PUBLICIDADE
Você já deve ter visto os personagens em obras japonesas (como animes) falarem “kun, san, chan, sama” e muitos outros para se referirem a outra pessoa, por isso entenda aqui o que significa esses honoríficos.
PUBLICIDADE
Honoríficos – o que significa kun, san, chan, sama e outros
No Japão, quando se fala de outras pessoas, usa-se títulos honoríficos após seu nome. Chamar alguém apenas pelo nome, sem adicionar um título, é uma forma de falta de educação, chamada yobisute, confira abaixo os honoríficos mais comuns:
PUBLICIDADE
- San – an (さん) é o título honorífico mais comum. San é semelhante a “Sr”, “Sra.” e assim por diante. Não há forma de kanji para san , está escrito em hiragana. San também pode ser usado com uma característica de uma pessoa. Um livreiro pode ser hon’ya-san (本屋さん), “Sr. Livreiro”. Um estrangeiro pode ser chamado de gaijin-san.
- Kun – Kun (君) é informal e usado principalmente para homens, como meninos ou juniores no trabalho. É usado por superiores a inferiores, por homens da mesma idade e status entre si, e para se dirigir a crianças do sexo masculino. Em ambientes de negócios, as mulheres juniores também podem ser tratadas como kun pelos superiores.
- Chan – Chan (ちゃん) é uma forma de san usada para se referir a crianças e familiares do sexo feminino, amigos íntimos e amantes. A mudança de san para chan é uma espécie de “conversa de bebê” em japonês, onde os sons de “sh” são transformados em sons de “ch”, como chitchai para chiisai , “pequeno”.
- Senpai e kōhai – Senpai (先輩) é usado por estudantes para se referir ou se dirigir a estudantes seniores em um ambiente acadêmico ou de aprendizado, ou em atletismo e clubes esportivos, e também em ambientes de negócios para se referir àqueles em cargos mais altos. Kōhai (後輩) é o inverso disso. É usado para se referir ou se dirigir a juniores.
- Sensei – Sensei (先生) é usado para se referir a professores, médicos, advogados, políticos ou outras figuras de autoridade. Também é usado para mostrar respeito a alguém que alcançou um certo nível de maestria em alguma habilidade. É usado por fãs de romancistas, músicos e artistas. Por exemplo, os fãs de mangá japoneses referem-se ao artista de mangá Rumiko Takahashi como Takahashi-sensei .
- Sama – Sama (様) é a versão formal de san. É usado para se dirigir a pessoas mais altas do que a si mesmo e em ambientes comerciais e de negócios para se dirigir e se referir a clientes. Também faz parte de frases definidas como o-kyaku-sama (cliente) ou o-machidō-sama (“Sinto muito por deixá-lo esperando”). Sama também segue o nome do destinatário em pacotes postais e cartas.
Confira também:
- Fã de Dragon Ball viraliza ao fazer uma arte super realista incrível do Trunks do futuro junto com Gohan
- Confira esta arte super realista impressionante do Goku de Dragon Ball
- Este é um detalhe muito importante sobre Cell que praticamente ninguém percebeu em Dragon Ball
- Fã de Dragon Ball viraliza com uma arte realista incrível do Vegeta
- Fã de Dragon Ball fez uma arte super realista incrível do Piccolo
PUBLICIDADE