PUBLICIDADE
InícioAnimeO que levou Kakashi a demorar tanto para utilizar o Mangekyou Sharingan...

O que levou Kakashi a demorar tanto para utilizar o Mangekyou Sharingan em Naruto Shippuden?

Kakashi Hatake foi concebido como um personagem misterioso, a partir do seu design com a maior parte do rosto coberta, passando pelos seus poderes variados e até a presença de um kekkei genkai que deveria ser exclusivo do clã Uchiha.

PUBLICIDADE

Posteriormente descobrimos a origem desse misterioso Sharingan: Obito Uchiha, seu camarada de time e amigo, deu para Kakashi um de seus olhos após ter metade do corpo soterrado em uma missão – um “presente” por Kakashi ter se tornado um Jounin.

Acontece que Obito não morreu naquele dia, mesmo após Kakashi e Rin (outra membro do grupo) terem escapado e o resto do soterramento ter acontecido. Obito foi salvo por Zetsu, que restaurou o corpo do Uchiha e o colocou em contato com o ancião Madara Uchiha – que descobrimos depois ter orquestrados todos os eventos dessa missão e outros para transformar Obito em um seguidor leal.

PUBLICIDADE

Outro evento manipulado por Madara foi o despertar do Mangekyou Sharingan e Obito, uma versão especial do Sharingan que só acontece quando um usuário desse kekkei genkai assiste uma pessoa amada morrendo na sua frente.

Madara Uchiha manipulou eventos para que Obito assistisse Rin, que era a paixão da vida dele, morrer. O que Madara não contava é que Rin se sacrificasse voluntariamente, se colocando a frente de um golpe de Kakashi, tornando a história ainda mais cruel para Obito.

Esse evento traumático fez com que Obito despertasse o Mangekyou Sharingan e Kakashi também, uma vez que ele estava com um dos olhos de Obito, também amava Rin como sua camarada e foi ele próprio quem havia, sem querer, tirado a vida dela.

Mas ao contrário de Obito, que já a partir desse dia passou a utilizar os poderes do Mangekyou Sharingan, Kakashi demorou muitos anos até fazer uso dos seus poderes especiais.

Não há uma razão dada para isso oficialmente, mas podemos estimar o porquê.

PUBLICIDADE

No momento em que o Mangekyou foi despertado nos dois ninjas, Kakashi desmaiou imediatamente. É importante lembrar que Kakashi não é um Uchiha e a presença do Sharingan em seu corpo é exaustiva. Acordar o Mangekyou foi mais do que seu corpo poderia aguentar naquele momento.

A própria existência do Mangekyou era um segredo. Apenas o topo dos Uchiha e uma quantidade muito restrita do resto da Vila tinha conhecimento desse poder. Kakashi não saber da existência desse poder e como ele se manifesta, ou se seria possível que um não-Uchiha tivesse esse poder, é mais uma boa razão para a demora do uso dessa habilidade.

PUBLICIDADE

Outro ponto importante é que, após os eventos das “mortes” de Obito e Rin, Kakashi foi deslocado para as forças ANBU, onde seu aprimoramento como ninja só aconteceu na base da cópia de outros ninjas com seu Sharingan.

E após ele ter sido retirado dos ANBU e voltado a ser “apenas” um Jounin, seu treinamento físico foi reduzido – o que fazia com que até o uso do Sharingan comum fosse extenuante.

No começo de Naruto clássico, o próprio Kakashi disse que estava fora de forma e isso também poderia o impedir de acessar os poderes do Mangekyou Sharingan.

PUBLICIDADE

Após se tornar sensei do novo Time 7 e as preparações para os eventos de Shippuden certamente fizeram com que ele estivesse na melhor forma de sua vida, com mais reservas de chakra e mais controle de suas habilidade, o que permitiu que ele chegasse mais próximo de desbloquear completamente o uso do Mangekyou.

Confira também:

Naruto pode ser conferido por completo na Cruchyroll.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.