Um dos romances cômicos mais bem-sucedidos no anime recente tem que ser Kaguya-sama: Love is War, de Aka Akasaka, um anime exagerado centrado em dois estudantes do ensino médio que estão apaixonados, mas sob nenhuma circunstância serão pegos mostrando seus verdadeiros sentimentos um ao outro.
A série é extremamente popular no Japão e com o público ocidental, e uma das principais razões para o sucesso de Kaguya-sama: Love is War reside na representação realista do amor florescente na primavera da juventude, ao mesmo tempo em que está firmemente no domínio da hipérbole ou paródia. Como exatamente Kaguya-sama: Love is War reflete aspectos realistas do amor romântico durante a adolescência?
O Campo de Batalha
A dinâmica principal em Kaguya-sama: Love is War reside na relação da personagem titular Kaguya Shinomiya com Miyuki Shirogane, que são Vice-Presidente e Presidente do Conselho Estudantil de sua escola, a prestigiada Academia Shuchiin. Apesar de ambos nutrirem uma intensa paixão um pelo outro, a série se baseia na guerra psicológica que travam um contra o outro na tentativa de confirmar os sentimentos do outro antes de revelar os seus próprios.
A cena de abertura no primeiro episódio estabelece a ideia de que o amor romântico, por mais que seja uma experiência feliz, é na verdade um campo de batalha; uma dinâmica de poder inegável surge entre as partes envolvidas e, invariavelmente, uma delas sai como a “vencedora”. Com essa concepção de romance gravada nas mentes da dupla principal, Kaguya e Miyuki lutam para encontrar um terreno comum, enquanto um tenta forçar uma confissão do outro por meio de táticas intricadas, guerra psicológica e outros truques, ao mesmo tempo em que tentam desesperadamente manter a verdade de seus próprios sentimentos escondida.
Adolescência
Como estudantes do primeiro ano do ensino médio, os personagens principais mal têm 16 anos, e qualquer pessoa que tenha essa idade e desenvolvido sentimentos românticos por outra pessoa pode entender o constrangimento daquela fase da vida. O constrangimento e a vergonha da adolescência, somados ao orgulho intenso de ambos os personagens, são a espinha dorsal da comédia na série. Apesar de não terem experiência romântica para falar, Miyuki acaba dando conselhos a um colega de classe que erroneamente acreditava que ele era bom nesse tipo de coisa. Também há a influência avassaladora da opinião pública – sendo os dois alunos mais populares da escola, Kaguya e Miyuki não são apenas venerados por seus colegas de classe, mas constantemente são “shippados”. A ideia de que eles já são um casal cria uma pressão pervasiva para eles. Por um lado, eles estão se esforçando muito para não deixar seus verdadeiros sentimentos aparecerem, mas o encorajamento sem limites que recebem dos outros estudantes em relação à aparente viabilidade de seu relacionamento aumenta a dificuldade de sua dissimulação.
Outra coisa que torna Kaguya-sama: Love is War realista é a identificação com os personagens, especialmente quando se trata da dificuldade de decifrar os sentimentos de outra pessoa e de não ter confiança para arriscar o rejeição. Também existe a pressa para a maturidade que os adolescentes experimentam como resultado de sentir que estão ficando para trás nos marcos de desenvolvimento e sociais “normais”, mesmo as pessoas que são consideradas populares, talentosas ou bonitas lutam com esses elementos, mesmo que pareça que as coisas estão direcionadas para o sucesso no romance.
Má Comunicação
Um princípio comum nos animes de romance é a frequência de mal-entendidos usados como dispositivo cômico. Kaguya-sama: Love is War se baseia fortemente nesse elemento para criar ainda mais tensão entre os personagens principais. Olhando de fora, é bastante óbvio que eles têm sentimentos um pelo outro, e, como na maioria dos animes de romance, Kaguya-sama: Love is War leva muito tempo para confirmar o que já se sabia desde o início. Em algum nível, o fato de Kaguya e Miyuki desenvolverem esses sentimentos um pelo outro enquanto trabalham juntos no conselho estudantil é uma das representações mais realistas da série do desenvolvimento de sentimentos românticos, já que leva muito tempo passado juntos para um romance genuíno florescer.
Confira também:
- One Piece – Todas as Sagas, Arcos e Episódios do anime
- Os 70 personagens mais importantes de One Piece
- One Piece – Todos os filmes já lançados