As Pokébola são itens fundamentais do universo de Pokémon, afinal de contas, os monstrinhos de bolso ficam dentro delas para serem transportados por aí, apesar de nem todos eles gostarem disso.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Mas você já parou para se perguntar o que acontece dentro de uma Pokébola?
No post de hoje, respondemos essa pergunta.
Como é o interior de uma Pokébola?
O funcionamento exato do interior da Pokébola permanece um mistério no universo Pokémon, embora algumas teorias e informações dos jogos e do anime deem pistas.
Quando um Pokémon é capturado, ele é convertido em energia e armazenado dentro da Pokébola. Tanto no anime quanto nos jogos, a tecnologia da Pokébola aparenta alterar as propriedades físicas do Pokémon, encolhendo-o para caber no espaço da esfera.
A origem e a mecânica das Pokébolas
O conceito da Pokébola tem origem antiga, principalmente na região de Johto, onde as primeiras versões eram feitas de Apricorns, conforme mostrado nos jogos Pokémon Gold, Silver e Pokémon Legends: Arceus.
Esses dispositivos primitivos utilizavam uma tecnologia diferente das Pokébolas modernas, mas funcionavam de forma semelhante. Professor Laventon, do jogo Legends: Arceus, explica que o mecanismo das Pokébolas se aproveita da habilidade dos Pokémon de reduzir o próprio tamanho, o que foi expandido nas versões atuais do dispositivo.
É confortável dentro da Pokébola?
De acordo com Junichi Masuda, produtor de Pokémon Sun and Moon, o interior de uma Pokébola é pensado para proporcionar um ambiente confortável, comparado a uma “suíte de luxo”. Esse espaço virtual é personalizado para cada Pokémon, oferecendo um ambiente adequado para descanso e recuperação.
Esse conforto personalizado é reforçado no mangá Pokémon Adventures, onde há elementos específicos da Pokébola que incentivam o Pokémon a adotar uma posição relaxada.
Nem todos os Pokémon gostam da Pokébola
Apesar do conforto, alguns Pokémon preferem evitar o confinamento. O Pikachu de Ash, por exemplo, não gosta de permanecer na Pokébola e prefere acompanhar seu treinador. Essa resistência pode refletir a sensação de isolamento que alguns Pokémon sentem, já que a interação social é limitada dentro da Pokébola.
Em Pokémon Sword and Shield, o recurso de acampamento permite que os Pokémon saiam para interagir uns com os outros, mostrando que, embora a Pokébola ofereça um ambiente confortável, o ideal para muitos Pokémon é permanecer fora dela e socializar com outros Pokémon e seus treinadores.
Confira mais sobre o anime
No anime Pokémon, a história acompanha Ash Ketchum, um jovem treinador com o sonho de se tornar um Mestre Pokémon. Junto ao seu fiel parceiro, Pikachu, Ash embarca em uma jornada pelo mundo para capturar criaturas chamadas Pokémon, desafiando ginásios, participando de torneios e fazendo amigos ao longo do caminho.
Em cada região, ele enfrenta diferentes rivais e enfrenta equipes vilanescas que ameaçam o equilíbrio entre humanos e Pokémon. A série explora temas de amizade, superação e trabalho em equipe, encantando fãs de todas as idades com suas aventuras e descobertas.
Você pode assistir a Pokémon no Netflix. No post de hoje, respondemos o que acontece com os Pokémon dentro da Pokébola.