O relacionamento de Code com Jigen em Boruto é o maior exemplo de vínculo traumático no anime

A saga Boruto: Naruto Next Generations cativou os fãs desde o início, e sua continuação, Boruto: Two Blue Vortex, mantém o mesmo ritmo intenso. Um dos pontos mais interessantes da obra é a forma como explora relações interpessoais — sejam elas entre amigos, familiares ou figuras paternas e seus “filhos adotivos”.

PUBLICIDADE

No centro dessa análise está a relação entre Code e Jigen, que vai além da lealdade comum. Esse laço, marcado por manipulação e dependência, é um exemplo claro do que a psicologia chama de vínculo traumático, comum em dinâmicas entre abusadores e vítimas.

Relações paternas e a construção de um vínculo abusivo

O universo de Naruto e Boruto já apresentou figuras paternas importantes, como Jiraiya para Naruto. Porém, relações tóxicas entre “pai” e “filho” são raras na franquia. Com Jigen, Masashi Kishimoto e Mikio Ikemoto deram aos fãs uma dessas raras e perturbadoras conexões, envolvendo Kawaki e Code.

PUBLICIDADE

Jigen assumiu o papel de figura paterna para ambos, mas cada um reagiu de forma diferente. Kawaki enxergava Jigen como um monstro por conta dos abusos físicos e psicológicos que sofreu. Já Code, apesar de provavelmente ter passado por experiências semelhantes, via Jigen como uma figura perfeita e digna de devoção.

O que é vínculo traumático e como ele afeta Code

O relacionamento de Code com Jigen em Boruto é o maior exemplo de vínculo traumático no anime

O vínculo traumático é uma resposta psicológica a uma relação abusiva, na qual a vítima desenvolve sentimentos positivos pelo abusador. Isso pode incluir empatia, dependência e até adoração, mesmo diante de comportamentos violentos ou manipuladores.

No caso de Code, Jigen sabia explorar essa ligação. Mesmo depois de tirar parte de seu poder e deixá-lo de lado, manteve-o próximo o suficiente para que Code buscasse constantemente migalhas de aprovação. Com baixa autoestima, o personagem se apegava cada vez mais a essa relação destrutiva.

A diferença de percepção entre Code e Kawaki

Enquanto Kawaki enxergava claramente o abuso, Code vivia sob constante gaslighting, o que distorcia sua percepção da realidade. Ele interpretava ações abusivas como demonstrações de cuidado, fortalecendo ainda mais sua devoção a Jigen.

Esse ciclo o fez perder o senso de identidade e criar uma espécie de dependência emocional da figura do “pai” — um processo típico das etapas finais de um vínculo traumático.

PUBLICIDADE

Confira também:

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime.

Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

PUBLICIDADE

Enquanto isso, a Akatsuki começa sua busca pelas Bijuus e o mundo ninja está prestes a enfrentar a maior crise que já viu em sua história.

Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.

Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.