O Jougan é um dojutsu único despertado por Boruto Uzumaki, o protagonista de Boruto: Naruto Next Generations, e as informações das extensões de seus poderes são incertas.
Dojutsus são técnicas oculares, que dependem de olhos especiais que geralmente são herdados de pais para filhos, mas não necessariamente o são toda vez.
O Sharingan dos Uchihas é um dojutsu, assim como o Byakugan dos Hyuuga. O Rinnegan também, mas não é passado de forma hereditária, somente sendo ativado quando o chakra de descendentes diretos de Indra e Ashura Otsutsuki são misturados em grandes quantidades.
Já o Jougan é uma mistura do Byakugan com o sensoriamento de emoções negativas que o Jinchuuriki da Nove Caudas possui, de acordo com um dos animadores da série, Chengxi Huang . No caso, a mãe de Boruto é literalmente a Princesa do Byakugan e Naruto foi o Jinchuuriki da Nove Caudas mais poderoso que já existiu.
Todos os dojutsus tem origem direta do clã Otsutsuki, raça de outra dimensão com poderes inacreditáveis e o mais próximo de deuses do Universo de Naruto.
Momoshiki Otsutsuki reconheceu este olho como um Otsutsuki e suas habilidades totais são poucos conhecidas, mas sabemos que pode fazer o seguinte:
- Sentir emoções negativas, como raiva, ódio e intenção assassina
- Visualizar o sistema interno de chakra de pessoas e animais
- Ver o fluxo de chakra
- Ver as barreiras invisíveis ente as dimensões
Esse aumento de percepção visual aumenta as capacidades ofensivas de Boruto, que pode se defender mais facilmente e atacar pontos vitais ou fraquezas de seus adversários.