser a série de mangá mais vendida da história. Com mais de 1100 capítulos publicados e uma execução que durou mais de um quarto de século, a obra-prima de Eiichiro Oda redefiniu o mangá shonen ao longo de várias décadas.
Reverenciado por seu intrincado lore, construção de mundo, ação exagerada, humor absurdo e desenvolvimento de personagens nuançado, “One Piece” segue a jornada de Monkey D. Luffy, um jovem pirata que comeu a Fruta do Diabo Gomu Gomu no Mi, que lhe deu o poder de transformar seu corpo em borracha. Acompanhando o esforço de Luffy para encontrar o lendário tesouro conhecido como “One Piece” e alcançar seu sonho de se tornar o próximo rei dos piratas, a série o vê reunir uma tripulação de aliados confiáveis enquanto tenta alcançar a ilha final da Grande Linha — que é o mar mais perigoso do mundo.
Esses mangás não apenas capturam a essência das histórias de piratas, mas também expandem o conceito, levando os fãs em jornadas inesquecíveis através de mares desconhecidos e galáxias distantes.