A comunidade de Dragon Ball foi surpreendida com o anúncio do falecimento de Akira Toriyama, o lendário criador da série, em 1º de março de 2024. Com a partida do mangaká mais icônico e influente de todos os tempos, os fãs ficaram não só de luto, mas também perplexos sobre o futuro da série. Afinal, Dragon Ball Super ainda parecia ter muito de sua história para contar.
O maior mistério não resolvido é o arco do Black Frieza. A Saga de Granolah reintroduziu o vilão mais maligno da série em seus capítulos finais, revelando-o como sendo mais poderoso do que qualquer outro, deixando os fãs animados para o confronto final entre ele e os heróis. No entanto, a morte de Toriyama colocou uma interrogação sobre como a franquia continuará, e este próximo arco também parece ter uma certa finalidade. Então, será o arco do Black Frieza o último da franquia?
Por Que Pode Ser o Último Arco
Dragon Ball é uma franquia lendária no mundo do anime e manga, forte há décadas. Desde o lançamento do primeiro capítulo do manga em 1984, a série conquistou os corações de milhões de fãs ao redor do mundo, tornando-se uma das franquias mais bem-sucedidas da história. Ao longo de sua exibição, a série teve longas pausas que foram consideradas como finais potenciais.
Após a Saga de Majin Buu, pensava-se que Dragon Ball Z tinha terminado, mas a série retornou com Dragon Ball Super em 2015. Seguindo forte desde então por quase 10 anos, os heróis eventualmente se encontraram no Planeta Cereal durante a Saga de Granolah. Após muitas provações e tribulações, o fim do arco viu a reintrodução surpresa de Frieza, que agora havia alcançado uma nova forma muito mais forte que o Ultra Instinto e o Ultra Ego.
Conheça o Black Frieza. Alcançar essa forma exigiu muito esforço, eu garanto!
Após derrotar Goku e Vegeta sem suar, Frieza escapou do planeta e ainda está à solta. A ameaça iminente de seu novo poder é um lembrete constante para os Saiyans de que precisam continuar se fortalecendo. Isso faz deste arco o final perfeito para a franquia, pois os heróis têm que se unir pela última vez para derrotar um vilão que os atormentou por muitos anos.
Frieza sendo o vilão final da série é muito simbólico, pois mostra um confronto final contra o antagonista mais icônico e amado de Dragon Ball. Isso também seria perfeito tematicamente, já que o arco do Black Frieza foi o último em que Akira Toriyama trabalhou ativamente, o que também poderia ser uma ótima maneira de se despedir da série por ser o último arco pensado pelo criador. Embora Toyotarou planeje terminar o arco, o roteiro já foi decidido por Toriyama.
Por Que Pode Não Ser o Último Arco
A maior razão pela qual este pode ser o último arco é a mesma mencionada anteriormente, que Toriyama não está mais lá como o supervisor oficial do mundo que criou. No entanto, o Capítulo 103 do mangá de Dragon Ball Super (que foi o último trabalhado por Toriyama) foi apropriadamente nomeado “Um Legado para o Futuro”, que tem um duplo significado.
O primeiro significado foi mostrado com Gohan tornando-se tão forte quanto Goku e Vegeta em sua Forma de Fera e, ao fazer isso, dando-lhes um sentimento de alívio, pois ainda existem pessoas poderosas para proteger o planeta na ausência deles. O significado mais impactante é que o legado de Toriyama está seguro nas mãos de Toyotarou, um mangaká que o próprio escolheu para desenhar e cuidar do legado que acumulou ao longo de 40 anos.
Quanto ao futuro da história, ninguém realmente sabe. Se a série continuar após o arco do Black Frieza, então as possibilidades são infinitas, já que ainda existem 11 outros universos que os heróis podem visitar, cada um repleto de seus próprios personagens poderosos e obstáculos a superar. Desde o Torneio do Poder, os participantes dos outros universos não foram vistos novamente, embora sua presença tenha sido grandemente sentida, então o palco está montado para todos esses personagens retornarem à história.
Existem muitas teorias de fãs sobre o que poderia acontecer a seguir. Desde ajudar os Saiyans do Universo 6 contra um vilão tipo Frieza em seu planeta até potencialmente mostrar Jiren novamente para se unir a ele contra uma ameaça todo-poderosa, o rico mundo de Dragon Ball tem opções quase infinitas para o futuro. Toyotarou mostrou sua habilidade como artista e contador de histórias, então os fãs podem ficar tranquilos sabendo que o futuro da série está em boas mãos!
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.
Atualmente, o mangá de Dragon Ball Super está adaptando o filme Dragon Ball Super: Super Hero, onde Gohan e Piccolo assumem o protagonismo e deixam Goku e Vegeta treinando após estes terem sido derrotados por Black Freeza.
Você pode acompanhar o anime de Dragon Ball Super na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.
Já o mangá de Dragon Ball Super é publicado pela Panini no Brasil, e você pode comprá-lo aqui.