Fate/stay night é uma visual novel japonesa desenvolvida pela TYPE-MOON, lançada originalmente em 30 de janeiro de 2004. Foi o primeiro trabalho comercial da desenvolvedora após sua transição de um grupo de visual novels doujin. O jogo faz parte do mesmo universo de obras anteriores da TYPE-MOON e se tornou uma das visual novels mais populares, sendo posteriormente adaptado para diversas plataformas.
Sumário da história de Fate/stay night
A história é dividida em três rotas narrativas principais: Fate, Unlimited Blade Works e Heaven’s Feel, todas recebendo adaptações em mangá, filmes e séries animadas. Embora o jogo original nunca tenha recebido uma tradução oficial em inglês, a popularidade da franquia cresceu internacionalmente através de adaptações e traduções feitas por fãs.
A série Fate se expandiu com várias sequências e spin-offs, começando com Fate/hollow ataraxia, e estabelecendo personagens icônicos que aparecem em outras histórias da franquia, mesmo em contextos diferentes. Em 8 de agosto de 2024, foi lançada a versão Fate/stay night REMASTERED para Steam e Nintendo Switch, celebrando o 20º aniversário do jogo e trazendo, pela primeira vez, traduções oficiais para inglês e chinês.
Ambientação
A história de Fate/stay night se passa em 2004, na Cidade de Fuyuki, um local onde ocorre uma guerra secreta entre magos pelo controle do Santo Graal, um artefato lendário capaz de conceder desejos. O Torneio do Santo Graal reúne sete magos, conhecidos como Mestres, que lutam entre si, cada um auxiliado por um Servo, uma entidade espiritual que reencarna heróis lendários da história.
Este conflito, conhecido como Guerra do Santo Graal, já aconteceu quatro vezes ao longo de dois séculos, com cada evento ocorrendo aproximadamente a cada sessenta anos. No entanto, a Quinta Guerra do Santo Graal ocorre de forma inesperada, apenas dez anos após a última, levantando mistérios sobre o motivo desse encurtamento do ciclo.
Cada Mestre é acompanhado por um Servo, invocado em uma das sete classes disponíveis: Saber, Archer, Lancer, Berserker, Rider, Assassin e Caster. Os Servos possuem habilidades sobre-humanas e armas ou técnicas especiais chamadas Noble Phantasms, cujos verdadeiros poderes podem ser ativados ao recitar seu nome verdadeiro. No entanto, fazer isso pode revelar a identidade do Servo, reduzindo sua vantagem estratégica na guerra.
O Santo Graal pode ser tocado apenas por entidades espirituais, como os Servos, forçando Mestres e Servos a colaborarem e, ao mesmo tempo, competirem entre si até que apenas um par permaneça. Os Mestres possuem um meio de controle sobre seus Servos através dos Três Selos de Comando, ordens absolutas que podem ser usadas para forçar um Servo a obedecer um comando específico. Se um Mestre for eliminado, seu Servo pode buscar um novo contrato com outro Mestre ou procurar abrigo sob a supervisão da Igreja, que age como entidade neutra na guerra.
Com esse cenário estabelecido, Fate/stay night explora o destino dos participantes da Quinta Guerra do Santo Graal e os segredos por trás desse misterioso torneio.
Resumo da história de Fate/stay night
A história de Fate/stay night acompanha Shirou Emiya, um adolescente trabalhador e honesto que, sem querer, se vê envolvido na Quinta Guerra do Santo Graal. Esse torneio mortal reúne magos e Espíritos Heroicos de várias épocas da história, que lutam pelo direito de ter seus desejos concedidos pelo lendário Santo Graal.
Shirou é o único sobrevivente de um incêndio devastador que destruiu parte da Cidade de Fuyuki quando ele era criança. Órfão, foi adotado por Kiritsugu Emiya, um mago aposentado que morreu anos depois. O sentimento de responsabilidade por aqueles que morreram no incêndio e sua gratidão por ter sido salvo moldaram sua forte vontade de lutar pela justiça e pela paz. Apesar de ter pouca aptidão para magia, ele treina seu corpo e tenta aprimorar suas habilidades mágicas para ajudar os outros, mesmo que frequentemente seja explorado por aqueles ao seu redor.
