A tão aguardada batalha entre Goku e Jiren finalmente aconteceu no mangá de Dragon Ball Super.
Nos minutos finais do Torneio do Poder, Goku despertou um poder misterioso conhecido como o Instinto Superior, que lhe deu uma grande vantagem contra seu oponente, mas não por muito tempo. Jiren revelou que sua motivação permite que ele aumente seu ki exponencialmente, e graças a isto ele foi capaz de virar o rumo da batalha.
Porém, ao ver o aumento de poder, Goku conseguiu desbloquear o potencial completo de seu Instinto Superior! Assim como no anime, há uma grande diferença estética entre os dois níveis do Instinto Superior de Goku. Na forma mais fraca da técnica, o cabelo de Goku continua preto enquanto seus olhos se tornam cinza e uma poderosa aura envolve o guerreiro.
Já na forma “perfeita” do Instinto Superior, o cabelo de Goku também se torna cinza e uma aura quase imperceptível fica ao seu redor, fazendo pedras e pedaços de roupa levitarem, mas sem mostrar a aura de energia que é padrão em Dragon Ball.
Com este novo poder, Goku conseguiu uma vantagem significativa no combate e quase derrubou Jiren da arena com um Kamehameha. Entretanto, o aumento contínuo e aparentemente sem fim de poder do Cinzento provou ser uma verdadeira pedreira para Goku, que ainda não está acostumado com sua nova forma e portanto não consegue fazê-la durar por muito tempo, chegando ao ponto de ficar sem o Instinto Superior no meio da luta.
Porém, antes que Goku pudesse ser eliminado por Jiren, Vegeta surge para ajudar seu companheiro Saiyajin a garantir a vitória para o Universo 7, nos três minutos finais do Torneio do Poder.