Novas revelações sobre a tragédia do passado de Bartholomew Kuma em One Piece iluminaram a possibilidade de um membro da elite dos Marinheiros mudar de lado e superar seu fardo de servidão ao Governo Mundial.
O Almirante Kizaru, o usuário sempre descontraído e despreocupado da Pika Pika no Mi, pareceu desempenhar um papel fundamental na negociação de um acordo entre Kuma, Vegapunk e Saint Jaygarcia Saturn para curar Bonney de sua doença terminal no passado.
Em troca, Kuma concordou em ter sua personalidade inteira apagada como parte de um procedimento para transformá-lo em um ciborgue submisso ao Governo Mundial. Kizaru supervisionou o procedimento e pareceu desenvolver laços fortes com Vegapunk, Kuma e Bonney durante o tempo que passaram juntos.
Atualmente, no Arco Egghead de One Piece, as memórias de Kizaru desse período parecem ter inculcado algumas dúvidas em sua mente sobre se ele realmente pode cumprir suas ordens de Saturn para matar Vegapunk. Posteriormente, pode haver uma pequena chance de Kizaru finalmente quebrar as correntes de sua lealdade aos Marinheiros.
Um Escravo Corporativo
Apesar de seu alto cargo, Kizaru raramente toma qualquer iniciativa real na maioria de suas funções como Almirante e age apenas quando lhe são dadas ordens. Seu poderoso Fruto do Diabo também o leva a levar as coisas muito levemente, a ponto de ser distraído e descuidado mesmo em circunstâncias em que isso pode não ser apropriado.
Devido ao seu Fruto do Diabo ser do tipo Logia, a capacidade de Kizaru de transformar seu corpo em luz lhe permite ignorar a maioria dos ataques, exceto aqueles com Haki.
Ao longo da série, ele nunca realmente enfrentou um oponente com malícia real, insinuando que sua devoção ao seu dever está muito abaixo da de extremistas como Akainu, ou até mesmo pragmáticos como Smoker. Dito isso, ele também é bastante corajoso e destemido quando as circunstâncias exigem, como visto quando se voluntariou para intervir no Ataque a Onigashima durante o clímax do Arco do País de Wano.
Essa recusa em assumir responsabilidades também lhe permite processar as ramificações morais de suas próprias ações como Almirante, atribuindo toda a culpa a seus superiores em vez de aceitar sua própria culpa nas muitas más ações do Governo Mundial.
No entanto, parece que o distanciamento de Kizaru era uma fachada para encobrir a verdadeira culpa que ele sente, o que ficou muito óbvio durante sua infiltração na Ilha Egghead para assassinar Vegapunk sob as ordens de Saint Jaygarcia Saturn.
Memórias de Tempos Melhores
Como representante dos Marinheiros que ajudou a negociar o acordo para curar Bonney de sua aflição com a Escala Safira, Kizaru estava presente quando Saturno negociou os termos com Kuma e Vegapunk.
Embora suas morais não tenham se alinhado com os valores de Saturno, como visto na maneira como ele se manteve em segundo plano nas negociações e permaneceu calmo apesar dos protestos de Vegapunk, Kizaru fez seu dever e ficou de guarda contra qualquer tentativa de fuga por parte de Kuma. Ele foi visivelmente tocado pelo sacrifício de Kuma e passou a tê-lo em alta estima.
Mais adiante, ele passou um tempo considerável supervisionando a ciborgização de Kuma e se aproximou de Bonney e seu pai. Apesar da tragédia do que estava acontecendo com Kuma, Kizaru, Vegapunk e Sentomaru se tornaram uma espécie de família substituta para ele e Bonney, como mostrado ao participarem de refeições e dançarem ao ritmo dos tambores da libertação, o que também destacou a herança de Bucaneiro de Kuma e seus laços com Nika.
Com o tempo, eles parecem ter se apegado um ao outro, apesar das grandes diferenças em suas lealdades, a ponto de Kizaru repetidamente manifestar sua convicção vacilante de receber ordens para matar Vegapunk.
Mesmo quando Sentomaru fez sua última resistência contra os Marinheiros para ganhar tempo, Kizaru reconheceu sua bravura lutando de frente com ele, em vez de simplesmente passar voando por ele, como poderia ter feito. Portanto, Kizaru claramente tem um ponto fraco por Vegapunk, Sentomaru e Bonney, mesmo que seu dever o impeça de demonstrá-lo.
O Caso Para a Redenção de Kizaru
A partir de todas essas informações, pode-se presumir que Kizaru não está completamente alinhado com a postura extrema de Saturno em relação ao assassinato de Vegapunk, bem como à maneira como lidou com os trabalhadores de laboratório inocentes que escaparam do ataque dos Marinheiros à Ilha Egghead.
No momento, o Almirante dos Marinheiros ainda está firmemente ligado às suas responsabilidades, mas o flashbacks em andamento do passado de Bartholomew Kuma estão oferecendo cada vez mais pistas sobre por que isso pode mudar em breve.
Durante a viagem para a Ilha Egghead, Kizaru sempre esteve atento ao poder de Saturno e se comportou como um servo leal do Governo Mundial, agindo eficientemente sob ordens sempre que eram emitidas.
Até agora, Saturno também tratou Kizaru com uma quantidade razoável de respeito, mas isso pode mudar se a situação se agravar. Bonney, Vegapunk, Sentomaru e os Piratas do Chapéu de Palha agora estão todos à mercê de Saturno, sem ninguém capaz de resistir aos poderes misteriosos dos Gorosei.
Se Saturno escolher mostrar um lado mais cruel de sua própria personalidade ao tentar matar Bonney, Vegapunk ou Sentomaru de maneira horrenda, existe uma pequena esperança de que as verdadeiras crenças de Kizaru superem sua submissão.
Um choque desse calibre pode ser a única coisa capaz de despertar o Almirante de sua confusa ideia de “Justiça Incerta”, que o permitiu agir como um cão do governo, mas ainda manter sua moral intacta. Em resumo, Kizaru pode mudar de lado em algum momento, mas se isso acontecerá em Egghead ou mais tarde em One Piece, ainda não está claro no momento.
One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, e da tripulação deles, os Piratas do Chapéu de Palha.
Ao todo, o anime conta com mais de 1000 capítulos, e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.
De longe, uma das melhores características deste anime são as Sagas de One Piece, que constantemente puxam elementos introduzidos centenas de capítulos para trás e mostram como essa é uma história ambiciosa e bem pensada.
Atualmente, o anime está partindo para o arco de Egghead, após a conclusão de Wano e Luffy finalmente tornar-se um dos quatro Yonkou após vencer Kaidou em um combate épico.
A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português ou na Netflix com as primeiras grandes sagas dubladas.
Já o mangá de One Piece é publicado no Brasil pela Panini e você pode comprá-lo aqui.