Os planos iniciais de Oda para Marineford eram muito diferentes em One Piece. Quando Ace foi transportado de Impel Down para a sede da Marinha, Oda ainda não havia tomado a decisão que mudaria completamente o rumo da história de Ace.
Quando Ace foi apresentado pela primeira vez, Oda deixou claro que ele era o irmão mais velho de Luffy. Aos poucos, os fãs também conheceram a outra família de Luffy. Após os eventos do arco Enies Lobby, ficou claro que Garp era na verdade o avô de Luffy, apesar de trabalhar na Marinha, e eles tinham um relacionamento caloroso e saudável um com o outro, na maior parte do tempo.
Oda revela uma grande mudança que ele fez logo antes do arco de Marineford em One Piece
Assim como Garp, Luffy descobriu sobre seu pai. Garp revelou que o pai de Luffy era o líder do Exército Revolucionário e um dos homens mais perigosos do mundo, Monkey D. Dragon. Portanto, a história começou a focar mais na família de Luffy.
Pouco depois, Garp apareceu um pouco mais na história do que o habitual e muitas coisas foram reveladas sobre Dragon também. Naturalmente, os fãs assumiriam que Ace também é filho de Dragon. Isso foi sugerido especialmente quando Garp conheceu Ace.
Durante sua breve conversa quando Ace estava em Impel Down, ele insinuou que não queria ter nada a ver com seu pai e que apenas adotou o nome de sua mãe quando partiu para o mar. Isso sugeriu que Ace tinha rancor de Dragon, no entanto, os fãs não sabiam que o pai de Ace era outra pessoa completamente diferente.
Como Oda mudou seus planos para Ace
Antes de começar Marineford, Oda perguntou ao seu editor como ele se sentiria se Ace acabasse sendo filho do falecido Rei dos Piratas, Gol D. Roger. A reação que ele obteve de seu editor foi boa o suficiente para que ele prosseguisse com essa decisão. Isso significa que Oda inicialmente não pretendia que Ace fosse filho de Roger. Na verdade, essa foi uma decisão de última hora de Oda e ela alterou completamente a história tanto do arco de Marineford quanto do personagem Portgas D. Ace. Essa informação foi divulgada em One Piece pouco antes da execução de Ace. Sengoku anunciou para o mundo inteiro como Ace foi criado. Ele revelou para o mundo que Rouge conseguiu mantê-lo em seu ventre por 20 meses. Também foi revelado que Ace na verdade nasceu no South Blue em uma ilha chamada Baterilla. Ele eventualmente foi encontrado por Garp, que havia prometido a Roger que criaria seu filho, pois a criança era inocente. Garp eventualmente levou Ace e teve Dadan criá-lo quando estava ocupado demais com seus deveres como Vice-Almirante da Marinha.
Embora essa linha de história fizesse todo o sentido e fosse muito bem escrita, não se pode negar que isso foi algo que Oda criou no último momento. Antes de Marineford, Oda decidiu manter o fato de que Ace era filho de ninguém menos que Dragon, pois isso fazia sentido naquele momento.
Como Marineford teria mudado
Se Oda tivesse seguido seu plano original, Marineford teria sido muito diferente. Também teria sido muito difícil para ele matar Ace se ele não fosse filho de Roger.
Barba Branca correu para ajudar Ace, já que considerava ele como seu filho, no entanto, se Ace fosse filho de Dragon, todos esperariam que Dragon também aparecesse. Isso é confirmado pelo próprio mangá, onde Ivankov diz a Luffy que Dragon nunca deixaria seu filho morrer e certamente agiria. Foi quando Luffy revela a Ivankov que Dragon não é o pai de Ace e que seu pai é Gol D. Roger. Isso surpreende Ivankov, no entanto, se Ace realmente fosse filho de Dragon, os fãs definitivamente teriam visto o Exército Revolucionário em Marineford.
O Exército Revolucionário então teria se juntado aos Piratas do Barba Branca, e derrotar duas das principais forças do mundo juntas teria sido impossível para a Marinha, por mais forte que fosse. Isso significaria que matar Ace seria quase impossível para Oda, e é provável que seja por isso que ele decidiu fazê-lo filho de Roger. Se Ace tivesse sobrevivido a Marineford, é provável que Luffy não tivesse passado pelo treinamento após o salto temporal e não se tornasse tão forte como é hoje. Oda teria que encontrar maneiras diferentes de fazê-lo mais forte e mudar o rumo da história para sempre. É claro que é sempre divertido especular sobre o que poderia ter sido, no entanto, no final, Oda decidiu fazer de Ace o filho de Roger e matá-lo para que Luffy pudesse crescer como um pirata.
Sabo em Marineford
Um dos aspectos mais intrigantes da história que os fãs teriam visto se Ace fosse filho de Dragon seria o reencontro dos três irmãos. Sabo já era membro do Exército Revolucionário quando a execução de Ace foi anunciada na sede da Marinha. Dragon eventualmente teria agido e aparecido para lutar contra a Marinha e se juntar a Barba Branca. Ao mesmo tempo, os fãs também teriam visto Sabo chegar à sede da Marinha. Foi aí que os três irmãos se reuniriam pela primeira vez desde a infância. Sem dúvida, esse teria sido um momento incrível para os fãs presenciarem.
Isso também teria afetado a chegada de Shanks em Marineford. Se os piratas e os revolucionários tivessem vencido a guerra, não haveria motivo para Shanks aparecer. Na verdade, a chegada de Shanks em Marineford também foi uma decisão de última hora que Oda tomou. Claramente, se não houvesse necessidade disso, Shanks certamente não teria aparecido.
Isso apenas mostra que uma simples decisão de Oda alterou completamente como Marineford se desenrolou. Os fãs certamente são gratos a Oda por ter escrito uma história incrível que termina com dor no coração tanto para Luffy quanto para eles, no entanto, é muito interessante ver que esse arco poderia ter sido completamente diferente se Oda tivesse decidido seguir seus planos originais.
Confira também
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, e da tripulação deles, os Piratas do Chapéu de Palha.
Ao todo, o anime conta com mais de 900 capítulos divididos em diversas sagas, e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.
A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português.