InícioAnimeO passado maligno de Vegeta pode ser redimido em Dragon Ball?

O passado maligno de Vegeta pode ser redimido em Dragon Ball?

PUBLICIDADE

Para muitos fãs de Dragon Ball, o melhor personagem de toda a franquia é o Príncipe dos Saiyajins, Vegeta. Embora ele tenha começado como vilão, eventualmente se aliou aos mocinhos e começou uma família na Terra, tornando-se um dos mais importantes e firmes protetores do Universo 7. Por isso, muitos o consideram como tendo um dos melhores arcos de personagem de todo o anime.

PUBLICIDADE

Sua influência na indústria de anime é inegável, deixando uma marca indelével em Dragon Ball e definindo muitos dos clichês do meio. No entanto, algumas pessoas acreditam que os atos desumanos que ele cometeu como vilão são demasiado atrozes para que ele seja redimido. Vamos ver se essa afirmação é verdadeira ou não!

O Passado de Vegeta como Vilão em Dragon Ball

O passado maligno de Vegeta pode ser redimido em Dragon Ball?
Reprodução: Dragon Ball
PUBLICIDADE

Nos momentos iniciais, apenas vislumbres do vilão foram mostrados ocasionalmente. Raditz até avisou que um ano após sua chegada à Terra, dois Saiyajins ainda mais poderosos viriam. Durante a jornada para a Terra, Vegeta e Nappa foram vistos algumas vezes, viajando para vários planetas, onde mostravam sua força incomparável e capacidade destrutiva.

Um dos atos mais vis que Vegeta já cometeu foi visto durante essa jornada, quando ele e Nappa eventualmente pararam no Planeta Arlia para subjugar o povo e oferecer o planeta a Frieza para venda. Após decidir que o planeta estava em uma condição muito ruim para ter algum valor real, Vegeta destruiu o planeta inteiro com um único ataque, apagando bilhões de vidas com mínimo esforço.

“Bem-vindo ao fim da sua vida. E eu prometo, vai doer.”

Isso estabeleceu o precedente para o poder do Príncipe Saiyajin, exemplificado ainda mais quando ele e Nappa finalmente chegaram à Terra. Nappa enfrentou todos os Z-Fighters e até matou alguns, fazendo um esforço incrível para derrotar muitos oponentes de uma só vez, perdendo apenas para Goku no final. No entanto, Vegeta mostrou o quão impiedoso ele era. Desconsiderando completamente a utilidade de Nappa antes de sua derrota para Goku, Vegeta ainda o chamou de fraco e matou um de seus aliados mais antigos sem pensar duas vezes.

Essa atitude continuou quando ele quase matou sozinho os Z-Fighters restantes, incluindo Goku, e causou uma quantidade incalculável de devastação. Embora os heróis tenham conseguido derrotá-lo, Vegeta deixou a Terra para se recuperar, cruzando caminhos com os Z-Fighters novamente em Namekusei, onde continuou sendo um tirano para os Namekuseijins, muitas vezes os ferindo sem necessidade. Embora ele tenha se aliado aos heróis desta vez, manteve sua atitude impiedosa e estava apenas se aliando a eles para avançar seus próprios planos.

Depois da saga de Namekusei, Vegeta encontrou um novo lar na Terra, onde começou a amolecer um pouco mais e até começou uma família. Embora ainda fosse frio, Vegeta agora era uma figura heroica que também se tornara um Z-Fighter, protegendo a Terra de ameaças. No entanto, foi devido à arrogância de Vegeta que Cell atingiu seu estado perfeito, levando à morte de muitas mais pessoas e quase à destruição completa da Terra.

PUBLICIDADE

Finalmente, na saga de Majin Buu, Vegeta permitiu que Babidi controlasse sua mente para liberar o mal latente dentro dele, tornando-se novamente o Saiyajin impiedoso que costumava ser simplesmente porque queria fazer o que fosse necessário para superar Goku. Quando Majin Vegeta nasceu, ele imediatamente destruiu uma grande seção da arena do Torneio Mundial, matando centenas de pessoas no processo.

Sua Redenção é Justificável?

O passado maligno de Vegeta pode ser redimido em Dragon Ball?
Reprodução: Dragon Ball

Agora, a questão de se Vegeta realmente merece ser redimido por suas ações vilanescas no passado torna-se bastante filosófica. Por um lado, ele é um personagem com uma contagem de mortos inocentes extremamente alta e, apesar de ter seguido as ordens de Frieza na maior parte de sua vida, ainda foi ele quem executou os golpes mortais.

PUBLICIDADE

No entanto, seu discurso para Goku quando se transforma em Majin Vegeta é um exemplo perfeito de qual foi seu processo de pensamento durante grande parte de sua vida. Apesar de ter nascido príncipe, sua raça não existia mais e ele era basicamente o trabalhador do responsável por destruir seu planeta. Toda sua juventude foi passada em amargura profunda e ressentimento, razão pela qual ele buscava força acima de tudo.

“Trunks, Bulma, faço isso por vocês. E sim, até por você, Kakarot.”

Os atos malignos que ele cometeu são coisas com as quais ele terá que conviver pelo resto de sua vida. Eles não podem ser desculpados ou perdoados, mas pode-se entender por que ele fez tudo isso em primeiro lugar. Vegeta enfrentou os horrores do que fez e se tornou um dos principais protetores do Universo 7, compreendendo plenamente que, embora isso não apague o que fez no passado, ele merece uma segunda chance, uma que ele não vai desperdiçar.

PUBLICIDADE

É por isso que sua redenção final na saga de Majin Buu permanece um dos maiores momentos da série. Ele percebe tudo o que fez e que não há perdão para isso, mas sabe que sacrificar sua própria vida completará seu arco de personagem. Passando de um vilão que tirava vidas sem se importar, Vegeta se redimiu estando disposto a dar sua vida para salvar milhões de outras em várias ocasiões.

Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.

Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.

PUBLICIDADE

Atualmente, o mangá de Dragon Ball Super está adaptando o filme Dragon Ball Super: Super Hero, onde Gohan e Piccolo assumem o protagonismo e deixam Goku e Vegeta treinando após estes terem sido derrotados por Black Freeza.

Você pode acompanhar o anime de Dragon Ball Super na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.