O Kamehameha é de longe o ataque mais icônico e reconhecível de todo o anime, sendo um dos pilares da indústria desde sua primeira aparição em Dragon Ball. Ao colocar ambas as mãos ao lado do corpo e concentrar energia nelas, o usuário forma uma bola azul de Ki que então libera ao disparar as mãos na frente de si mesmos e soltar uma onda massiva de energia capaz de destruir planetas inteiros.
Ao longo dos anos, Dragon Ball viu uma evolução do ataque, à medida que Goku e outros o utilizaram de muitas maneiras diferentes. Seja aumentando o dano, o tamanho ou até mesmo a forma como é usado, o Kamehameha sempre foi uma peça fundamental da franquia, sendo também o movimento mais comumente usado ao longo da série. Então, vamos analisar como o Kamehameha evoluiu!
O Kamehameha de Máximo Poder foi o Primeiro a Ser Visto
Mestre Roshi era o líder da Escola Tartaruga e era o professor de Goku. No início da história, Roshi e os outros personagens vão até a Montanha de Fogo onde um Dragon Ball estava localizado, um que Bulma precisava. Depois que Bulma concorda relutantemente em sair em um encontro com Roshi em troca do Dragon Ball no castelo, Roshi começa a aumentar sua massa muscular para carregar um ataque devastador. Após esse aumento maciço na massa muscular, Roshi finalmente carrega seu Kamehameha e o lança na montanha, apagando o fogo.
O Primeiro Kamehameha de Goku
Logo após Roshi ter usado seu Kamehameha de Máximo Poder para apagar o fogo, ele ficou bastante chocado ao ver que Goku acabou aprendendo o movimento quase instantaneamente. Depois de dizer que passou 50 anos tentando aperfeiçoar o ataque, Roshi ficou exasperado ao ver como Goku aprendeu o movimento em apenas 50 segundos, o que ele demonstrou destruindo o Carro Cápsula.
Goku Criou o Super Kamehameha
A próxima etapa na evolução deste movimento icônico foi criada por Goku na Saga Piccolo Jr. de Dragon Ball. Em sua batalha contra o vilão titular, que começa a carregar sua poderosa Onda Explosiva de Demônio, Goku percebe que precisa levar seu Kamehameha para o próximo nível e torná-lo muito mais poderoso para lidar com essa ameaça. Aqui, Goku inventa o Super Kamehameha e usa o movimento para derrotar o Rei Demônio, ao mesmo tempo em que cria a próxima etapa do ataque que se tornou o Kamehameha padrão dali em diante.
O Kamehameha Furioso Matou Freeza
Em um momento atípico de raiva de Goku, ele liberou este movimento devastador contra Freeza nos momentos finais da Saga Namek. Enquanto o planeta está sendo destruído, Freeza rejeita a oferta de Goku por uma resolução pacífica para sua luta quando o Saiyajin lhe deu uma parte de sua energia para escapar. Depois que Goku percebe que Freeza está tentando matá-lo sorrateiramente, ele lança este Kamehameha de cor dourada de uma mão para obliterar o Demônio do Gelo.
O Instant Kamehameha Quase Matou Cell
A luta contra Cell estava se mostrando um desafio muito difícil para os Z-Fighters superarem. O confronto um contra um de Goku contra o vilão estava chegando ao seu clímax e a luta estava em pé de igualdade quando Goku mostrou sua habilidade incomparável como artista marcial. Ao combinar sua técnica de Transmissão Instantânea com seu Super Kamehameha, ele criou o Instant Kamehameha, um movimento que era quase impossível de se esquivar, pois podia fechar a distância num piscar de olhos. O uso do Instant Kamehameha por Goku surpreendeu Cell e obliterou a metade superior de seu corpo.
O Kamehameha Pai e Filho foi um Momento Pivotal
Facilmente um dos pontos altos de toda a franquia aconteceu na batalha final contra Cell depois que ele retornou em sua forma Super Perfeita. Apesar de ter o braço quebrado e ser o único restante para lutar contra Cell, Gohan Super Saiyajin 2 levou a batalha ao maligno Androide, culminando em um confronto memorável de Kamehamehas entre os dois. Mesmo que inicialmente parecesse que Gohan perderia, Goku ajudou Gohan do além e ambos deram tudo de si em uma explosão final que erradicou Cell para sempre.
O Kamehameha Final de Vegito Foi Incrível
Vegito é o guerreiro supremo, pois é uma amalgama de todas as forças tanto de Goku quanto de Vegeta fundidas em um único guerreiro. Em sua luta contra Fusão Zamasu, Vegito revelou seu movimento final; Kamehameha Final, que era a mistura do Super Kamehameha de Goku e o Flash Final de Vegeta, unindo-os para formar um ataque extremamente poderoso.
Gogeta Quase Derrotou Broly Com Seu Kamehameha de Força Total
Nos momentos finais da batalha contra Broly, Gogeta tinha espancado tanto o Saiyajin que ele tinha retornado aos seus sentidos. No entanto, isso não impediu o guerreiro da fusão, pois ele planejou apagar Broly da face do planeta carregando talvez o Kamehameha mais forte que os fãs da franquia já viram; o Kamehameha de Força Total/Limite Ultra. Dada a força de Gogeta em seu estado Super Saiyajin Azul, é seguro presumir que este ataque era a versão mais forte da onda já mostrada.
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.
Atualmente, o mangá de Dragon Ball Super está adaptando o filme Dragon Ball Super: Super Hero, onde Gohan e Piccolo assumem o protagonismo e deixam Goku e Vegeta treinando após estes terem sido derrotados por Black Freeza.
Você pode acompanhar o anime de Dragon Ball Super na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.
Já o mangá de Dragon Ball Super é publicado pela Panini no Brasil, e você pode comprá-lo aqui.