O Chamado para a Guerra do Santo Graal
Certa noite, Shirou presencia dois guerreiros de imenso poder lutando na escola, usando espadas e lanças. Ele testemunha esse duelo entre Archer e Lancer, o que o coloca em perigo, pois aqueles que descobrem a existência do sobrenatural normalmente devem ser eliminados. Lancer o persegue até sua casa e, mesmo tentando fugir, Shirou é encurralado e está prestes a ser morto.
No último momento, ele é salvo por Saber, uma poderosa guerreira de armadura que surge para protegê-lo. Saber é a materialização de uma lenda histórica—Arturia Pendragon, também conhecida como o Rei Arthur. Ela foi convocada para servir e proteger um Mestre na Guerra do Santo Graal. Sua aparição inesperada e o surgimento de marcas mágicas na mão de Shirou confirmam sua entrada oficial na guerra como um dos sete Mestres.
Agora, Shirou se vê envolvido em um conflito mortal, onde deve lutar ao lado de Saber para sobreviver e descobrir a verdade sobre a Quinta Guerra do Santo Graal.
Rota Fate
A primeira das três rotas principais de Fate/stay night, conhecida como Fate, tem Saber como a heroína central. Uma guerreira poderosa, Saber mantém sua verdadeira identidade em segredo e se apresenta apenas pelo nome de sua classe. Nesta rota, ela assume o papel de protagonista entre os Servos e luta ao lado de Shirou Emiya.
Saber venceu a Quarta Guerra do Santo Graal sob o comando de outro Mestre e afirma ser o mais forte entre os Servos da classe Saber. No entanto, Shirou se opõe ao seu desejo de enfrentar outros Servos e prefere buscar uma aliança com Rin Tohsaka para evitar combates desnecessários. Sua postura muda quando descobre que Shinji Matou, seu ex-amigo, é um Mestre e controla Rider. Shinji pretende sacrificar os alunos da escola para fortalecer sua Serva, levando Shirou a abandonar seu pacifismo para detê-lo.
O Sacrifício de Shirou e a Conexão com Saber
Após derrotar Shinji e Rider, Shirou descobre que Saber não pode lutar em sua força máxima sem um fluxo adequado de energia mágica. Durante um confronto contra Illyasviel von Einzbern e seu Servo Berserker, Shirou sofre graves ferimentos e tem parte de seus circuitos mágicos destruídos. Para estabelecer uma conexão mágica com Saber, ele sacrifica parte de sua energia vital. No combate, ele consegue ajudar Saber ao manifestar uma réplica de uma espada perdida de Artoria, Caliburn, permitindo que ambos derrotem Berserker.
À medida que Shirou deseja manter Saber em seu mundo, ele descobre através do sacerdote Kirei Kotomine que o Santo Graal está amaldiçoado. Ele também descobre que Kiritsugu Emiya, seu falecido pai adotivo, usou Saber para tentar destruir o Graal no passado. No entanto, ao invés de impedir a corrupção do artefato, isso causou o incêndio catastrófico que destruiu Fuyuki City e matou milhares de pessoas, incluindo a família de Shirou.
O Confronto Final e a Aceitação do Passado
Ao entender que o Santo Graal está corrompido, Shirou decide recusar seu desejo de mudar o passado e aceita a tragédia que moldou sua vida. Inspirada pela determinação de Shirou, Saber também rejeita o Santo Graal, percebendo que não deve alterar a história da Grã-Bretanha e deve aceitar seu próprio destino.
Enquanto Kotomine tenta recriar o Santo Graal usando o corpo de Illya, Shirou e Saber enfrentam Gilgamesh, o Servo sobrevivente da Quarta Guerra do Santo Graal, que deseja obter o Graal para si. Após derrotarem seus inimigos, Shirou ordena que Saber destrua o Graal, encerrando a guerra. Com isso, Saber retorna ao momento de sua morte no passado, finalmente aceitando sua vida e seu destino como Rei Arthur.
