Portgas D. Ace é um personagem extremamente importante em One Piece que desempenhou um papel significativo antes do salto temporal. Sendo o irmão mais velho de Luffy, Ace foi absolutamente essencial para o desenvolvimento da trama. Ele impulsionou um dos segmentos mais grandiosos e populares de toda a história, a Saga da Guerra dos Melhores, onde grande parte do enredo girava em torno de uma guerra para resgatá-lo das garras dos Marines, ao mesmo tempo que dava a Luffy um choque de realidade e o forçava a se tornar mais forte.
A Morte de Ace na Guerra dos Melhores
Portgas D. Ace lutou contra Barba Negra na Ilha de Banaro, onde, apesar de utilizar todos os seus poderes, foi derrotado. Ele foi então entregue à Marinha por Barba Negra, que queria a posição de Shichibukai (um dos Sete Senhores da Guerra do Mar). Barba Negra conseguiu a sua posição, e Ace foi jogado em Impel Down. Sua data de execução foi anunciada em breve, o que desencadeou uma guerra com Barba Branca. Normalmente, um pirata como Ace não seria executado tão rapidamente. No entanto, a Marinha estava com pressa para executá-lo, principalmente porque ele era filho do Rei dos Piratas, Gol D. Roger. Para eliminar a linhagem de Roger, a execução de Ace era absolutamente necessária para o Governo Mundial.
A guerra foi incrivelmente intensa e poderia ter tomado qualquer rumo. Ace acabou morrendo nesta guerra após sacrificar sua vida para proteger seu irmão mais novo, Luffy. Eventualmente, isso marcou a morte de um dos personagens mais queridos de One Piece.
Ace como Líder no Novo Mundo
Se Ace tivesse sobrevivido à Guerra dos Melhores, as coisas seriam bem diferentes em One Piece. A primeira coisa a considerar é que Barba Branca ainda teria morrido. Essencialmente, a ideia é que Barba Branca sacrificou sua vida por Ace, segurando os Marines e eventualmente morrendo. Para os Marines, isso teria sido uma pequena vitória, já que Barba Branca teria sido morto, mas no grande esquema das coisas, permitir que Ace escapasse seria uma perda maior. Barba Branca teria deixado a tripulação sob os cuidados de Marco temporariamente, mas eventualmente, Ace cresceria para assumir o controle da tripulação pirata.
Ace teria assumido a posição de capitão dos Piratas do Barba Branca, mas haveria outros indivíduos para ajudá-lo, como Marco, Jozu, entre outros. Ace iria para o Novo Mundo e perceberia que tinha um grande fardo em seus ombros. Ele teria que viver de acordo com os padrões que tanto Barba Branca quanto Roger estabeleceram antes dele, o que seria absolutamente essencial para o crescimento de seu personagem.
O Potencial de Ace
Lentamente, mas de forma constante, Ace teria ficado ainda mais forte e se tornado uma força a ser reconhecida. Sengoku já havia afirmado antes da Guerra dos Melhores que Ace teria se tornado líder da próxima geração de piratas se tivesse permissão para viver. Isso significa que Ace tinha potencial suficiente para se tornar o próximo Roger e que eliminá-lo era considerado necessário pela Marinha.
Ace vs. Barba Negra
Ace teria que lutar contra outros Imperadores do Mar. Após a queda de Barba Branca, Barba Negra ainda teria assumido a posição de Imperador do Mar. Oda provavelmente ainda teria feito Barba Negra roubar a Akuma no Mi de Barba Branca em Marineford. Isso significaria que Ace teria um rancor contra Barba Negra, mas ele não teria jogado sua vida fora em um acesso de raiva, já que Barba Branca sacrificou muito por ele para simplesmente desistir. Ace esperaria até o momento certo para atacar. Quando se sentisse pronto, veríamos outra batalha entre Barba Negra e Ace, que poderia ocorrer no final da série, onde Ace derrotaria Barba Negra em vez de Luffy.
Superando o Legado de Roger
Ace definitivamente não buscaria o One Piece. Ele não queria reviver o legado que Roger estabeleceu para si mesmo, mas queria superá-lo à sua própria maneira. Para isso, Ace teria que se tornar um pirata ainda maior, e ele teria conseguido isso mudando o mundo junto com Luffy. Luffy se tornaria o Rei dos Piratas, como sempre quis, e consequentemente, precisaria declarar guerra ao Governo Mundial. É aí que Ace entraria, e ele e seus aliados, como uma tripulação de Imperadores, se uniriam a Luffy e seus aliados, que também seriam outra tripulação de Imperadores.
Juntos, esses dois grupos de Imperadores uniriam forças, e potencialmente veríamos Sabo se juntar, que seria o Chefe de Estado do Exército Revolucionário. Juntos, esses três irmãos travariam uma guerra contra o Governo e essencialmente destruiriam sua ordem, ajudando a estabelecer uma nova ordem para um mundo melhor. Fazendo isso, Ace superaria o legado de Roger, salvaria inúmeras pessoas e, ao mesmo tempo, se tornaria o pirata que sempre quis. Ele teria crescido ainda mais do que os sapatos que tinha que preencher e entraria para a história como uma figura lendária e um irmão protetor para Luffy sempre admirar.
One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, e da tripulação deles, os Piratas do Chapéu de Palha.
Ao todo, o anime conta com mais de 1000 capítulos, e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.
De longe, uma das melhores características deste anime são as Sagas de One Piece, que constantemente puxam elementos introduzidos centenas de capítulos para trás e mostram como essa é uma história ambiciosa e bem pensada.
Atualmente, o anime está partindo para o arco de Egghead, após a conclusão de Wano e Luffy finalmente tornar-se um dos quatro Yonkou após vencer Kaidou em um combate épico.
A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português ou na Netflix com as primeiras grandes sagas dubladas.