One Piece, de Eiichiro Oda, é um dos mangás mais incríveis já publicados na Shonen Jump. Com mais de duas décadas de existência, é surpreendente uma série manter a consistência como One Piece. Isso é uma das muitas razões pelas quais essa história é considerada o auge da ficção por muitos fãs.
Para aqueles que desfrutaram da jornada, não é surpresa que One Piece seja dividido em duas partes. A primeira parte foca na jornada de Luffy do East Blue para a Grand Line e o final da metade Paradise desse vasto oceano.
A segunda metade da série mostra Luffy indo para a outra metade da Grand Line, chamada de Novo Mundo. Essas duas partes da história são separadas por um salto temporal de 2 anos, que ocorre logo após a Guerra Paramount. Embora saltos temporais não sejam incomuns em anime e mangá, o salto temporal de 2 anos de Oda tem uma razão específica.
Os Eventos que Levaram ao Salto Temporal de One Piece
Quando se trata do salto temporal de One Piece, os fãs sabem que ocorreu após uma arco muito intenso em que Luffy tentava resgatar seu irmão. Essencialmente, o salto temporal de One Piece aconteceu após o arco da Guerra Summit, que viu Ace, após perder para o Barba Negra, sendo entregue ao Governo Mundial.
A data de execução de Ace foi marcada e, como resultado, ele precisava ser resgatado. Na ilha de Sabaody Archipelago, Luffy e os Piratas do Chapéu de Palha enfrentaram a aniquilação total nas mãos de Kuma. A tripulação foi separada, e Luffy, o capitão, acabou sendo enviado para a Amazon Lily. Lá, Luffy finalmente soube da data de execução de seu irmão e decidiu resgatá-lo.
Com a ajuda de Hancock, ele conseguiu se infiltrar com sucesso em Impel Down, onde sua tentativa de salvar o irmão falhou. No entanto, Luffy conseguiu libertar muitos prisioneiros e pegou um navio de guerra para Marineford, onde a execução deveria ocorrer.
Eventualmente, ele se juntou à Guerra Paramount, que viu o poderoso pirata Barba Branca colidir com toda a força do Governo Mundial, com a Marinha e os Shichibukai prontos para enfrentar essa incrível tripulação Yonko. No meio de tudo, Luffy foi jogado e ficou claro para os fãs que ele estava fora de sua profundidade. No entanto, Luffy perseverou e, de alguma forma, encontrou seu caminho até Ace, libertando-o com sucesso.
O Salto Temporal de 2 Anos de One Piece
Embora Luffy tenha conseguido libertar Ace com sucesso, sua alegria não durou muito, já que momentos depois, Ace acabou sacrificando sua vida para salvar o irmão mais novo do Almirante Akainu. Ele usou as costas para proteger Luffy de um soco que certamente teria tirado sua vida.
Ao fazer isso, Ace acabou morrendo, fazendo com que Luffy percebesse que ele era muito fraco para proteger aqueles que eram queridos para ele. Os fãs também tiveram um flashback detalhado sobre a própria vida de Luffy e aqui, viram que a razão de Luffy se tornar forte era para poder proteger aqueles que ama e mantê-los sempre por perto.
Claramente, Luffy tinha razões admiráveis para se tornar forte, e isso também se encaixava brilhantemente na realização de que, mesmo após todos esses anos, ele ainda era fraco. Como resultado, havia a necessidade de Luffy se tornar mais forte. Isso é algo que Oda destaca em sua mensagem.
Segundo Oda, o salto temporal de dois anos em One Piece ocorreu simplesmente porque ele acreditava que Luffy não era forte o suficiente para enfrentar os Yonko naquele momento. Oda sempre imaginou One Piece como uma história em que Luffy lutaria contra os poderosos Imperadores do Mar.
Quando o salto temporal aconteceu, Oda acreditava que essa pausa era necessária para que Luffy alcançasse esse nível. Luffy fazer um salto tão grande e derrotar um Imperador antes do salto temporal não faria absolutamente sentido. Como resultado, Oda precisava que Luffy se tornasse mais forte, e a oportunidade perfeita para isso foi proporcionada pela morte de Ace.
Isso garantiu que Luffy alcançasse o próximo nível como pirata e se tornasse forte o suficiente para garantir que nunca mais perdesse nada ou ninguém próximo a ele.
Felizmente para Luffy, Rayleigh, o braço direito do Rei dos Piratas, ofereceu-se para treiná-lo por 2 anos na ilha de Ruskaina. Luffy enviou uma mensagem para toda a sua tripulação, dizendo que se encontrariam na ilha de Sabaody após 2 anos e que precisavam ficar mais fortes. Assim, a base para o salto temporal foi estabelecida. Rayleigh acabou treinando Luffy nos caminhos do Haki e, felizmente, ele ficou muito forte após esse treinamento.
Por que 2 Anos?
Como a maioria dos fãs sabe, o salto temporal de One Piece durou 2 anos. Luffy e os Piratas do Chapéu de Palha foram separados em Sabaody, e 3 dias e 2 anos depois, eles se encontraram novamente nesta ilha, partindo para sua jornada no Novo Mundo. No entanto, esse período de 2 anos não foi um número arbitrário decidido por Oda. Essencialmente, a razão para Oda escolher um período de salto temporal de 2 anos está diretamente relacionada à personalidade de Luffy. No início de sua jornada como pirata, Luffy tinha 17 anos.
Esse número foi escolhido por Oda provavelmente porque 17 está basicamente no limite entre a idade adulta e a infância. Neste ponto, era inegável que Luffy eventualmente se tornaria um pirata maduro com o passar dos anos. No entanto, para Oda, a natureza infantil e a personalidade despreocupada de Luffy são aspectos essenciais de seu personagem.
Mais importante ainda, ele ainda queria que muitas pessoas ao redor do mundo se identificassem com Luffy sendo uma criança. Como tal, ele não queria que Luffy voltasse do salto temporal muito velho. Nas palavras de Oda, ele escolheu dois anos porque não queria tornar Luffy muito adulto quando ele retornasse.
Dessa forma, ter Luffy retornando aos 19 anos foi a solução perfeita para ele. Dessa forma, Luffy certamente estava mais maduro e forte do que antes, no entanto, ele não estava tão velho a ponto de o público que cresceu o assistindo se desconectar dele.
É seguro dizer que a decisão de Oda de ter um salto temporal de 2 anos foi perfeita. Luffy voltou mais forte do que nunca e, desde então, conquistou uma parte significativa da Grand Line. Luffy até derrotou um dos Yonko, Kaido, recentemente, e se tornou um Imperador do Mar.
Agora, ele está a apenas um passo de reivindicar o One Piece para si mesmo e se tornar o Rei dos Piratas. Os fãs estão ansiosos para ver seu sonho se tornar realidade, e parece estar cada vez mais próximo a cada capítulo que passa.
One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, e da tripulação deles, os Piratas do Chapéu de Palha.
Ao todo, o anime conta com mais de 1000 capítulos, e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.
De longe, uma das melhores características deste anime são as Sagas de One Piece, que constantemente puxam elementos introduzidos centenas de capítulos para trás e mostram como essa é uma história ambiciosa e bem pensada.
Atualmente, o anime está partindo para o arco de Egghead, após a conclusão de Wano e Luffy finalmente tornar-se um dos quatro Yonkou após vencer Kaidou em um combate épico.
A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português ou na Netflix com as primeiras grandes sagas dubladas.
Já o mangá de One Piece é publicado no Brasil pela Panini e você pode comprá-lo aqui.