A França e a Arábia Saudita fecharam um acordo para construir um parque temático de Dragon Ball nos arredores de Paris, com investimento de 6 bilhões de euros. O anúncio foi feito pelo Palácio do Eliseu na última segunda-feira (24), durante a visita oficial do príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman à capital francesa (via Reuters).
A ideia nasceu de uma conversa entre o presidente francês, Emmanuel Macron, e o príncipe saudita, durante uma visita de Macron à Arábia Saudita em 2025, quando os dois descobriram uma paixão em comum pela franquia. Macron comentou o anúncio nas redes sociais, dizendo que o projeto reflete essa paixão declarada por mangás e a disposição de atrair para o país investimentos capazes de gerar empregos e viabilizar projetos ambiciosos.

O complexo será erguido em Cergy-Pontoise, cerca de 30 quilômetros a noroeste de Paris, na área que abrigava o extinto parque Mirapolis, fechado há mais de três décadas. Segundo o governo francês, o empreendimento deve gerar cerca de 22 mil empregos, embora ainda não haja data definida nem para o início das obras nem para a inauguração.
O parque de Dragon Ball é apenas um dos três parques temáticos previstos para o local, já que o acordo prevê outras duas atrações cujos temas ainda não foram revelados. Segundo Macron, nada parecido era visto no país desde a Disneyland Paris.

Por trás do financiamento está a Qiddiya, braço de investimentos e entretenimento ligado ao fundo soberano saudita. A empresa já constrói um parque semelhante em Qiddiya City, nos arredores de Riad, com sete áreas temáticas baseadas na franquia, mais de trinta atrações e uma estátua de 70 metros do Shenlong. A expectativa é que essa unidade saudita fique pronta antes da francesa.
Confira também:
- Os melhores filmes da Marvel e da DC
- 10 melhores K-Dramas para iniciantes
- Naruto – As melhores lutas da Akatsuki
- Naruto – As melhores lutas de Kakashi
- Os melhores casais de Grey’s Anatomy
- Os melhores episódios de Naruto clássico
- Os melhores episódios de Naruto Shippuden

