Goku é o rosto de Dragon Ball e, para muitos, o personagem mais icônico da história dos animes. Desde sua estreia como uma criança inocente e poderosa, ele passou por diversas transformações — mas uma coisa chama a atenção dos fãs há anos: Goku parece ter parado de envelhecer.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Enquanto o autor Akira Toriyama justificou dentro do universo que os Saiyajins envelhecem mais devagar após atingirem a fase adulta, a verdadeira razão por trás disso está fora da narrativa. E não tem nada a ver com genética Saiyajin.
A explicação real para Goku não envelhecer mais
No início da franquia, acompanhamos Goku crescendo diante dos nossos olhos — desde suas aventuras com Bulma até sua evolução como guerreiro após treinar com Kami. Depois do salto temporal de três anos e da luta contra Piccolo Daimaoh, Goku reaparece como um jovem adulto, e a partir daí… ele praticamente congela no tempo.
A verdade é que Goku se tornou um ícone global em sua forma adulta, principalmente por causa do sucesso estrondoso de Dragon Ball Z. A saga começa com Goku já adulto, casado com Chi-Chi e pai de Gohan — imagem essa que acabou se tornando o visual definitivo do personagem para o público.
Curiosamente, foi o próprio Toriyama que decidiu envelhecer Goku para facilitar a construção das cenas de luta, atendendo à sugestão de seu então editor Kazuhiko Torishima. Isso acabou moldando o visual clássico do herói com seu icônico quimono laranja e azul, e desde então, nenhuma grande produção se arriscou a alterar drasticamente essa aparência.
Como isso impacta a franquia Dragon Ball

Um dos aspectos mais interessantes de Dragon Ball sempre foi a progressão do tempo — personagens crescem, se casam, têm filhos e vivem o ciclo natural da vida. Vemos isso claramente com figuras como Bulma, Vegeta, e até Gohan, Trunks e Goten.
Mas no caso de Goku, essa evolução estagna visualmente após Dragon Ball Z. Isso é, em grande parte, uma decisão de marketing de Shueisha e Toei Animation, que preferem manter a imagem mais reconhecível do personagem. Prova disso são as tentativas em GT e Daima, que tentaram transformá-lo em criança novamente — uma decisão que ainda hoje divide opiniões entre os fãs.
Esse fenômeno não é exclusivo de Goku. Vegeta também permanece visualmente inalterado, a ponto de Dragon Ball Super ter restaurado sua armadura clássica da saga Cell. Isso reforça a ideia de que os visuais mais marcantes dos personagens são cuidadosamente preservados por causa da nostalgia e da familiaridade com o público.
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.
Atualmente, o mangá de Dragon Ball Super está adaptando o filme Dragon Ball Super: Super Hero, onde Gohan e Piccolo assumem o protagonismo e deixam Goku e Vegeta treinando após estes terem sido derrotados por Black Freeza.
Você pode acompanhar o anime de Dragon Ball Super na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.