Na versão Réalta Nua, que inclui um epílogo expandido, um final extra pode ser desbloqueado ao completar todas as rotas. Nele, Shirou se torna um Espírito Heroico e eventualmente reencontra Saber em Avalon, onde podem viver juntos.
Rota Unlimited Blade Works
A segunda rota principal de Fate/stay night, Unlimited Blade Works, tem Rin Tohsaka como protagonista feminina e Archer como o Servo central. Rin é uma estudante modelo e ídolo na escola de Shirou, mas secretamente pertence a uma tradicional linhagem de magos. Seu Servo, Archer, desempenha um papel fundamental na narrativa. Embora Rin seja conhecida por sua postura fria e distante, isso é apenas uma fachada para esconder sua verdadeira identidade como maga.
A presença de Rin na história se intensifica quando ela encontra Shirou ferido por Lancer na escola. Devido à sua relação com Sakura Matou, com quem Rin tem uma ligação próxima, ela decide salvá-lo usando um amuleto mágico. A partir desse momento, os dois se tornam aliados na Guerra do Santo Graal, sem saber que Archer é, na verdade, uma versão futura de Shirou originada de um universo alternativo.
O Conflito entre Shirou e Archer
Durante a guerra, Shirou perde o controle sobre Saber, deixando de ser seu Mestre. Determinado a continuar lutando, ele decide confiar em suas próprias habilidades mágicas. No entanto, Archer trai Rin e revela sua verdadeira identidade e motivações. Amargurado com o futuro que o aguarda, Archer deseja eliminar Shirou para impedir que ele siga pelo mesmo caminho e se torne um Guardiã Contratual, um ser forçado a intervir em conflitos pelo equilíbrio do mundo.
O confronto entre Shirou e Archer se torna um momento crucial na rota. Archer deseja destruir o ideal de heroísmo de Shirou, mas este, apesar de reconhecer os sofrimentos de seu futuro, permanece firme em sua crença na justiça, mantendo os ideais de Kiritsugu Emiya.
O Enfrentamento contra Gilgamesh
Enquanto Shirou e Archer se enfrentam, Gilgamesh intervém e tenta matar ambos. Archer parece se sacrificar para salvar Shirou, mas sua interferência permite que Rin transfira sua energia mágica para Shirou. Com isso, Shirou consegue replicar as habilidades de Archer, enfrentando Gilgamesh de igual para igual.
No clímax da batalha, Gilgamesh quase arrasta Shirou para a morte consigo, mas Archer, com suas últimas forças, intervém novamente e salva Shirou, permitindo que o herói vença a guerra.
O Final Verdadeiro
No True Ending da rota Unlimited Blade Works, Shirou e Rin se mudam para Londres, onde estudam magia na Torre do Relógio, o centro do mundo mágico. Além disso, os dois iniciam um relacionamento romântico, trazendo um desfecho mais otimista para essa versão da história.
Rota Heaven’s Feel
A terceira e última rota principal de Fate/stay night, Heaven’s Feel, tem Sakura Matou como a heroína central e Rider como a Serva protagonista. Sakura é uma estudante do primeiro ano e amiga de longa data de Shirou Emiya, visitando sua casa frequentemente para ajudá-lo com as tarefas domésticas. Apesar de sua personalidade tímida e gentil, ela é extremamente determinada e possui um carinho profundo por Shirou.
Nesta rota, é revelado que Sakura é a irmã perdida de Rin Tohsaka, enviada ainda criança para a família Matou, onde sofreu abusos enquanto era treinada como maga. Descobre-se também que Sakura é a verdadeira Mestre de Rider, reassumindo o controle sobre a Serva de Shinji Matou.
A Corrupção e o Conflito
Com o desenrolar da guerra, Saber e Berserker são consumidos pelas sombras de Angra Manyu, o espírito corrompido dentro do Santo Graal. Durante a batalha contra True Assassin e os Servos corrompidos, Archer fica mortalmente ferido, mas, antes de morrer, transplanta seu braço esquerdo para Shirou, garantindo-lhe um imenso poder.
