Algumas das maiores adições para a franquia Dragon Ball durante o Torneio do Poder foram o Universo 11 e o misterioso Jiren. Um guerreiro supostamente mais forte que os Deuses, que ainda é quieto e cabeça fria? Jiren conseguiu chamar a atenção dos fãs rapidamente graças a isto.
Porém sua história de origem foi revelada e foi recebida com muitas críticas por não explicar propriamente as ações de Jiren. Porém, isto mudou no episódio 130, pois a origem de Jiren deu uma volta completa e agora funciona comparado a alguém como Goku.
Alguns episódios atrás, Dragon Ball Super revelou a fonte do poder de Jiren, onde ele decidiu abandonar seu relacionamento com os outros para poder perseguir apenas força, após sua família ter sido morta por um vilão e seus amigos terem o abandonado. Com o Universo 7 começando a depender em Goku mais uma vez, o Saiyajin conseguiu ter uma vantagem sobre Jiren e isto forçou Jiren ao seu limite.
https://www.youtube.com/watch?v=HljarDTRUXo
Isto mexeu com Jiren, e o cinzento chegou a ver Goku como o vilão que matou sua família por um momento. Sua origem lhe deu um sentimento terrível de inferioridade, e esta inferioridade serviu de combustível para aumentar ainda mais sua força. A força que sua origem foi explicada lhe deu uma presença vazia. Esta motivação para se tornar mais forte se pareceu muito simples comparada a como o personagem age corretamente.
Mas como Goku o desafiou, sua personalidade calma acabou sendo arrancada. Seu complexo o fez seguir em frente. Não está claro se Jiren conseguiu finalizar a história da morte de sua família, e se não ter conseguido isto o afetou de alguma forma. Jiren talvez seja capaz de alcançar um novo nível de poder quando ele aceitar totalmente suas fraquezas (e como esta metodologia completamente bate completamente de frente com a personalidade aberta e cde confiança de Goku).
Para resumir, o que não funcionou alguns episódios atrás, agora funciona no coração da batalha. Desenvolver personagens através de lutas é o que a franquia Dragon Ball faz de melhor, e Jiren é mais um exemplo disto.