O arco de Elbaf trouxe à tona um dos maiores mistérios da narrativa de One Piece ao confirmar que Shanks é o único que pode ser chamado de Filho do Destino. Embora esse título tenha sido mencionado discretamente em flashbacks, os últimos capítulos do mangá revelaram como suas ações impactaram diretamente o curso da história desde antes do início da jornada de Luffy.
O passado de Shanks e seu impacto no mundo

No capítulo 1167, a história volta ao passado e mostra Shanks em Mary Geoise, onde ele consegue escapar da vigilância dos Dragões Celestiais para libertar Fisher Tiger, além de Boa Hancock e suas irmãs. Esses atos de rebeldia silenciosa contra o Governo Mundial marcaram o começo de uma série de eventos que moldariam a nova geração de piratas. É revelado que tudo foi feito sob um plano muito bem articulado, mostrando que desde jovem, Shanks já agia com consciência de seu papel maior no mundo.
Ele também esteve presente em God Valley, momentos antes do confronto que selaria o destino de Rocks D. Xebec. Após a morte de Xebec, Shanks volta à sua família e passa a operar nos bastidores do Governo Mundial, aproximando-se dos Cavaleiros Sagrados como forma de entender melhor os mecanismos de poder por trás do mundo de One Piece.
Shanks salvou os pilares da nova era

Se Luffy é o protagonista da era atual, Shanks é quem pavimentou esse caminho. Ele foi responsável por garantir que o Gomu Gomu no Mi caísse nas mãos de Luffy e também foi quem salvou a Ilha dos Homens-Peixe indiretamente, ao libertar Fisher Tiger e Hancock. O arco de Elbaf deixa claro que essas ações não foram acidentais — Shanks compreendia a importância do ciclo de ódio e queria quebrá-lo de forma silenciosa.
Gaban, antigo membro dos Piratas do Roger, chega a chamá-lo de “Filho do Destino”, um termo que não é usado por acaso. Ele sabia que Shanks carregava um propósito maior — não apenas pela sua força, mas por sua capacidade de mudar o rumo das pessoas e das eras. Mesmo em Marineford, ele chega no momento exato para encerrar a guerra e impedir que a destruição se tornasse ainda maior.
O que significa ser o Filho do Destino em One Piece?
Ao longo da história, One Piece apresentou vários personagens destinados a grandes feitos — Luffy, Ace, Sabo, entre outros. Mas Shanks é diferente. Ele não busca protagonismo, mas sempre surge nos momentos em que o mundo precisa de uma mudança de rota. A revelação recente é que, mesmo sendo de origem nobre — possivelmente ligado diretamente à linhagem dos Dragões Celestiais —, ele rejeita o poder opressor e trabalha silenciosamente para desmontá-lo.
A ideia de que Shanks pode ser o verdadeiro rival de Imu ganha força, especialmente considerando que ele representa um equilíbrio entre o mundo dos piratas e a elite mundial. Sua origem misteriosa, conexão com o tesouro de Laugh Tale e influência sobre figuras como os Gorosei indicam que seu papel na saga final será tão importante quanto o de Luffy.
Confira também:
- One Piece – Todas as Sagas, Arcos e Episódios do anime
- Os 70 personagens mais importantes de One Piece
- One Piece – Todos os filmes já lançados
- Todas as lutas de One Piece
One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, e da tripulação deles, os Piratas do Chapéu de Palha.
Ao todo, o anime conta com mais de 1000 capítulos, e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.
De longe, uma das melhores características deste anime são as Sagas de One Piece, que constantemente puxam elementos introduzidos centenas de capítulos para trás e mostram como essa é uma história ambiciosa e bem pensada.
Atualmente, o anime está partindo para o arco de Egghead, após a conclusão de Wano e Luffy finalmente tornar-se um dos quatro Yonkou após vencer Kaidou em um combate épico.
A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português ou na Netflix com as primeiras grandes sagas dubladas.