O avô de Sakura, Zouken Matou, revela-se um dos verdadeiros antagonistas da história. Ele implanta um fragmento do Lesser Grail da Quarta Guerra do Santo Graal no corpo de Sakura, infectando-a com Angra Manyu e transformando-a em Dark Sakura. Consumida por sua corrupção, ela perde o controle e mata Shinji quando ele tenta abusar dela.
Diante da ameaça representada por Sakura, Shirou se vê diante de um dilema moral: seguir seu ideal de herói e derrotá-la, ou lutar para salvá-la, mesmo colocando a humanidade em risco. Apesar da oposição inicial de Rin, Shirou escolhe o amor por Sakura e abandona seu sonho de ser um “Herói da Justiça”, dedicando-se a salvá-la.
O Confronto Final e o Fim do Santo Graal
Ao descobrir que Illyasviel von Einzbern também será sacrificada para criar o Santo Graal, Shirou se alia a Kirei Kotomine e usa os poderes de Archer para enfrentarem Berserker, que foi corrompido. Rin encontra-se incapaz de matar Sakura, sendo ferida no processo, enquanto Shirou e Rider derrotam Saber Alter.
No confronto decisivo, Shirou consegue alcançar Sakura e ajudá-la a recuperar sua humanidade, libertando-a de seu vínculo com Angra Manyu. Em seguida, ele enfrenta Kotomine em uma batalha final, destruindo o Graal.
O Final Verdadeiro
No True Ending, Kotomine morre em combate e Illya se sacrifica para destruir o Graal, extraindo a alma de Shirou usando uma versão mais fraca da Terceira Magia. Rider retorna à caverna onde tudo ocorreu e recupera a alma de Shirou, levando-a de volta. Rin consegue selá-la em um corpo artificial, permitindo que Shirou viva novamente.
No desfecho, Shirou, Sakura e Rider vivem em paz no Japão, enquanto Rin se muda para Londres para estudar magia na Torre do Relógio, encerrando a Guerra do Santo Graal e os eventos de Fate/stay night.
Personagens de Fate/stay night
Assim como em Tsukihime, os personagens de Fate/stay night são diversos e possuem habilidades extraordinárias. A seguir, uma visão geral dos principais personagens da história:
Shirou Emiya
O protagonista da história, Shirou é um jovem sério, trabalhador e honesto. Ele gosta de consertar objetos quebrados e realizar tarefas domésticas. Apesar de ter algum talento para magia, seu pai adotivo, Kiritsugu Emiya, desencorajou seu desenvolvimento. Shirou entra na Guerra do Santo Graal sem compreender completamente seu funcionamento e tenta proteger os outros, incluindo sua própria Serva, Saber, mesmo sem as habilidades necessárias para isso.
Saber
A Serva de Shirou, uma guerreira ágil e poderosa. Leal, independente e reservada, ela esconde suas emoções para se concentrar na batalha. Sua classe é considerada a mais forte, com atributos equilibrados em todas as áreas. No entanto, como Shirou não consegue fornecer-lhe energia mágica suficiente, ela reduz sua atividade para conservar forças. Saber se irrita com a postura protetora de Shirou, acreditando que sua impulsividade pode prejudicar suas chances na guerra.
Rin Tohsaka
Uma estudante exemplar e ícone da escola de Shirou, mas secretamente uma maga e Mestre na Guerra do Santo Graal. Descendente de uma antiga linhagem de magos, Rin treinou intensamente após a morte de seu pai na Quarta Guerra do Santo Graal. Inteligente, competitiva e perceptiva, ela pretendia invocar um Servo da classe Saber, mas acabou chamando Archer por acidente.
Archer
Servo de Rin, Archer é, na verdade, uma versão futura alternativa de Shirou Emiya, que se tornou um Espírito Heroico após fazer um contrato com o mundo. Ele atua como Guardiã Contratual, realizando missões para preservar a ordem. Archer foi invocado por Rin porque ainda possuía o pingente que ela usou para salvar Shirou. Ele vê seu passado como um erro e deseja eliminar Shirou para apagar sua própria existência.
