O capítulo 1167 de One Piece e as falas de Loki no capítulo 1152 reconfiguram a hierarquia de poder do universo criado por Eiichiro Oda. O suposto feito de Loki ao derrotar Harald, um dos personagens mais poderosos da história, não apenas fortalece sua posição, como também sugere indiretamente que Shanks superou Gol D. Roger.
A introdução dos Cavaleiros de Deus e dos Contratos Divinos adicionou um novo nível de ameaça. A revelação de que Harald teria se tornado um “Espada Devota de Deus”, com possíveis poderes de imortalidade, reforça o impacto da derrota causada por Loki. E como Shanks foi capaz de capturar Loki seis anos atrás, isso coloca o Ruivo acima de todos os nomes lendários até então.
Loki venceu Harald, o que nem Rocks conseguiu
Harald não era apenas um rei gigante, mas um descendente direto da linhagem dos antigos gigantes, o que o tornava ainda mais poderoso que os guerreiros comuns de Elbaf. Segundo o que foi revelado, Rocks D. Xebec, considerado um dos personagens mais perigosos da série, lutou contra Harald diversas vezes — e todas as lutas terminaram em empate.
No entanto, Loki teria conseguido matar Harald, mesmo após este ter recebido o Contrato do Abismo (Shallows Covenant), um pacto que pode ter concedido regeneração ou imortalidade. No capítulo 1152, Loki afirma que já enfrentou os Cavaleiros de Deus e sabe que pode vencê-los, o que reforça a teoria de que ele utilizou Haki do Conquistador para neutralizar a vantagem divina de Harald.
Se Loki superou Rocks e derrotou alguém que nem Roger conseguiu vencer por completo, Shanks ter capturado Loki posteriormente é ainda mais impressionante.
Shanks superou o legado de Roger

Shanks foi pupilo direto de Gol D. Roger, mas nunca vimos o Rei dos Piratas vencer um oponente com as características de Harald. No caso de Rocks, a derrota só foi possível graças à intervenção conjunta de Roger, Garp e Garling Figarland — sendo este último o responsável pelo golpe final.
Agora, com as conexões de Loki à imortalidade e à linhagem dos gigantes, o fato de Shanks tê-lo capturado sozinho seis anos atrás representa uma conquista sem precedentes. Esse feito sugere que Shanks superou:
-
Loki, que derrotou Harald;
-
Rocks, que nunca venceu Harald;
-
Roger, que nunca enfrentou alguém com os poderes de um Cavaleiro de Deus;
-
Harald, um gigante aprimorado por Imu;
-
E até mesmo Garling, seu suposto pai biológico, cuja força foi superada no passado por escolhas narrativas e políticas.
Confira também:
- One Piece – Todas as Sagas, Arcos e Episódios do anime
- Os 70 personagens mais importantes de One Piece
- One Piece – Todos os filmes já lançados
- Todas as lutas de One Piece
One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, e da tripulação deles, os Piratas do Chapéu de Palha.
Ao todo, o anime conta com mais de 1000 capítulos, e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.
De longe, uma das melhores características deste anime são as Sagas de One Piece, que constantemente puxam elementos introduzidos centenas de capítulos para trás e mostram como essa é uma história ambiciosa e bem pensada.
Atualmente, o anime está partindo para o arco de Egghead, após a conclusão de Wano e Luffy finalmente tornar-se um dos quatro Yonkou após vencer Kaidou em um combate épico.
A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português ou na Netflix com as primeiras grandes sagas dubladas.