Illyasviel von Einzbern
Uma jovem aristocrata alemã que viajou para o Japão para participar da Guerra do Santo Graal como Mestre. Illya tem aparência angelical, mas seu poder mágico é excepcional. Ela vive isolada em um castelo nos arredores de Fuyuki City, acompanhada apenas por seu Servo e suas criadas. Aos poucos, ela demonstra um lado mais gentil e pede para ser chamada apenas de “Illya”.
Berserker
Servo de Illya, Berserker é um gigante de pele resistente e força sobre-humana. Ele empunha um enorme machado-clava e pode causar destruição apenas com a força de seus golpes. Como pertence à classe Berserker, ele perdeu sua sanidade e age de maneira selvagem em batalha. Embora Servos dessa classe sejam difíceis de controlar, Illya consegue comandá-lo com facilidade.
Sakura Matou
Aluna do primeiro ano e irmã mais nova de Shinji Matou, Sakura é uma garota tímida que frequentemente visita a casa de Shirou para ajudá-lo com tarefas domésticas. Apesar de pertencer a uma família de magos, ela supostamente não tem conhecimento sobre sua linhagem. Ela nutre sentimentos por Shirou há muito tempo e possui uma força interior inesperada.
Shinji Matou
Irmão mais velho de Sakura e amigo de infância de Shirou. Como vice-capitão do clube de arco e flecha, ele é popular na escola, mas sua personalidade arrogante e egocêntrica o torna detestável. Sua linhagem mágica enfraqueceu com o tempo, impedindo-o de herdar os dons da família. Shinji tem um interesse romântico por Rin, mas ela não retribui seus sentimentos.
Rider
A Serva de Shinji, uma mulher silenciosa e vigilante que nunca hesita em protegê-lo. Como Shinji não pode fornecer energia mágica suficiente, Rider busca formas alternativas de aumentar seu poder. Para compensar sua fragilidade, ela usa táticas furtivas e aproveita ao máximo o ambiente ao seu redor. Sua arma consiste em longas correntes com estacas de ferro nas pontas.
Caster
A Serva de Souichirou Kuzuki, Caster se veste como uma feiticeira e é especialista no uso de Palavras Divinas, um tipo de magia superior ao feitiço moderno. Devido a traumas do passado e maus-tratos de um Mestre anterior, ela se tornou uma estrategista cínica e impiedosa.
Souichirou Kuzuki
Um ex-assassino que se tornou professor. Ele se torna o Mestre de Caster após a morte do Mestre original dela e decide ajudá-la em seus planos.
Assassin
Um Servo falso invocado por Caster para proteger o Templo Ryuudou. Ele se apresenta como Sasaki Kojirou, um lendário espadachim japonês.
Lancer
Um Servo inicialmente convocado por um Mestre desconhecido, mas que depois passa a servir Kirei Kotomine. Lancer segue suas ordens fielmente e atua mais como um assassino do que um combatente direto.
Kirei Kotomine
O supervisor da Quinta Guerra do Santo Graal, representante da Igreja e tutor de Rin Tohsaka. Apesar de sua posição neutra, ele tem seus próprios planos e convence Shirou a participar da guerra.
Gilgamesh
O Servo da classe Archer da Quarta Guerra do Santo Graal, que sobreviveu e continua existindo no mundo real. Ele atua como um oitavo Servo secreto, manipulando os eventos da guerra nos bastidores.
Zouken Matou
O idoso líder da família Matou e “avô” de Shinji e Sakura. Em uma das rotas da história, Zouken entra na guerra como Mestre do True Assassin.
True Assassin
O verdadeiro Servo da classe Assassin na Quinta Guerra do Santo Graal, invocado por Zouken Matou. Ele usa o corpo do falso Assassin como catalisador para ser convocado e só aparece na rota Heaven’s Feel.
Esses são os principais personagens que compõem a história de Fate/stay night, cada um desempenhando um papel crucial na Quinta Guerra do Santo Graal.